25 e 26/MAIO - Oficinas na Mãe Terra - módulo I

Finalmente sobre solo forte em Santos: na Mãe Terra. E vamos começar com uma série de módulos sobre os ensinamentos básicos da prática da Alimentação Crua e Viva, alimentação do futuro, que investe todas as nossas energias em prol da Saúde e Sustentabilidade Ecológica.

Os módulos são independentes e sempre serão no último final de semana de cada mês:

Maio 25: Sábado das 10 às 15:30 h - Germinação e Bebidas Fermentadas
Maio 26: Domingo das 9 às 14:30 h - Brotos e Sucos Terapêuticos

Vamos à programação do MÓDULO I


Nossos boletins são ricos em conteúdo. Acesse todos os já enviados aqui.

Conheça o curso online

Por Conceição Trucom

Como reduzir o consumo de Água

Como reduzir o consumo de Água

Solução? Certezas não existem, mas a conscientização é fundamental.

Novos hábitos, sem perder a qualidade de vida. Ao contrário, ganhando vida!

Perceba na figura abaixo ( o que vem acontecendo com a água do planeta nos últimos 100 anos.

Perceba também que o consumo agrícola e industrial são massivos em relação ao uso doméstico. Mas novos hábitos domésticos somados a uma consciência global, podem mudar todos estes dados.

Várias das ações de cidadania listadas abaixo apresentam como vantagem, além da redução do consumo de água, a redução correspondente das descargas de águas residuais, custos de tratamento e distribuição, consumos energéticos associados, e tanto mais. Neste texto falamos de consumo de água, mas a conscientização dos problemas planetários, ou seja, dos nossos problemas, funcionam como uma engrenagem, pois reduzindo desperdícios, reduzimos as necessidades e consumos de muitos produtos agrícolas e industriais.

Vamos lá, pois 1 passarinho sozinho não faz verão!

http://www.docelimao.com.br/images/ceaagua.jpg
Fonte: Cartilha do Centro de Ensino Ambiental do Parque Villa Lobos - www.5elementos.org.br

Um alerta do Green Peace

Na última quinta-feira (30.10.2014) o pesquisador Antônio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), lançou o relatório "O Futuro Climático da Amazônia”, onde explica como o desmatamento da Amazônia está conectado com falta de água em regiões do sudeste do Brasil, como em São Paulo. De acordo com o cientista, sem a floresta, boa parte do Brasil seria um deserto. Imagina?

Para evitar que isso aconteça, Nobre afirma que é preciso parar imediatamente com o desmatamento e começar a replantar a floresta destruída.

O Greenpeace atua para acabar com o desmatamento na Amazônia. O projeto de lei de iniciativa popular pelo Desmatamento Zero é uma ação importante que vai de encontro as recomendações do cientista. O projeto, quando aprovado, impedirá a emissão de novas autorizações de desmatamento em florestas nativas.

Você pode ajudar a mudar o destino da floresta. Mais de 1 milhão de brasileiros já assinaram a petição pelo projeto de Lei do Desmatamento Zero. Assine a petição.

Participe você também e junte-se ao Greenpeace para tornar esse e outros projeto de proteção ao meio ambiente realidade.

Eu vou além: cuide de todas as florestas, todos o córregos, todos os rios e riachos, todas as cachoeiras, lagos, praias e mares. Seja '0' passarinho da passarinhada que faz verão e resgate das águas do planeta.

Plante em casa, no quintal, nas calçadas, por onde passar deixe seu rastro ECO!
De BOM consumidor e Excelente Amigo das futuras gerações!

Uma chamada ao vegetarianismo pode ser bem efetiva com a apresentação desta figura

E nem somos os piores, mas nem por isso devemos praticar a ECO-Sustentabilidade. Aliás, defender nossas florestas e águas daqueles que abusam é nosso principal DEVER.

Na cozinha

Não lave a louça peça a peça. Deixe de molho numa bacia com água e detergente biodegradável. Assim, haverá uma economia de água e detergente.

Use este mesmo processo para lavar as verduras. Encha a bacia de água e tire a sujeira grosseira. Troque a água da bacia e faça uma segunda lavagem mais fina. Na terceira água esprema o suco de 1 limão e higienize as folhas deixando-as de molho por 10-15 minutos.

Antes de lavar a louça, tire todo o resíduo de comida e com um papel xuga (ou jornal) o excesso de gordura que houver.

Verifique o fechamento correto das torneiras após seu uso, não as deixando com fio ou gotejamento de água. Uma torneira pingando durante 24 horas, perde 3 litros de água/dia, o que corresponde a mais de 1000 litros de água/ano.

Quando usar a torneira, evite abri-la demais. O volume de uma torneira de cozinha é de 11 a 19 litros de água/minuto.

Instale um compressor redutor de fluxo e poderá reduzir o consumo em 50%. Existe até uma peça que se compra nas lojas tipo 1,99 que facilita o uso da torneira sem grandes desperdícios.

Jamais deixe a torneira aberta enquanto ensaboa ou arruma a louça já lavada.

Não use a máquina de lavar louça sem a carga completa.

A água de cozimento dos vegetais, depois que esfria, pode ser usada para uma sopa ou novos cozimentos, ou por último, para regar plantas e jardins.

Na área de serviço

Procure usar a capacidade máxima de roupas da máquina de lavar.

Quando não houver roupa suficiente para encher a máquina, use o botão "meia carga".

Para pouca roupa ou peças isoladas, não use a máquina. Lave no tanque e faça os enxágües numa bacia, no lugar de água corrente.

No banheiro

Prefira a ducha ao banho de imersão. Evite ofurôs e banheiras.

Na ducha, seja rápido, tipo 5 minutos, e desligue a água enquanto se ensaboa. A cada 20 minutos são cerca de 20 litros de água que vão para o ralo. Se o seu chuveiro enche um balde de 5 litros em menos de 15 segundos, troque por um aparelho mais eficiente. Já existem modelos criados exatamente com este propósito.

Sempre que tiver de esperar pela água quente na ducha, encha um balde até ela atingir a temperatura desejada. Esta água poderá ser utilizada para regar plantas, lavar o carro, dar de beber aos animais de estimação ou até mudar a água do aquário.

Encha a pia quando fizer a barba. Lave as mãos ao barbear-se. Desta forma haverá uma economia de cerca de 10 litros de água.

Minimize o consumo de água ao escovar os dentes. Use um copo ou feche a torneira durante a escovação.

Evite descargas desnecessárias. Usamos de 7 a 15 litros de água para descarregar 500 ml de urina. Isso é loucura.

Para saber se o sistema de descarga perde água ponha umas gotas de corante no depósito. Se perceber água corada no sanitário, sem ninguém ter dado a descarga, é porque existe vazamento.

Um truque: reduza o volume de armazenamento da caixa de descarga, colocando uma garrafa de água (de 2 litros) dentro, de forma a não interferir com o mecanismo de descarga.

Outra opção é instalar um mecanismo de interrupção da descarga, para usos que não necessitem de descarga total, como é 70% das idas ao sanitário, que são somente para urinar.

Assim, prefira modelos de descargas que permitam escolher o fluxo. Os novos modelos têm dois botões: 3 litros para dejetos líquidos ou 6 litros para dejetos sólidos. Além de ecológicos, permitem recuperar o investimento num período de 2 a 3 anos.

Diversos

Opte por lavar o automóvel com balde e esponja, quando serão gastos cerca de 60 litros de água. Calcula-se que, ao utilizar mangueira, serão gastos cerca de 570 litros de água.

Antes de regar suas plantas dê uma conferida no serviço de meteorologia.

Regue as plantas de manhã. Se regar ao meio dia haverá uma evaporação mais rápida da água e à noite poderá provocar o aparecimento de fungos nas plantas.

Se forem poucas plantas use um balde. Se forem muitas, use um controlador de fluxo na mangueira.

Jamais use água para varrer as calçadas. Esta é uma questão de educação e cidadania. Se você souber de alguém fazendo isso, alerte a pessoa. Caso ela insista, denuncie.

Plante árvores, caso tenha uma propriedade ou jardim. A vegetação serve de barreira contra o vento, regula o sistema hídrico no solo, controla a erosão, sendo um local de abrigo e de vida de diversas plantas e animais.

Seja um adepto do papel reciclado, cuja produção gasta menos água que a produção de papel virgem. Cada tonelada de papel reciclado poupa 25 mil litros de água.

Enfim, existem tantos caminhos e tantos desdobramentos, mas as sugestões expostas já são um super começo.

Parabéns pelo seu interesse e prática. O planeta, nossos filhos e netos agradecem.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.