Leites de Linhaça

Leites de Linhaça

Conceição Trucom *

Com sua textura cremosa, sabor levemente doce e adstringente, o leite e vitaminas preparadas a partir da semente de linhaça será muito saboroso, nutritivo e curador.

As receitas aqui apresentadas são sugestões que podem ser usadas no preparo de mamadeiras, lanche da tarde ou aquele leitinho antes de deitar. 

No caso das mamadeiras, a escolha das frutas e outros saborizantes precisará estar adequada ao gosto e idade da criança.

No caso de ser consumido como um lanche vespertino, tal vitamina cumprirá inúmeras funções como reduzir compulsão, tratar constipação, equilibrar hormônios e mente, etc.

No caso da vitamina noturna, pode substituir o jantar ou então ser o que faltava para um sono de qualidade, já que os leites de sementes ajudam na liberação da serotonina, neurotransmissor importante para um sono reparador. E, com seu valor protéico, irá ajudar no emagrecimento, rejuvenescimento de unhas, cabelos, pele, músculos, tendões e ossos.

Haja saúde plena!!!

Leite de Linhaça

1) Hidratação ou pré-germinação: coloque 2 colheres de sopa (adulto) de semente de linhaça crua e íntegra ou 1 colher de sobremesa (crianças até 12 anos) sobre uma peneira e lave de possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e deixe de molho por 8 horas em 10 colheres de sopa de água filtrada ou de coco verde (metade no caso de crianças).

2) Preparo do leite: transfira toda a semente hidratada para o liquidificador. Acrescente 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco verde. Bata bem até que esteja bem triturada e se obtenha bom rendimento de leite. Coe na panela furada número 1 para ficar aquela textura cremosa e macia de um leite.

O que passa no coador é o leite que poderá ser tomado com um chá de ervas, chocolate sem açúcar ou puro. Confesso que esta não é a forma mais saborosa, mas existem muitos gostos. A outra opção é o preparo das vitaminas e mamadeiras (de crianças e adultos) conforme sugestões a seguir.

O que fica sobre o coador são as fibras da linhaça com traços da sua polpa e mucilagens. Em geral guardo no freezer e junto as fibras de 1 semana para fazer cookies de linhaça.

Nota: caso você não tenha problemas de síndromes do intestino irritável (SII) ou de lidar com os pedacinhos das fibras da casca da semente, não precisa coar.

As Vitaminas e Mamadeiras

Obtido o leite de linhaça volte para o liquidificador para preparar as vitaminas com frutas e outros saborizantes. Saiba mais sobre saborizantes em Leites de Sementes - Parte II 

Bem, bata tudo no liquidificador até ficar bem cremoso e sirva imediatamente.

Um néctar dos deuses ...

As sugestões

De Morango (orgânico): 1 xícara (chá) de morangos + 1 banana nanica.

De Mamão: 1 xícara (chá) de mamão formosa picado + 1 colher sobremesa de uva passa. Opcional: gotas de baunilha.

De Banana: 1 banana nanica (caturra) grande em rodelas + 1 rodela de gengibre. Opcional: canela em pó a gosto.

De Goiaba: 1 goiaba vermelha grande picada + 1-2 ameixas preta seca.

De Manga: 1 manga picada + folhas de hortelã ou erva-doce (pode ser a semente seca também). 

De Maçã: 2 maçãs (sem casca e sementes) picadas + 2 colheres (sopa) de abacate + gotas de limão.

De Fruta-de-Conde (Pinha): 1 xícara (chá) de pinha sem as sementes + gotas de limão. 

De Coco verde:1/2 xícara (chá) de polpa de coco verde (ideal com 0,5 cm de espessura) + 1 xícara (chá) da água do coco verde - 1 colher (sopa) da semente de linhaça hidratada (ver preparo acima) - suco de 1/2 limão.

Enfim, use e abuse das frutas da estação pois estarão mais doces, carnudas e baratas.

Assista ao vídeo: Leite de Linhaça

Leia também: Vitamina da Lua

Cookie de Linhaça

Perguntas sobre a Linhaça I

Ouça também:

Linhaça - Como Comprar


Linhaça - Como Manusear


Leite de Sementes - Linhaça


 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!

Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Siga-nos no Facebook

Receba nossos boletins

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Conheça o curso online