TV de Bem 14 - Sobre Transgênicos

Conceição Trucom *

É importante termos ciência de quais são os transgênicos que estão no mercado atualmente – exatamente os mesmos que as empresas de biotecnologia (como a Monsanto e a Syngenta) e o governo brasileiro querem introduzir no Brasil. 

Existem hoje, basicamente, 3 cultivos transgênicos sendo plantados comercialmente, todos TIPO exportação: soja, milho e algodão. Fala-se da canola, mas penso que esta semente caiu em absoluta descrença e não deverá existir mais no mercado em poucos anos. Esses transgênicos, desenvolvidos pelo pequeno grupo de indústrias de biotecnologia (que englobam a produção de sementes, agrotóxicos e fármacos) que dominam o mercado mundial, foram desenvolvidos para resistir a herbicidas e/ou para matar insetos...

 

Um comentário antes de mais nada:

Quem é assinante Doce limão já sabe minha opinião sobre os cereais, alimentos que contém muito amido, portanto acidificantes. Então, NÃO defendo o consumo do trigo,
mesmo ORGÂNICO, sem antes germinar, idealmente fermentar, etc.
Porque mesmo assim, o consumo exagerado também será acidificante.
Portanto, o objetivo deste TV de BEM, NÃO é liberar o consumo do trigo,
mas DESFAZER confusões!

Na natureza a TRANSGENIA não ocorre NATURALMENTE, pois diferentes espécies não se cruzam. Mas cientistas criaram um processo de transferência artificial de genes (responsáveis pelas características desejadas) de uma espécie para outra. Através desta técnica, pode-se introduzir genes de qualquer ser vivo (por exemplo, vírus, bactérias ou animais) no código genético de qualquer outro ser vivo (como soja ou milho). Ou seja, esta tecnologia permite que o homem realize “cruzamentos” entre espécies, jamais possíveis na Natureza. Saiba mais sobre tudo isso AQUI

A pesquisadora da Embrapa Trigo, Elene Yamazaki Lau, desmente a afirmação do médico norte-americano Willian Davis, que no seu livro “Barriga de Trigo”, o cardiologista afirma que este cereal é "transgênico", e responsável por uma "epidemia de obesidade" no mundo.

"Não há nenhum trigo transgênico liberado comercialmente em nenhum lugar do mundo", afirmava em 2014 a especialista em transformação genética e biologia molecular. Segundo "O relatório do ISAAA (International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications) de 2011" há uma previsão para que somente em 2017 irá existir disponibilidade de sementes transgênicas para cultivo em todo o planeta...

O MILHO TRANSGÊNICO

Protesto de fazendeiros mexicanos contra milho transgênico. |Foto: Reuters

Uma verdadeira barbaridade o que fizeram com os milhos do mundo. Dezoito variedades de milho transgênico são aprovadas para consumo no Brasil... Nos encontros de trocas de sementes nativas, crioulas, encontrei variedades de milho roxa, preta, laranja, branca: uma infinidade. Precisamos acessar as sementes crioulas, plantá-las e multiplicá-las... Isso é urgente!

O FEIJÃO TRANSGÊNICO

A Empresa Brasileira para Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conseguiu em 2011 a aprovação na CTNBio para o cultivo comercial de uma variedade de feijão resistente ao vírus do mosaico dourado, tido como o maior inimigo dessa cultura no país e na América do Sul. As sementes devem ser distribuídas aos produtores brasileiros - livre de royalties – em 2014, o que pode ajudar o país a se tornar autossuficiente no setor. É o primeiro produto geneticamente modificado desenvolvido por uma instituição pública brasileira. SAIBA MAIS AQUI

Assim, fica a dica: aumentar consumo de feijão de corda, azuki, vermelhos,
pretos, fradinho e brancos, favas, lentilhas e grãos de bico...
Mais que isso: vamos plantar, vamos plantar, vamos plantar!

LEIA TAMBÉM: Conheça os 10 Transgênicos

Conheça nosso curso


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine