Fim da insônia com exercício simples

Conceição Trucom *

No meu livro Mente e Cérebro poderosos - editora Pensamento-Cultrix - tem um capítulo especial sobre o sono. Afinal, um cérebro que não 'desliga' diariamente das 22 às 06 horas, com o tempo vai demonstrando sinais de desordem generalizada.

A insônia é um problema que pode trazer graves consequências. E, por isso, precisa ser tratada com seriedade. 

Mas um conselho: antes de usar medicamentos que vão terminar levando você a uma dependência química, e não irão tratar CAUSA, e ainda deixando de brinde vários efeitos colaterais, busque soluções naturais, busque observar o que seu organismo, sua vida, estão solicitando, cobrando...
 
Uma dessas soluções pode ser o método de respiração que foi desenvolvido pelo dr. Andrew Weil, um americano que estuda meditação, respiração e várias ferramentas de combater o estresse. 
 
Sem varinhas de condão, sem necessitar de outros profissionais, classes, turmas e deslocamentos, é muito fácil de praticar, de realizar.
 
Este método é conhecido como 4-7-8, na verdade uma técnica simples de respiração, que promete provocar sono em menos de 5 minutos.
 
Um exercício que implementa um ritmo respiratório, que irá desencadear num elevado grau de oxigenação do cérebro, alterando seu estado de funcionamento.
 
Por causa do ritmo acelerado de vida que levamos, respiramos de uma maneira mais rápida, mais curta, menos profunda. Então inalamos menos oxigênio que o necessário, e exalamos menos gás carbônico que o necessário. 
 
Isso produz um desequilíbrio de oxigênio e gás carbônico que afeta todo o organismo, acidificando todos os líquidos corporais...
 
Com o método 4-7-8 torna-se possível além de melhor oxigenação, melhor liberação do gás carbônico, resultando num relaxamento profundo.
 
Além disso, quando sofremos de ansiedade, estresse, nervosismo ou estamos preocupados, nossos níveis de adrenalina sobem, dificultando o sono.
 
O método 4-7-8 atuará contra esse desequilíbrio e trará o sono de volta porque funciona como um sedante natural, normalizando a frequência cardíaca.
 
O criador do método, o professor Andrew Weil, é doutor em ciências médicas da Universide de Harvard.
 
Em suas pesquisas para combater estresse e insônia, o professor  encontrou esta técnica, praticada há séculos pelos melhores mestres de ioga da Índia.
 
 
Este método é extremamente seguro.
 
Ele pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive por hipertensos.
 
E o bom é que ele faz as pessoas se sentirem mais tranquilas, relaxadas, e isso é positivo para todo problema de saúde.
 
 
COMO PRATICÁ-LO?
 
Simplemente você inspira o ar pelo nariz durante quatro segundos, mantém o ar nos pulmões por sete segundos e exala pela boca durante oito segundos.
 
Confira agora o passo a passo:
 
1. Deite-se de costas, na cama, com as palmas das mãos voltadas para cima. Você precisa se sentir confortável.
 
2. Respire fundo e inale o máximo de ar que você pode, contando o tempo de 4 segundos.
 
3. Segure o ar nos seus pulmões por 7 segundos.
 
4. Expire o ar pela boca suavemente durante 8 segundos.
 
Repita o procedimento 4-7-8 até adormecer, o que possivelmente ocorrerá em menos de 5 minutos.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine