Mulheres: Mãos à obra

Mulheres: Mãos à obra

Milene Siqueira *

Quem cozinha, borda, é artista plástico, cirurgião, ou tenha uma profissão em que as mãos são instrumentos, sabe que é uma coisa de ter "mão boa". Não basta seguir uma receita, um script, porque cada mão é literalmente uma extensão do coração, e dá o toque especial da essência de cada um.

Na massagem, nos passes, benzimentos e no Reiki, elas jorram amor e emanações divinas.

Conhecemos também o outro pelo toque, e pelo aperto de mão. Nesse instante os olhos trocam, e se notar bem, podemos desvendar melhor o outro, ao observar e sentir como suas mãos se comunicam.

Então, a dica é cuidar das mãos. Portanto, mãos à obra! 

Massagem das Mãos com dicas de óleos essenciais

Uma massagem nas mãos irá mexer com inúmeras terminações nervosas. Relaxa.

Quem estudou ou recebeu tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa, sabe quantos meridianos e pontos energéticos encontram-se nas mãos.

Mas, pense num enfermo ou idoso, numa criança ou amiga(o), o carinho de uma leve massagem é sempre algo simples e acessível de se oferecer, acalenta e traz segurança ao outro.

Comece por você agora: com o dedão, apalpe e faça pressão na outra palma (pode consultar mapas reflexológicos aqui); com todos os dedos massageie também costas das mãos.

Depois, massageie cada dedo, desde a ponta até a base; aplique pressão a partir dos nós das mãos.

E, na palma das mãos, pressione todos os montes e vales, desde a base dos dedos, descendo em direção aos pulsos.

Segure o pulso e deixe a mão cair, e que a outra a direcione para frente e para trás. Enquanto massageia, observe-as.

Depois feche os olhos e foque em sentir a textura, a temperatura, os movimentos... que também podem alternar de pressões mais fortes para outros bem suaves, quase como se fosse o toque de uma pena.

Se a massagem for feita em outra pessoa, inclua mais alguns movimentos: entrelace os dedos nos seus e rode suavemente as mãos; peça que a pessoa relaxe a mão e a envolva com as suas duas mãos (como na imgem acima), e para terminar conduza gentilmente a mão massageada a um apoio.

Em idoso ou enfermo, bastam leves massagens e muito carinho.

A massagem pode ser feita a seco, mas para aumentar o prazer e os benefícios terapêuticos, adicione:

Para 1 colher de sopa de creme neutro ou óleo vegetal
acrescente cerca de 4 gotas de
óleo essencial (OE)

De modo geral, pode adicionar o OE de Laranja Doce, mas no caso dos OEs cítricos, não exponha as mãos ao sol, após a massagem. Ou seja, massageie somente à noite.

Se a intenção for específica como trabalhar a auto-confiança, por exemplo, usar OE de Cedro ou Patchouli.

Para estimular o feminino, a receptividade e envolvimento a sugestão pode ser 1 gota de OE de Ylang Ylang + 4 gotas de OE Tangerina ou de Laranja.

Para mãos com suor excessivo, OE de Cipreste, que também pode ser o OE ideal para aquele enfermo ou idoso que sofre pela perda ou que precise facilitar o desapego terreno.

Quer sentir um aroma de natureza que tira o estresse e relaxa muito? Use OE de Abeto ou Espruce.

Dores e Nevralgias? Massageie suavemente com OE de Lavandim ou Lavanda.

E há inúmeras outras opções e combinações (sinergias) com os aromas essenciais, experimente! É uma delícia!!!

Dê preferência a massagem à noite, pois além de muito relaxante, o efeito dos óleos sem a necessidade de lavar as mãos, irá se prolongar com o soninho.

E então... mãos à obra?

Leia também: Receitas para tratar mãos e pés


* Milene Siqueira é Aromatologista, tranquila... adoro cheiro..., cheiro de mato, de fruta, de chuva, do meu gato Tânio que cheira a talco e mate, de eucalipto staigeriana, de lírio do brejo, tangerina, cacau... hum são tantos... Seu site e onde comprar OEs? www.aromarte.com.br

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine