Panelas Furadas

Panelas Furadas

Panela Furada é uma expressão criada pela Ana Branco do Projeto Biochip (PUC/RJ), uma das pioneiras na propagação da alimentação viva no Brasil.

Nada mais são que coadores confeccionados em tecidos especiais e diferentes texturas (tamanho dos poros), que tornam o preparo dos sucos desintoxicantes (verdes e vivos) e leites de sementes germinadas mais rápido, higiênico e prático.

Elas têm um tamanho espaçoso para preparar suco para até 6 pessoas/vez e são bem seguras de manusear pelo elástico em toda a borda. Sempre em tecidos sintéticos, para secar rápido e viabilizar lavagens eficientes e higiênicas (1).

Muitas pessoas me perguntam: mas não vale coar numa peneira? Experimente: leva um tempo enorme, tem que forçar com uma colher, atritando metal com metal ou metal com plástico. Desista! Na panela furada é questão de segundos. Sem contar a experiência mágica de colocar as mãos na massa, sentir o leite da terra escorrendo entre os dedos, a temperatura, o aroma, a cor, a textura: tudo sensorial e nutricional.

Outra questão: mas não seria mais fácil na centrífuga? A resposta é um redondo naummm!

Primeiro porque um liquidificador básico custa R$50,00 e todos podem, independente do poder aquisitivo, ter um em casa, consultório, escritório, escola... Já uma centrífuga, a mais simples, custa uns R$400,00. Ou seja, não é para todos como pretendemos: saúde é um direito de todos.

Segundo que as sementes germinadas não passam no elemento filtrante das centrífugas: elas irão entupí-los e danificá-los. Daí a pessoa para fazer os sucos vivos precisará usar a centrífuga e o liquidificador de qualquer jeito: nossa, que trabalheira e sujeira.

Acredite: não existe nada mais simples e prático que as panelas furadas!

A Panela Furada 1 é confeccionada em organza ou voil (aquele tecido de cortina), tem poros bem estreitos e é usada somente para coar o suco luz do sol, os sucos verdes e os leites de sementes.

Gera líquidos bens fluidos e com baixo teor de fibras, criando uma condição de digestabilidade quase imediata. Portanto, é fundamental no preparo dos sucos que serão tomados em JEJUM. É também adequada para uso geral e, mais especificamente, em caso de pessoas doentes, muito desvitalizadas, em convalescença e crianças.


A Panela Furada 2 tem poros com cerca de 1 mm de diâmetro, e é indicada para coar sucos em geral. Por ser intermediária, é a panela mais versátil da cozinha crua e viva, ou melhor, da cruzinha.

Gera líquidos um pouco mais cremosos e mais ricos em fibras, sendo ideal para diabéticos e pessoas com problemas de constipação. Também para os sucos que serão tomados ao longo do dia.

 

A Panela Furada 3 tem poros com cerca de 2-3 mm de diâmetro. É indicada para coar frutas macias que não precisam ser liquefeitas previamente como a banana, a fruta-do-conde, a melancia, a jaca mole, a uva, a manga, a fruta-de-conde, o caqui ou a goiaba.

Pode ser usada também para secar folhas verdes, germinar sementes e até servir de chupeta. Assim: coloque um pedaço de banana ou maçã dentro, monte uma chupeta e deixe que a criança chuche: muito mais saudável que chuchar borracha cheia de aditivos químicos! 

(1) Para lavar as panelas furadas use somente sabão de coco, água  abundante e secagem em local bem ventilado: 5 minutos e estão secas!

Assista agora ao vídeo onde falo tudo isso e um pouco mais:

Resveratrol é um polifenol encontrado principalmente nas sementes e na película das uvas pretas ou escuras. Quanto mais intensa for a cor das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis.  

Para COMPRAR suas Panelas Furadas clique AQUI


 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!

Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Siga-nos no Facebook