Intestino Preso - Livre-se!

Intestino Preso - Livre-se!

Milene Siqueira *

A evacuação intestinal é um dos fatores mais importantes na manutenção da saúde. Quando as toxinas e gorduras presentes nas fezes ficam por muito tempo no organismo, além de inchaço abdominal e irritação - o tal do "enfezamento" - a saúde em geral recebe efeitos colaterais destas toxinas, que vão desde problemas com a pele e baixa imunidade a demais agravamentos, se algum órgão estiver mais sensível.

Já o uso constante de laxantes, como o danoso óleo mineral, pode irritar as delicadas membranas da mucosa intestinal que interferem na digestão e na absorção de nutrientes.

A solução é desvendar a causa do problema e agir na fonte para a melhora definitiva!

Intestinos que não funcionam fora de casa!

Não é novidade dizer que as mulheres são as que mais sofrem com o intestino preso, principalmente quando estão longe de casa.

As causas normalmente estão vinculadas ao psicológico, como vergonha em achar que vai demorar, que vai fazer barulho, ou até em pensar que vai cheirar, enfim que irão perceber! Ou, porque foram ensinadas de pequena que era feio, ou de que não sentassem em "privadas alheias"..., e aquela memória fica guardadinha, travando até a vontade de evacuar, quando estão fora de casa.

Se o fator psicológico for o seu caso, sugiro a técnica de EFT (clique aqui) para desbloquear estes padrões - e  reflita sobre o quanto, atualmente, você não se permite sair da ordem a que você ou os outros determinam (ou você pensam que determinam).

E, agregue um óleo essencial cítrico como o de laranja, limão ou tangerina para potencializar os tappings. Os óleos cítricos são solventes e ajudam na "dissolução" de padrões rígidos. Mas, lembrar que cítricos são fotossensíveis e não devem ser usados quando houver probabilidade de imediata exposição ao sol ou luz solar.

Intestinos que não funcionam nem em casa!

Fatores psicológicos como os abordados acima podem interferir aqui também. Mas as causas geralmente são outras, como: má alimentação, ingestão insuficiente de líquidos, estresse excessivo e contínuo, vida sedentária com falta de exercícios, uso de laxantes (tornando o intestino preguiçoso), medicamentos alopáticos, distúrbios endócrinos, entre outros.                                                                                      

Segundo mencionava Dr. James Van Fleet, o problema da constipação é a falta de estímulos neuroquímicos resultante da deficiência de vitamina B. Se este for o caso, a recomendação é 1 cápsula de complexo B ou 3 colheres (sopa) de levedo de cerveja ingeridas diariamente. E associe a uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras e fibras.

Mas, se você puder implementar um mínimo de 30% de alimentação crua e viva, com sucos verdes, rejuvelac (caldo enzimático e probiótico)1 e sementes germinadas + brotos fazendo parte de algum preparo de um lanche ou refeição diária, poderá dispensar cápsulas e pozinhos, porque seguem sendo um recurso artificial... Use-os como transição enquanto aprende a germinar e brotar sementes, ok? Conceição Trucom.                                                    

Avalie qual dos fatores acima pode ser o motivo, e se o problema for crônico uma avaliação médica é indispensável. 

Pessoas que têm ênfase na respiração torácica, geralmente com o formato do corpo de triângulo invertido (yang) são mais sujeitas a prisão de ventre, pelo menor fluxo de oxigênio para a parte digestiva e intestinal. Nesse caso será útil praticar a respiração diafragmática/abdominal: à noite e/ou de manhã deitar de barriga para cima, e respirar deixando o ar ir direto para a barriga - coloque a mão sobre a mesma e sinta estufar -  expire devagar, sempre pelo nariz. Este é um simples e bom exercício diário, que auxilia no equilíbrio e ajuda até a emagrecer! Aqui tem detalhes sobre esta prática, no texto do prof. Hermógenes. Leia este post sobre Respiração Plena.

Ainda sobre a respiração, outra dica fácil e aprovadíssima é a aspiração diafragmática. Podemos achá-la no exercício da abdominal hipopressiva, que teve origem nos exercícios de purificação do yoga (nauli kriyá). Este link da revista Boa Forma, explica direitinho como fazer. O exercício 4 é a posição mais utilizada, você pode escolher qualquer uma das posições como o artigo mostra (não é preciso fazer todas). O importante é o corpo esvaziar-se de ar o máximo possível na expiração, contraindo bem o abdômen. Bastam de 3 a 5 repetições do movimento e é importante praticar de estômago vazio. Minha professora de dança do ventre nos ensinou esta prática acrescentando ondulações para massagear os órgãos enquanto o abdômen está contraído, e para alunas que tinham o problema foi a solução ideal! 

Se o problema melhora e retorna, saiba o que a leitura metafísica diz: intestino preso revela uma postura mental de "avareza" para consigo mesmo, retendo conceitos antigos, desgastados; se intoxicando emocionalmente com o que já deveria ter liberado; apego; dificuldade de transformar; rigidez. Pode se expandir para avareza no plano físico também, no contato e trocas com as pessoas, e com o material e dinheiro.

A solução é a mesma? Desapego, soltura! Libertar-se!

Uso dos Óleos Essenciais em Massagem Abdominal, e no tratamento das Hemorroidas

Os óleos essenciais (OEs) na massagem abdominal para a prisão de ventre auxiliam na circulação periférica, relaxando a musculatura, ao mesmo tempo que contribui em ativar os movimentos peristálticos. Desintoxicam! De quebra ajuda a eliminar as gordurinhas localizadas! 

A massagem deve ser feita preferencialmente no sentido horário. Aproveite a dica acima da respiração abdominal, fazendo a massagem previamente.

Óleos essenciais (OEs) indicados: canela, patchouli, manjericão verde, funcho/erva-doce, capim-limão, gengibre, laranja e limão, diluídos a 3% em óleo vegetal como linhaça, babaçu, palmiste, azeite ou girassol. 

Na Loja Virtual da Aromarte você encontra o Óleo para Massagem Desintoxicar - com óleos essenciais de limão, funcho e capim-limão + óleos vegetais de linhaça, babaçu e girassol.

Para as hemorróidas, em decorrência dos problemas da constipação intestinal, use o Regenera (uso externo), também disponível na Loja Virtual Arom'Arte. Se o problema persistir, conjugue ao óleo essencial de Cipreste (1 gota sobre 1 colher de chá de Regenera). Banhos de assento com Cipreste são recomendados (5 gotas para uma bacia de água morna). O óleo essencial de Cipreste pode causar ardor que desparece rapidamente, e traz alívios após 1 ou 2 aplicações.

Saiba mais sobre Óleos Essenciais: www.aromarte.com.br

(1) E não deixe de ler TUDO sobre o Rejuvelac  

(*) Milene Siqueira é aromaterapeuta nata, fala do assunto com a naturalidade de um sábio. Criou a Arom'Arte, uma empresa que respira e transpira a aromaterapia, mas com o plus da beleza e o delicado de cada etiqueta, bula ou embalagem. Perguntas sobre Aromaterapia? O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine