A Frutoterapia

A Frutoterapia

Conceição Trucom *

A Frutoterapia é tão curativa que passou a ser reconhecida como ciência desde 1992, definida como: "A prática alimentar em que o paciente se cura ingerindo somente frutas". A prática diária da Frutoterapia, quando encarada desta forma - ingerir somente frutas - só é adequada para um número pequeno de dias, pois caso contrário torna-se monótona e perigosa.

Aliás, usando do bom senso da Alimentação Desintoxicante, o propósito com as dinâmicas da Sucoterapia e da Frutoterapia é aumentar gradativa e assertivamente o consumo destes alimentos fantásticos que são absolutamente "vivos". Principalmente quando tomamos o cuidado de serem orgânicos, maduros, frescos e bem lavados.

As frutas frescas contêm carboidratos e açúcares simples, que são fáceis de digerir, portanto são frugais. E, dificilmente as frutas, ou seus sucos, contêm açúcar em excesso. Logicamente pensando que todo alimento deve ser ingerido com moderação, mesmo as frutas mais doces são nutricionalmente mais balanceadas do que os alimentos bioestáticos e biocídicos. Uma pessoa dificilmente ficará obesa, ingerindo apenas os açúcares contidos nas frutas e seus sucos, mesmo praticando uma dieta frutoterápica.

As frutas frescas e cruas, de todos os alimentos do reino vegetal, são as que possuem os maiores estoques de energia solar (prana). Isto porque as frutas amadurecem mais lentamente do que outros vegetais, o tempo todo banhando-se e armazenando a energia cósmica e do sol. A presença dessa energia é uma das grandes diferenças entre um limão fruta fresca e uma pastilha de vitamina C.

Os sucos de brotos e verduras são depurativos suaves, enquanto os sucos de frutas são depurativos fortes. Ou seja, as frutas frescas são os alimentos da natureza com maior poder de limpeza do sangue.

Porque será que ao apresentarem-se os sintomas de uma enfermidade, os médicos recomendam reduzir o consumo de alguns alimentos (os bioestáticos e biocídicos) e aumentar o de frutas e verduras (biogênicos e bioativos)?

As frutas agem sobre o organismo nivelando as taxas de colesterol, toxinas e açúcar, muitas vezes diminuindo os riscos de obesidade e ajudando nos sistemas imunológico e hormonal.

A melhor recomendação é estar bem esclarecido sobre as propriedades de cada fruta ou hortaliça (Livro Alimentação Desintoxicante - Capítulo XI, página 135 - Os alimentos que curam) e assim fazer o aproveitamento máximo dos benefícios que cada um promove na saúde.

Na Frutoterapia existem várias propostas de jejum onde uma fruta específica é eleita para realizar o trabalho de limpeza (por um número curto e finito de dias). São sucos de um único tipo de fruta, diluídos com água, para obter a função terapêutica máxima daquela fruta em especial. As mais usadas são os sucos diluídos de limão, laranja, uva, melancia, melão ou maçã. Incluso, pode-se ainda chupar ou comer a fruta em pedaços durante o processo do jejum.

Mas cuidado, a Frutoterapia cura, porém o bom senso é sempre fundamental. Tratando-se de um alimento que em geral é doce, devido à presença em diferentes concentrações de frutose (o açúcar das frutas), o exagero, o desconhecimento, o uso inadequado pode ser prejudicial. As frutas como elementos químicos ativos apresentam seus riscos. Não se trata de consumir frutas em grandes quantidades, mas no consumo com consciência do quê e por que desejamos realizar aquela terapia de transformação ou cura.

Por isso, é importante conhecer a proposta da Alimentação Desintoxicante na íntegra, antes de sair por aí consumindo sucos e frutas sem o devido conhecimento e consciência. A Alimentação Desintoxicante não valoriza "receitinhas milagrosas", mas uma filosofia de conscientização para a motivação correta. A Alimentação Desintoxicante entende que a cura inicia-se de dentro para fora, e os alimentos (as receitas) sendo usados como cúmplices desta determinação consciente da limpeza e do deixar sair.

Alerta: a frutose em excesso pode fazer mal aos diabéticos tipo I (insulino dependentes). Portanto a Frutoterapia sem um acompanhamento adequado não é indicada para este grupo de pessoas.

Minha sugestão saideira: balancear com um leite ou creme de fruta
oleaginosa previamente germinada é TUDO DE BOM.

Confira a imagem de topo: para cada 1 xícara (chá) de fruta fresca e madura picada acrescente 1 a 2 colheres (sopa) de um creme de leite vivo e sua modulação hormonal estará garantida! Bem, é importante parar na primeira xícara ok?

Leia também: A Sucoterapia

Alimentação Desintoxicante x Doenças


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Cadê o leite que estava aqui?

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine