Excesso de gordura corporal é toxina

Excesso de gordura corporal é toxina

Conceição Trucom *

Uma verdadeira âncora aos movimentos de leveza, um obstáculo aos anseios mais internos, uma densidade desnecessária, esponja de venenos que agem contra a harmonia celular.

A humanidade está inquieta. Tantas facilidades e modernidades não trouxeram a paz e serenidade tão sonhadas. Cada indivíduo, resguardadas suas peculiaridades, descontente consigo mesmo, está cada vez mais, buscando espaços para refletir acerca da sua necessidade de rever hábitos, crenças e paradigmas.

Mais obesos, densos, intoxicados e doentes, todos percebem a necessidade inadiável de se submeter ao aprendizado sobre o seu corpo e suas necessidades, à reeducação alimentar e de hábitos, para deixar de agir contra si próprio, e começar a colher novos resultados. Um novo futuro.

Urge a necessidade de reconhecer que as conquistas sutis como serenidade, paz e felicidade, dependem de um corpo saudável e harmonioso. Energético e vital. Pró-ativo e lúcido. Afinal, um prédio elevado, para ser seguro e sólido, depende de fundações profundas.

Aprender a utilizar a alimentação como fator de saúde é decisão primária, essencial. Nesta decisão vem no pacote o despertar verdadeiro - sólido - do respeito e valorização da vida. Revela a possibilidade de uma transformação real, jamais iludida, pois estamos mexendo na alquimia da vida e não na superfície.

Não se trata de vegetarianismo ou naturalismos, de tabelas ou dietas milagrosas, de regras ou limitações. Mas de começar a descontinuar os hábitos intoxicantes , ao mesmo tempo, conscientemente liberar a saída - "Deixar Sair" - de todas as toxinas e venenos gerados/acumulados ao longo do dia-a-dia e dos anos.

Compete a nós, adultos e pais de família, responsáveis pela qualidade da nossa alimentação e dos que amamos, atuar esclarecidamente, com informações consistentes, práticas, objetivas e lúcidas, para escolher os alimentos e dinâmicas mais adequadas, sem limitar a alegria de viver e o prazer de cada refeição ou lanche.

Quanto mais desinformados, mais vulneráveis nos tornamos das manipulações da vida moderna e do capitalismo selvagem.

Evitar as artificialidades, as facilidades das comidas rápidas e pré-prontas, os aditivos em excesso (mesmo os naturais), os estimulantes, os alimentos refinados e tantas condutas emocionais e mentais que conduzirão fatalmente ao excesso de gordura corporal, à baixa vitalidade e produtividade, ao adoecimento do sistema imunológico e da função digestiva, com evacuação intestinal insuficiente e tantas outras contensões.

Neste contexto, instala-se a intoxicação do sangue, que uma vez perpetuada, resultará no surgimento de tecidos, órgãos e sistemas pessimamente constituídos. A desarmonia constante gera o caos e a destruição.

A opção mais sábia é a inadiável transformação de tudo isso, que inicia-se necessariamente pela limpeza e harmonização do corpo físico, ou seja, pela prática diária da desintoxicação.

Para mudarmos os resultados, legítimo é que sejam transformadas as atitudes. Os hábitos alimentares equivocados, sabotadores, indigestos e inconscientes geram resultados de elevado e alarmante custo. O excesso de gordura corporal é um deles, com inúmeros desdobramentos.

Excesso de gordura corporal deve ser entendido e tratado como um inchaço proveniente de células intoxicadas, tecidos doentes, mal formados, mal hidratados, pessimamente nutridos e limpos, que recebem inadequada irrigação sanguínea e retêm líquidos. Tanto é assim que geram estria, celulite, culote e gordura localizada, verdadeiras deformações, que visualmente declaram, em alguma extensão, sobre a desarmonia interna.

Logicamente que resolver o problema de obesidade e celulite não deve ser encarado como o objetivo nevrálgico do desintoxicar-se, mas inegavelmente este é um brinde que ninguém dispensa.

E, está tudo certo, pois quando não valorizamos nossa saúde, nosso corpo e a possibilidade de realizações pessoais vitoriosas, o corpo “aparece”, não só para cristalizar - sinalizar - esta desvalorização, mas para nos lembrar que precisamos com urgência desativar nossas auto-sabotagens.

Portanto, quando nos permitimos desintoxicar, “Deixar Sair” todas as nossas mensagens de destrutividade, o corpo também deixa de ter necessidade de mostrar suas desarmonias, mas ao contrário, surge uma nova vitalidade, brilho e harmonia, inclusive física.

O ‘efeito sanfona’ evidencia que só se alcançará resultado definitivo quando a consciência interna se submeter ao processo de restauração da saúde através da desintoxicação do sangue e tecidos, e restituir a lucidez e equilíbrio inerentes desta linguagem estreita com o CORPO LIMPO. Portanto mais inteligente, lúcido e em paz. Neste caso, a perda do excesso de gordura corporal virá por conseqüência.

Emagrecer sem critério, motivando-se por dietas “milagrosas” com restrições nutricionais as mais loucas, debilita o organismo e abre portais para novos desequilíbrios, físicos, emocionais, mentais e até espirituais. De brinde, um envelhecimento e o surgimento de novas doenças.

Finalizo implorando pela clareza: não existem milagres. Qualidade de vida, serenidade, inteligência, criatividade, superação, vitória, longevidade, beleza e felicidade são construções pessoais em estado de consciência e sabedoria.

“Saber e não agir é a mesma coisa que não saber”.

Leia também a série: Alimentação Desintoxicante I - O 'banho interno diário'


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine