Riso & Relacionamentos

Riso & Relacionamentos

Marcelo Pinto - Dr. Risadinha (*)

Ações dizem mais que palavras, e um sorriso diz: Gosto de você. Você me faz feliz. Fico muito contente em vê-la” – Dale Carnegie

“O riso é a melhor maneira de fazer um coração bater” – Robert Holden“Se a pessoa me faz rir, sou sua escrava para o resto da vida” – Bette Midler

“O sorriso é linguagem do amor” – autor desconhecido

"Não consigo encontrar uma característica comum naqueles que aprecio ou admiro, mas entre aqueles que amo existe um traço em comum: todos me fazem rir." - Wystan HughAuden, poeta inglês

Segundo Robert Holden, um dos tipos de riso é o riso com­partilhado ou humor de união. O riso compartilhado ajuda as pessoas a descobrir quem tem coisas em comum. Mesmo as maiores amizades se tornam estranhas sem a troca de sorriso ou de humor. Rir ajuda a melhorar ou aprofundar o relacio­namento que temos com nós mesmos e com as outras pessoas.

O psicólogo Rod Martin, da Universidade de Western Ontario, Canadá, pondera que o humor costuma ser um aliado no jogo da sedução, pois uma cantada bem humorada pode até não dar resultado, mas é garantia de que a conversa não será interrompida bruscamente, com constrangimento para ambas as partes, sendo que a tentativa pode até terminar em boas risadas e abrir as portas para um segundo encontro entre o casal, nem que seja como bons amigos.

O riso é um dos melhores combustíveis para mantermos longos relacionamentos. Rindo aprendemos a viver e a amar alegremente. Muitas amizades se estabelecem e se fortificam com o riso.

Dentre as dez revelações sobre o riso, Holden destaca a primeira como sendo "rir é amar": podemos aprender a amar por meio do riso. Assim como o amor, o riso representa diver­são, alegria e união com as pessoas. Rir nos ajuda a amar sempre.

É bem mais fácil para duas pessoas compartilharem o amor quando também compartilham o riso. Ele nos ajuda a amar.

W. Grant Lee escreveu que "o riso estabelece laços de amizade. Enquanto riem juntas, as pessoas deixam de lado sua condição de velho ou jovem, professor ou aluno, chefe ou empregado. Passam a ser simplesmente um grupo, desfru­tando juntos a existência".

Família que brinca unida permanece unida. Uma família, que ri unida convive melhor. O riso incentiva o amor e a apro­ximação. O exemplo dos adultos encoraja os mais jovens a manter o espírito do bom humor por toda a vida.

Eu considero o riso como sendo a melhor flecha que o cupido pode utilizar. E digo isso por experiência própria, pois ele funcionou comigo e continua me ajudando na manuten­ção do casamento. Isso porque é muito mais agradável convi­ver com uma pessoa bem humorada e alto astral do que com aquela pessimista, que vive "pra baixo" e tenta nos carregar para junto dela.

O riso é também uma preliminar muito importante no ato sexual, pois ele relaxa os músculos, relaxa tudo, inclusive os medos, os traumas e as tensões. É uma verdadeira salvação para os casais (Ana Banana no livro Ria Agora. Lisboa: Ariana, 2008, p. 142-143).

PESQUISAS

1) Conforme Robert Holden, na virada do século XX foi descoberto um fenômeno social especial, antigo e mundial, chamado "relacionamento de brincadeiras". O termo descreve um padrão de comportamento social que envolve brincadeiras e humor entre duas pessoas que são associadas uma à outra, seja por laços de parentesco, seja pelo casamento. A única regra severa era que não houvesse nenhum tipo de ofensa. Um deles começa uma conversa divertida e o outro a complementa. Todos deveriam ter um amigo ou alguém com quem se relacionar assim.

É uma verdadeira bênção saber que há pessoas que nos fazem rir e com quem podemos passar ótimos momentos ou a quem podemos procurar em momentos difíceis, pois com certeza nos ajudarão a sorrir. É esse o objetivo dos relacionamentos de brincadeiras.

2) Holden nos conta ainda que uma pesquisa na área de comunicação interpessoal apontou que as três principais (e mais sensuais) características de um Romeu ou de uma Julieta são: belo sorriso, bom humor e risada gostosa. Os homens, em geral, respondem ao sorriso feminino e as mulheres gostam de homens bem-humorados. E ambos gostam de compartilhar o riso.

A qualidade do sorriso também revela se a pessoa está sendo ou não sincera. Lembram-se do "sorriso de aeromo­ça" citado no capítulo 2, sobre a fisiologia do riso? Pois é, o sorriso amarelo ou sarcástico é fácil de ser detectado e com certeza não agradará quem o recebe.

Nas paqueras, o riso pode ajudar a relaxar os nervos, a acalmar a ansiedade e as palpitações do coração. As pes­quisas sobre o humor revelam que, em geral, os homens se esforçam mais para ser engraçados que as mulheres. Se elas fogem à regra e começam a contar boas piadas, eles podem se assustar, pois o bom humor em uma mulher costuma indicar autoconfiança, conhecimento, inteligên­cia e personalidade bem desenvolvida.

3) Estudos feitos na Universidade do Colorado indicam que, quanto mais a pessoa está satisfeita com o próprio casamento, mais irá valorizar o senso de humor do par­ceiro.

4) Robert Provine é um cientista norte-americano que dedi­cou dez anos de sua vida a fazer um estudo intensivo sobre o riso. Ele chegou à conclusão de que o riso tem poderosa influência no processo de conquista:

  • - O macho faz palhaçadas para que a fêmea ria. Tudo com o objetivo de captar o interesse dela.
  • - A fêmea relaxa e sente-se à vontade com o macho após ter rido.
  • - O macho, ao ver a fêmea rir, sente uma enorme atração pela expressão de beleza que ela passa a revelar. Por sua vez, a fêmea sente o bem-estar que as endorfinas liberam no seu corpo ao rir e deseja mais.
  • - O macho oferece mais palhaçada e assim por diante. É um processo natural do acasalamento.

DICAS & DICAS

Se você já for casado(a), tenha sempre à mão o álbum de fotos e/ou filme de seu casamento, pois eles ajudarão a resgatar a alegria e o riso do motivo pelo qual vocês estão juntos e deverão assim se manter.

Eu sempre costumo escrever breves mensagens para mi­nha mulher e meus filhos em alguns dos livros que leio. Minha intenção é que eles se surpreendam positiva e ale­gremente com essas mensagens se algum dia se interessa­rem por essas leituras.... Pode tam­bém escrever para seu pai, sua mãe... até mesmo escrever para algum parente ou colega, esteja ele distante ou próximo.

Imagine a surpresa que você lhes causará quando che­garem ao ponto do livro em que estiver sua carinhosa men­sagem! Acho até que eles deixarão escapar algumas lágrimas de alegria e emoção e com certeza guardarão o livro num lugarzinho especial pelo resto da vida. Gostou da idéia? Legal, então capriche na mensagem e presentei-os.

(*) Texto extraído do livro 'Sorria - você está sendo curado' escrito pelo Marcelo Pinto (Dr. Risadinha) - Editora Gente. Conheça seu Blog e Espaço do Riso.

Leia também: A Fisiologia do Riso - Dr. Risadinha

Assista entrevista que o Marcelo fez à Conceição em seu programa na D+TV: O que é o RISO búdico - D+TV

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine