A Terapia do Riso resgata nossa Alma

A Terapia do Riso resgata nossa Alma

Conceição Trucom *

O dramaturgo romeno Eugène Ionesco, famoso criador do teatro do absurdo, escreveu um dia: O riso é a menor distância entre duas pessoas.

Acrescentei então: o mau humor é a maior distância entre duas pessoas. 

Friedrich Wil, destacado educador alemão do século 19 escreveu: o aumento da sabedoria pode ser medido, com exatidão, pela diminuição do mau humor. Então, o riso é a menor distância entre o desafio e a solução. O mau humor a maior distância.

Estudiosa do assunto, descobri que as crianças até os 2 anos de idade costumam rir cerca de 450 vezes/dia 1. Lembrando que Buda afirmava que o riso começa na Alma e se manifesta primeiramente no corpo físico, através de sua janela: os olhos.

Deduzo então que as crianças até 2 anos estão com suas Almas bem acopladas, distanciamento que vai ocorrendo conforme a socialização vai acontecendo. Conforme seus corpos vão ficando mais densos (mais ossos, menos água).

Mas descobri também que o riso é um dos estados de Graça, que percola todos os demais estados de Graça. Observe a face de alguém em compaixão, em misericórdia, em amor ou em paz.

E mais, uma criança durante seus primeiros 2 anos precisa aprender muita coisa, seu corpinho precisa se adaptar e finalizar muitos processos do encarnar, seu cérebro precisa construir do ponto zero trocentas informações de sobrevivência, culturais, socias, etc. E, isto explica a função sagrada e sábia da natureza, de tanto riso e bom humor nestes primeiros anos de vida.

Tem que estar de bom humor para dar conta de tantas tarefas e inteligências sendo instaladas. Com os animais acontece o mesmo: basta olhar os filhotes, ainda que seja de um leão ou rinoceronte, e logo desejamos pegar no colo e rir muito do que fazem.

Pois é, tudo para lhe convencer que faz parte da calma e da paz, do desapego e da entrega, este estado de presença da Alma (ânima): SER risonho e brincalhão, bem humorado e inspirado. 

Afinal, como afirmou Jesus no livro dos milagres: a vida é uma grande brincadeira. E veio um bem humorado na sequência que disse: afinal, não vamos sair vivos dela mesmo...

A todo momento, leve sua impotência, insegurança, medo, ansiedade e culpa para praticar, na sua sala interna, a Terapia do Riso. Converse com seus desequilíbrios, brinque com eles, ria deles e pode ter certaza que ficarão BEM menores que você.

Em momentos de emergência, como as máscara de oxigênio dos aviões, você terá que fazer isso primeiro com você e depois com os mais necessitados. Aquele com dor, desesperança, em pânico sempre reagirá melhor, se for construída uma ponte que gere a menor distância entre vocês, entre seus olhos e corações: o bom humor.

O interessante da prática do riso é que nos torna mais inteligentes, criativos, flexíveis, inspirados... Então, tenha certeza que praticando desde ontem; na hora certa você saberá como criar estas pontes, estes atalhos do Bom Humor para a VIDA.

Para finalizar, reconheçamos o fato que todos os seres, de todos os reinos, iniciam sua chegada aqui na terra da mesma forma: pura essência, espontâneos, abertos ao novo, aos aprendizados. Seja um broto, uma semente de cristal, um filhote, uma criança. E, para manter contato com todos eles (jovens ou não), e também não se perder da sua essência, do espírito JOVIAL, é importante não se perder do seu riso interno, da sua Alma. 

(1) O poder do riso – Mariana Funnes – Editora Ground.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine