Protocolo suplementação de IODO

Conceição Trucom*

Segundo o Conselho Internacional para o controle de transtornos de deficiência de iodo, apenas 74% da população brasileira tem acesso às quantidades mínimas necessárias para evitar os males da deficiência. A adição de 20 a 60 mg de iodo/quilo de sal é muito pouco, pois o ideal de consumo projeta uma adição de 2,5 g/quilo, para um consumo diário de 5 g de sal/dia. 

Mas o uso do iodo no sal é algo muito perigoso porque trata todas as pessoas da mesma forma, com ou sem deficiência, com alto ou baixo consumo de sal. Ademais, trata-se de uma reposição via oral, forma que inviabiliza a percepção de continuidade ou não do tratamento... Aliás, tratamentos caseiros de automedicação via oral são para mim seriamente irresponsáveis, principalmente quando estamos mexendo com halogênios (flúor, cloro, iodo, bromo e césio).

Para quem pretende fazer um controle dos níveis de iodo no organismo, é fácil realizar um simples teste e ver se seu organismo tem iodo suficiente para garantir a produção de hormônios tireoidianos. Mesmo aqueles que têm o diagnóstico de Hipotireoidismo e fazem uso de suplemento oral de hormônios tireoidianos, podem testar seus níveis de iodo. Níveis insuficientes de iodo podem impedir que os hormônios tireoidianos sejam funcionais e ativos. 

Confira agora como repor ou suplementar IODO de forma segura e simples.

As duas formas de iodo não radioativo – Iodo (I2) e Iodeto de potássio
(KI = sal de iodo) - são usadas diferentemente por diferentes órgãos do corpo humano.

O esôfago, o estômago e a próstata usam Iodo.
A tireoide, glândulas salivares e a PELE usam Iodeto.
As mamas usam tanto o Iodo quanto o Iodeto.

ERREI QUANDO FALEI NO VÍDEO
VALE O QUE ESTÁ ESCRITO ABAIXO EM NEGRITO

A solução de Lugol é constituída de ambas as formas: 1% de I2 estabilizado com 2% de KI. Por isso, é a mais conhecida e receitada pelos profissionais da saúde que não fazem parte dos iodofóbicos, sendo esta solução muito eficaz na prevenção de inúmeras doenças. 

ATENÇÃO: existe um lugol 5% (5 vezes mais concentrado que a fórmula 1% descrita acima), que não recomendo, principalmente para crianças e idosos. Prefiro as doses menores que podem ser muito mais facilmente administradas.

Um teste seguro, responsável e barato de se realizar

Pode-se mandar aviar um vidro de solução de iodo Lugol em farmácias ou drogarias de manipulação*, em geral com uma prescrição médica. O teste da tireoide com iodo de Lugol é um estudo fácil que você pode fazer e que não necessita de um médico auxiliando. Utilize um cotonete, pincel ou escova de dentes para pintar uma área de uns 10 cm2 em sua barriga, na coxa, panturrilha, braço ou no tórax. Observe atentamente ao longo de 24 horas. Se a coloração sair em menos de 24 horas significa que o iodo foi absorvido pelo corpo: sistema cutâneo, a tireoide e demais sistemas glandulares, está com carência desta substância. Neste caso você apresenta deficiência de iodo. 

(*) Não existe pronto, somente aviando a seguinte fórmula do Lugol:
1% de IODO (I
2) estabilizado com 2% de 
Iodeto de Potássio (KI) - solução alcoólica.

Sacada de MESTRE

Você pode usar o mesmo sistema do teste para corrigir seus níveis de iodo

Como a deficiência de iodo faz com que a mancha de iodo seja absorvida rapidamente, você pode começar a "alimentar" seu corpo com o iodo que ele precisa. Quando a mancha desaparecer reaplique o iodo de Lugol novamente após 24 horas e continue observando para ver se a área pintada com a solução desaparece. Gradualmente, assim que seu corpo absorve o iodo que precisa a mancha da solução levará mais tempo para desaparecer. Uma vez que ela esteja visível por mais de 24 horas pare o teste, seu corpo já deve ter absorvido a quantidade de iodo suficiente para ajudar na produção adequada de hormônio tireoidiano ou para usar como suplementação de hormônios da glândula em questão.

Achei este método genial porque o corpo informa, com precisão, do quanto ele precisa e assimila de iodo/iodeto. Uma vez estabilizado o tratamento diário, fica interrompido por 1 mês, quando se repete para nova avaliação e reposição.

Outra opção de uso e correção do iodo no organismo é tomar diariamente 2 gotas de Lugol misturada em um pouco de água. 

Esta outra opção não considero tão interessante porque a pessoa não tem como saber se está realmente com deficiência, se está exagerando na dosagem, se está saturando o organismo de iodo etc. A pessoa NÃO TEM COMO saber qual a hora de parar...

Outros Cuidados

1. Se você tiver o diagnóstico de hipertireoidismo ou uma tireoide hiper-reativa, NÃO faça ingestão de iodo para realizar testes de função tireoidiana. Seu corpo já está produzindo mais do que o necessário de hormônios tireoidianos. Segundo o Dr. Gabriel Cousens não é bem assim. Ele afirma que a tireoide pode ter ficado hiperativa justo por deficiência de iodo. Ou seja, há que se avaliar caso a caso e o teste de pintar o abdômen neste caso pode ser uma grande saída e cura.

2. Há que se avaliar se a pessoa é alérgica ao iodo tópico: passar num quadrado de 1 x 1 cm e avaliar reações como coceira, irritação e incômodos. Se algo do tipo acontecer significa que este protocolo NÃO É ADEQUADO A VOCÊ. Portanto, lave o local e não repita o teste ou realize este protocolo OK?

Observação: 

O tratamento e teste tópico com iodo de Lugol deve ser repetido em períodos mensais se você estiver sendo tratado de Hipotireoidismo ou de tireoide pouco reativa.  

Leia também: Consequências da deficiência de Iodo

Iodo na saúde mental e física - inglês

Emergência: Iodo Radioativo de Fukushima

Este é um verdadeiro tratado: The Safe and Effective Implementation of Orthoiodosupplementation In Medical Practice - by Guy E. Abraham, MD


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Cadê o leite que estava aqui?

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine