Síndromes do Feminino
Hidratação de peles maduras exige conhecimentos
Por Conceição Trucom
Quando entramos na peri-menopausa, geralmente a partir dos 35-36 anos (em média 14 anos antes da menopausa: ano em que definitivamente paramos de menstruar), no caso das mulheres brasileiras seria entorno dos 50 anos, o nosso organismo começa a desidratar em maior velocidade. E o lugar onde nós primeiro percebemos a perda desta hidratação natural é na pele e cabelos.
Certamente esta desidratação, com perda em paralelo de colágeno e elastina, acontece por declínio hormonal, MAS internamente também começam as atrofias (ressecamentos), que vão desde os órgãos e vísceras internos, até cérebro e intestinos.
Então, nossa Cosmética Natural pede por um estilo de vida que preste atenção nestas leis e mudanças biológicas, que começam aos 35 anos, mas não tem volta... A tendência é aumentar a velocidade das perdas, dos declínios. E, em sendo leis biológicas, meu convite é tomar banhos de realidade e não perdermos tempo com enganos e malaborismos caríssimos da indústria do Consumir para permanecer jovem.
E neste banho de realidade vamos buscar por cuidar da nossa Saúde PLURAL, interna e externa: CERTO?
Hidratar-se é fundamental. Também praticar uma nutrição que realmente nos nutre de vitalidade e vida e VIÇO. E esta nutrição passa pela hidratação, atividade física antioxidante, qualidade do sono, práticas de relaxamento e diversão com a vida.
Quanto à HIDRATAÇÃO externa, tenho boas notícias: podemos e devemos preparar nossas receitas de hidratantes e séruns (como as águas de arroz, o gel da babosa combinado com o gel de linhaça, a polpa do abacate, o mel cru... além do nosso sérum com gel de linhaça), mas para peles maduras NÃO BASTAM AS AÇÕES DE HIDRATAÇÃO.
Há que praticar as OLEAÇÕES também...
Porque a pele madura produz menos hidratação natural, evapora mais e produz menos oleosidade. Como resultado teremos uma pele seca porque pouco hidratada, mas também pouco protegida (selada para evitar perdas hídricas) pela baixa oleosidade.
E aqui venho propor um aprendizado: finalizar nossa rotina de limpeza e hidratação com a oleação.
Mas qual óleo usar? Porque existem muitas opções de óleos e manteigas vegetais em nosso país. E quem estiver fora do Brasil também precisará saber mais, até porque a cada clima uma demanda sabe?
No meu livro Cosmética Natural, no capítulo 9 dos anexos, tem 2 tabelas PODEROSAS exatamente sobre isso: As indicações de óleos essenciais e óleos vegetais para cada tipo de pele. E aqui vou dar uma canja com a tabela do Índice Comedogênico (IC), que sobre o potencial de certas substâncias para estimular o aparecimento de acnes e oleosidades indesejadas.
O poro de nossas peles e couro cabeludo é um orifício que traz para o exterior da pele o sebo, a produção natural das glândulas sebáceas. As substâncias chamadas de comedogênicas são aquelas que entopem esse orifício e acabam causando o acúmulo de sebo dentro dele, podendo surgir cravos e, se houver inflamação ou infecção, a ocorrência de espinhas.
A tabela a seguir vai de IC zero a cinco, sendo zero o que NÃO CAUSA ENTUPIMENTO DE POROS, e IC CINCO, aquela molécula que tem elevada chance de causar o aparecimento de acne e problemas de oleosidade excessiva.
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- COLÁGENO: Usar? Como e Quando?Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.