Fumar estraga a pele?

Fumar estraga a pele?

Conceição Trucom*

Sim, estraga. E muito. Aliás, o cigarro é um dos princi­pais geradores de rugas.

Fumar desenvolve características bem definidas no rosto do fumante: ele é marcado pela flacidez e por man­chas que variam do tom acinzentado ao amarelado, além da proeminência dos contornos ósseos.

Pesquisas recentes comprovam a ação nociva da nicotina e das demais subs­tâncias tóxicas geradas pelo fumo sobre a pele: elas produzem uma enzima que destrói a elastina, uma fibra do colágeno responsável pela elasticidade da pele, além de diminuir a lubrificação da mesma e dos níveis de vitamina A, causando rugas profundas.

A nicotina prejudica a circulação periférica da pele. Al­guns cirurgiões plásticos não operam fumantes por causa do risco que apresentam de complicações com a circulação nos tecidos e, consequentemenie, com a má cicatrização.

Ainda não se tem definido como o hábito de fumar produz estas alterações na pele,
mas existe uma hipótese de que os componentes tóxicos presentes no fumo
produzem uma alteração nas fibras que dão elasticidade à pele.
O fumo também diminui a circulação periférica podendo causar
problemas de circulação na região cutânea.

O hábito de fumar pode destruir as fibras que sustentam a pele do rosto, provocando sulcos na região da boca e em volta dos olhos. A fumaça do cigarro ativa os genes respon­sáveis pela criação de uma enzima que faz a quebra das moléculas de colágeno da pele. Os fumantes têm 4,7 vezes mais chance de ter rugas que os não-fumantes.

Além de causar envelhecimento precoce da pele, o ci­garro é responsável também por deixá-la seca e rugosa. Se o fumante se expuser ao sol, aumenta ainda mais as chan­ces de um envelhecimento precoce. O cigarro confere à pele um tom pálido e acinzentado, além de deixar manchas amareladas nas placas das unhas e nas pontas dos dedos.

É como se o vaso sanguíneo ficasse apertado, a chama­da vasoconstrição. Um cigarro mantém um vaso contraído por 90 minutos. Com um menor aporte sanguíneo, a pele recebe menos oxigênio, e as rugas vão se formando. Além disso, a pele que recebe menos sangue assume um aspecto descorado e pálido.

A falta de oxigénio afeta também as camadas mais pro­fundas da pele, inclusive a camada de gordura, que fica menos exuberante. Dessa forma, os ossos ficam mais proe­minentes, e as bochechas, mais aprofundadas.

A nicotina também estimula a agregação das plaque­tas, parte do sangue responsável pela coagulação. Na prá­tica, o sangue fica mais viscoso e com mais dificuldade de circular.

Não há dados sobre a reversibilidade do envelhecimento induzido pelo cigarro. Sabe-se que a vasoconstrição pode melhorar um pouco depois de alguns meses sem nicotina no organismo. Porém, o colágeno dificilmente será reconstituído.

Se você se preocupa com a saúde da sua pele e deseja manter um ar jovial, parar de fumar deve estar, sem dúvida, entre suas prioridades. 

Bem, parar de fumar é o ideal. Mas se você ainda está tentando, evitar o sol e fazer máscaras de hidratação para revitalizar o tecido cutâneo é uma boa opção. 

Dicas para desintoxicar-se: Vitamina da Lua

Sucos de Luz do Sol

O Floral do Limão  

* Texto extraído do livro Saúde da Pele - isso envolve você - Dr. Ed Wilson Rossoe - editora Alaúde. Formado em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde também cursou a residência em cirurgia geral e cirurgia plástica.

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros A importância da Linhaça na saúde Alimentação Desintoxicante - ambos editora Alaúde, que fornecem indicações de uso e receitas. O fato da linhaça ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com sabedoria e responsabilidade.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine