TV de BEM 16 - Vídeo 1: Processos que desvitalizam e intoxicam os alimentos - FRITURAS

Conceição Trucom *

Recebi uma cutucada da Valéria Paschoal (Centro de Nutrição Funcional) para falar de processos de preparo dos alimentos que impactam negativamente a nossa saúde. Tanto num esvaziamento - parcial ou total - nutricional, como na geração de substâncias tóxicas que podem, ao longo de sua prática diária ou frequente, intoxicar e até causar danos maiores como doenças crônicas e metabólicas.

O primeiro vídeo dediquei ao tema das frituras, tão amadas e desejadas, mesmo diante de sinais evidentes de mais cuidados com a saúde. 

Quem realiza as frituras percebe facilmente que a cada lote preparado é preciso repor óleo fresco, porque o alimento vai ficando impregnado, em geral de 10 até 30% do óleo que já foi aquecido e alterado pelo calor e oxidação, além das reações que acontecem em contato com os ingredientes de cada alimento, como por exemplo as acrilamidas geradas na presença de amidos de batatas e massas.

Vamos ao vídeo e depois mais comentários e referências.


A reação dos ácidos graxos presentes nos óleos e gorduras, principalmente aqueles que apresentam uma ou mais insaturações (mono e poli-insaturados = duplas ligações de carbono), com o oxigênio do ar, em ambiente de elevada temperatura (acima 180oC), gera ANÉIS OXIRANA, que impactam muito negativamente nosso sistema neuronal, imunológico e digestivo.

Abaixo a figura genérica de um anel oxirana, um epoxi ou um éter cíclico com três átomos que formam um anel. Este anel define aproximadamente um triângulo equilátero que o torna altamente tenso, portanto instável. Aliás tensão é tudo que não precisamos de um alimento. Esse anel sob tensão torna o epóxi mais reativo principalmente ao desencadeamento de reações por radicais livres = envelhecimento.

Já as ACRILAMIDAS são formadas e liberadas em temperaturas mais baixas, acima de 120oC. Saiba mais com este texto que extraímos do site ECYCLE

A acrilamida é produzida por meio da reação entre açúcares e aminoácidos presentes em alimentos que são submetidos a altas temperaturas. Esse processo denomina-se reação de Maillard e se desenvolve quando cozinhamos ou fritamos alimentos em temperatura acima de 120°C. Devido a essa reação, os alimentos mudam de tonalidade, como ocorre com o "pão na chapa", muito presente no café da manhã de muitos brasileiros.

Esta substância está presente - é liberada - em alimentos ricos em amido quando aquecidos e/ou fritos no processo de fabricação ou na preparação caseira em temperatura acima de 120°C. Bons exemplos são as batata chips, batata frita industrializada, batata frita pré-frita, batata frita feita em casa, pães e massas,, biscoitos (cookie, bolacha recheada), mistura para mingau infantil, cereais matinais e café instantâneo. 

Quais os efeitos da acrilamida?

Testes indicam alterações neurológicas, tumores (câncer) na região ocular, alterações morfológicas nos nervos e tumores de mama para concentrações de 0,2 mg/kg de peso corporal por dia. Apesar de que a estimativa indique que uma pessoa altamente exposta à acrilamida por meio da dieta ingira aproximadamente 0,004 mg/kg de peso corporal por dia, os efeitos na saúde provocados pela acrilamida não devem ignorados, porque nos últimos anos o padrão alimentar tem mudado rapidamente, tendendo para o consumo exagerado de produtos industrializados e ricos em amido.

O que podemos fazer para evitar?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existe um valor aceitável de acrilamida que possa ser ingerido. Ainda que a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) esteja reavaliando o surgimento da acrilamida em alimentos, a substância poderá ser classificada como provável carcinogênica para seres humanos.

Diante desta situação preparamos algumas dicas para você:

  • Evite cozinhar demais os alimentos (não deixe que escureçam);
  • Reduza a ingestão de frituras e alimentos industrializados;
  • Utilize o cozimento a vapor;
  • Quando precisar cozinhar, use pouca água e não cozinhe por muito tempo;
  • Quando for ingerir batata frita opte pela feita na sua casa;
  • Para reduzir a formação de acrilamida em 75%, antes de fritar mergulhe as batatas em uma solução de suco fresco de limão e água (proporção de 1:3).

- TV de BEM 16 - Vídeo 2: Processos que desvitalizam e intoxicam alimentos - MICROONDAS

- TV de BEM 16 - Vídeo 3: Processos que desvitalizam e intoxicam os alimentos - COZIMENTO


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Cadê o leite que estava aqui?

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine