Cromoterapia: o Verde

Cromoterapia: o Verde

Conceição Trucom*

A Cromoterapia é uma técnica terapêutica que trabalha com bases científicas e empíricas, sobre como os estímulos visuais com as diferentes cores do espectro visível vão interferir nos diversos mecanismos de harmonização e cura.

O mais impressionante deste trabalho é que, de todas as cores usadas pela Cromoterapia, somente uma delas se repete: o verde e o verde-limão.

Isto porque o verde-limão oferece propriedades especiais além do simplesmente verde. Não é fantástico?

Para obtermos a sensação que cada cor transmite é necessário estabelecer um contato óptico com ela. Somente a partir da visualização da cor é que conseguiremos sentir o que ela nos diz. Uma sugestão externa agindo sutilmente em nosso mundo interno.

Isso ocorre porque lentamente vamos entrando em ressonância com a freqüência vibratória daquela cor, adotando uma postura interna adequada ao seu estímulo.

Para obtermos esse necessário contato com as cores, podemos empregá-las na vida prática como na decoração, através de pinturas, iluminação e objetos, colocados numa posição estratégica, em local que olhamos com freqüência.

A cor dos ambientes, do vestuário e dos alimentos também pode fazer parte de uma estratégia terapêutica.

Além do contato óptico com as cores, outra maneira muito eficaz de fazer uso da Cromoterapia é através da mente, usando nossa imaginação para visualizações coloridas, como imaginar-se em meio a paisagens verdes, vales, montanhas, florestas, gramados e canteiros plenos de flores etc.

O verde é a cor média do espectro da luz visível, sendo, portanto, a cor do equilíbrio, da serenidade e da harmonia. Possui efeito calmante, refrescante e suavizante em todo o organismo, agindo como regenerador e harmonizador dos órgãos e sistemas.

A cor verde tem a propriedade de ativar a normalização das funções endócrinas, estimulando a glândula pituitária, que é a responsável pelo bom funcionamento das demais glândulas.

A cor verde, por ser de natureza tônica, exerce influência no bom desempenho do coração e circulação do sangue. Reduz a tensão dos vasos sangüíneos e regula a pressão arterial.

É um calmante do sistema nervoso, principalmente do simpático. Por agir como sedativo desse sistema, ajuda nos casos de irritação, insônia e esgotamento.

Favorece na formação e construção dos ossos, dos músculos e dos tecidos, inclusive o muscular.

Age como dilatador dos vasos capilares, que são as ramificações finais das artérias e arteríolas. E, é justo na parede destes capilares que se efetuam as trocas gasosas e nutritivas entre o sangue e os demais tecidos.

O estímulo visual com a cor verde tem propriedade anti-séptica, bactericida, germicida e desinfetante.

O pesquisador Theo Gimbel constatou que: "A luz verde pode influenciar as células das criaturas vivas".

Assim, pela capacidade que a cor verde tem de alterar a estrutura bioquímica e facilitar a decomposição molecular, ela é bastante útil no tratamento do câncer, como também facilita a digestão por ajudar na decomposição dos alimentos.

Como cor predominante da natureza, a cor verde é fundamental no tratamento do estresse, quando causa sensações de bem-estar durante e após contato com imagens harmoniosas de campos, montanhas e vales ricos em vegetação.

O verde traz uma sensação de nutrição e sintonia com a natureza.

É uma cor que permite o mínimo de atividade, facilitando a fixação no lugar. É o perfeito equilíbrio entre a atividade e a passividade.

Leia mais em: Cromoterapia: o Verde-Limão


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine