25 e 26/MAIO - Oficinas na Mãe Terra - módulo I

Finalmente sobre solo forte em Santos: na Mãe Terra. E vamos começar com uma série de módulos sobre os ensinamentos básicos da prática da Alimentação Crua e Viva, alimentação do futuro, que investe todas as nossas energias em prol da Saúde e Sustentabilidade Ecológica.

Os módulos são independentes e sempre serão no último final de semana de cada mês:

Maio 25: Sábado das 10 às 15:30 h - Germinação e Bebidas Fermentadas
Maio 26: Domingo das 9 às 14:30 h - Brotos e Sucos Terapêuticos

Vamos à programação do MÓDULO I


Nossos boletins são ricos em conteúdo. Acesse todos os já enviados aqui.

Conheça o curso online

Por Conceição Trucom

Como será o mundo em 2050?

Como será o mundo em 2050?

Depois de participar na quarta edição do Congresso de Mentes Brilhantes organizado pelo "Ser Criativo", os entrevistados falaram sobre suas previsões. Algumas foram esperançosas, outras perturbadoras, porém todas apaixonantes.

Estas são algumas das previsões dos especialistas:

1. "Seu melhor amigo será o computador: ele vai conhecer a sua alma"

De acordo com Steve Wozniak, fundador da Apple, "em 40 anos mais os computadores serão conscientes, dotados de sentimentos e terão sua própria personalidade. O seu melhor amigo será um computador. Você falará com ele. Ele olhará para você e vai reconhecer o seu estado de humor. Ele conhecerá sua alma e o seu coração melhor que ninguém".

2. "Vamos perder a guerra contra as máquinas"

Até chegarmos em 2050 seremos dominados plenamente pelas máquinas.

"Quando nosso computador for tão perfeito de forma que possamos ter uma conversa normal com ele, teremos um tutor muito barato e eficaz para os nossos filhos”. Cada um deles poderá desenvolver suas próprias habilidades. Em suma, o mundo virtual vai crescer e assumirá todas as tarefas que os seres humanos fazem hoje. Esse é o futuro da tecnologia. Eu realmente acho que seremos superados pelas máquinas. “E isso vai mudar a estrutura da sociedade tal como a conhecemos hoje”.

3. "Seremos jovens até o dia de nossa morte"

George Church, professor de engenharia molecular da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), também conhecido como "O Mágico da genética" acredita que em 2050 será possível compensar os efeitos do envelhecimento.

"Vamos viver jovens até o dia de nossa morte. Agora temos um grande desperdício econômico, as pessoas gastam muito tempo formando-se e ao chegar aos 50 anos, quando é atingido o topo da experiência, nosso organismo começa a falhar. Isso vai mudar quando possamos reverter o envelhecimento. Hoje já podemos reverter no laboratório o processo do envelhecimento de uma célula. Quando possamos conseguir isto com o nosso organismo, teremos conquistado a juventude até morrer", diz o especialista em sequenciamento e síntese do DNA.

4. "Será possível construir uma casa em minutos"

Church também acredita que a biotecnologia vai evoluir a ponto de que poderemos criar qualquer coisa em poucos minutos.

"Tudo vai ser dominado pela biotecnologia. Na atualidade, os materiais, as casas são construídas manualmente colocando um tijolo em cima do outro. A biologia funciona de outra forma, ela se constrói com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, e muito rapidamente. Pense em como as células funcionam, e sabemos que uma célula é muito mais complexa do que uma casa. Se você copiar uma célula em 20 minutos, você será capaz de construir uma casa em 20 minutos! Será como ter milhões de minúsculos robôs construindo".

5. "Vamos poder nos beijar a milhares de quilômetros de distância"

Outra previsão da engenharia molecular é a possibilidade de nos beijar e abraçar à distância de uma forma muito real.

"Os sistemas de transporte vão mudar. Já temos percorrido longas distâncias chegando até a lua! Podemos investir nossos esforços em melhorar o transporte, ou bem melhorar os sistemas de comunicação até o ponto que não precisemos viajar. Então eu poderei estar no mesmo quarto com você, beijando-a e abraçando-a, mas na verdade estar a milhares de quilômetros desse lugar. Se a experiência é realista o suficiente, isto deverá ser possível".

6. "O Facebook não vai perguntar o que você está pensando, ele já o saberá!”

Javier Sirvent, tecnólogo que realiza pesquisas no campo do controle das emoções reais nas redes sociais é também diretor de mobilidade da empresa espanhola Norma4. Ele acredita que a tecnologia vai dominar nossas vidas em 2050: em níveis inesperados em 2050.

"Vamos viver conectados: você não poderá ir a lugar nenhum sem que se saiba. Isto vai forçá-lo a ser um bom cidadão. Será possível cada vez mais administrar maior quantidade de dados, que poderão ser usados para prever engarrafamentos e acidentes, mas também para controlar as pessoas. Será inevitável. Eu, hoje, por exemplo, uso uma pulseira que permite saber se eu estou nervoso, medindo coisas como minhas batidas do coração ou a temperatura do meu corpo. Dentro de alguns anos, você vai levá-la também. Sim ou sim, seja instalado nos óculos ou no telefone celular... Isto vai ser parte de sua vida cotidiana. Hoje o Facebook pergunta o que você está pensando. Em poucos anos isto não será necessário, ele já o saberá. Estamos todos geo-localizados.

Há 15 anos, quem mais sabia sobre a sua vida era sua mãe, hoje é o Facebook e o Google. “Em 2050, todos saberão tudo o que fazemos”.

7. “Não será mais necessário memorizar, poderá descarregar os conhecimentos diretamente da rede para o seu cérebro"

Sirvent acredita que a educação também vai mudar. "Será possível inserir o conhecimento diretamente em nossos cérebros. Não estude! diremos aos nossos filhos,  bem 'Você não vai memorizar todas as leis não é?". Em dez anos, você vai baixar o que precisar diretamente para o cérebro. Outra coisa é estabelecer relações entre as informações, mas os dados não serão salvos, serão descarregados. Nossa mente será mais eficiente, investiremos menos tempo em aprendizagem e mais tempo em pensar.

A expectativa de vida está aumentando. Os japoneses já gastam mais dinheiro em fraldas para os idosos do que em fraldas para os bebês. Vamos morrer do desgaste e não de doenças. Você vai chegar ao hospital e lhe aplicarão um remédio genético; pense no jogador de tênis Rafael Nadal, ele está ganhando mais do que nunca, ele recebeu um joelho novo feito com células mães. “Aquilo que hoje é para alguns, no futuro será para todos”.

8. "Internet está em nossas cabeças"

O co-fundador do Twitter, Evan Henshaw-Plath, pensa em forma semelhante a Sirvent sobre o conhecimento. Acho que poderemos inseri-los diretamente no cérebro.

“Os computadores não são tão diferentes à nossa memória ou nossa personalidade como pode parecer. De fato, as experiências mostram que ambos podem ser manipulados por meio de reações eletroquímicas. Em 2050, a Internet vai estar em nossas cabeças. Por exemplo, hoje, para aprender uma língua você tem que passar um ano estudando e ainda fala espanhol com sotaque americano tão forte quanto o meu. Então, quando você precisar de um idioma vai instalá-lo de forma similar a como você instala um aplicativo no seu telefone.  

A linha divisória entre as pessoas e os computadores tende a desaparecer. “Novos problemas irão surgir: se em 2050 o governo tem o poder de mudar a personalidade de sua população, será muito importante para todos que não tenhamos ditaduras nem sistemas políticos".

9. O supermercado e todo o mundo serão personalizados

Henshaw-Plath também acredita que "o reconhecimento facial através de câmeras irá desempenhar um papel fundamental. Você vai entrar em um supermercado, a câmera vai capturar você e vai alterar os produtos de promoções em função de sua idade, sexo... Tudo vai ser personalizado. Na verdade, somos homens quase de computador. Quantas vezes você sai de casa sem seu telefone? Agora vivemos numa nuvem de dados. O mundo tornou-se uma cidade grande, aonde tudo vai muito mais rápido e onde temos muito mais possibilidades de nos comunicar e conversar, e por isso, surgem novas soluções para novos problemas. Em 2050, tudo será mais evidente".

10. O trabalho atual não terá nenhum valor

"Em 2050 teremos robôs que poderão desenhar edifícios e não apenas imprimi-los em uma impressora 3D, mas também construí-los.

O que vai acontecer com todos aqueles que trabalham na construção civil hoje? Esse momento vai chegar e precisamos pensar o que vamos fazer. O maior problema que enfrentaremos é como vamos transformar a economia quando precisemos de menos pessoas produzindo.

O que vai acontecer? Talvez realizar um trabalho muito importante que hoje não é recompensado: ter filhos", diz o co-fundador do Twitter.

11. "Para ser pai, vai ter que aprovar determinado teste"

O professor de Tecnologias Emergentes e diretor do Instituto “Futuros Criativos” da Escócia, conhecido como "o guardião da bioética" Andy Miah, acredita que em 2050 não será tão fácil ser pai, porque você vai precisar de uma licença especial para sê-lo.

“Hoje, as pessoas modificam seu corpo muito mais do que no passado”. Dentro de dez anos, o que vai mudar é a sua biologia. Por exemplo, poderá selecionar os genes de seus futuros filhos para remover a informação genética de certas doenças. Seremos capazes de aperfeiçoar a espécie humana, para influenciar na evolução. O grande debate vai ser o quão longe estamos dispostos a ir por este caminho. A paternidade será algo muito diferente. Por exemplo, hoje para fazer uma adoção deve-se passar por uma série de testes impostos pela sociedade. Chegará um dia em que haverá uma espécie de “licença para ser pai”. 

12. "Os Jogos Paraolímpicos terão mais espectadores do que os Jogos Olímpicos"

"A participação de Oscar Pistorius foi uma revolução: o triunfo de um atleta com uma prótese de perna. É a vitória da tecnologia sobre a biologia. Em 2050, eu garanto que os Jogos Paraolímpicos terão muito mais espectadores do que as Olimpíadas, porque eles vão estar além dos limites da biologia", disse Andy Miah.

13. "Os nano robôs repararão nosso organismo"

Andy Miah também prevê que em 2050 os nossos próprios sentidos melhorarão com a tecnologia. Você vai ver melhor, ouvir melhor. Os óculos do Google são um exemplo muito primitivo disso, mas estão indo na direção certa para melhorar o nosso organismo. A nanotecnologia vai integrar as máquinas no interior de nosso organismo. Os nano robôs repararão nossas células desde o interior de nosso organismo. Os computadores imitarão à biologia.”

14. "Descobriremos que o câncer está associado com doenças infecciosas... e vai ter cura!”

Manuel Patarroyo, que desenvolveu há mais de duas décadas uma vacina sintética contra a malária, tem uma teoria interessante sobre as doenças futuras por volta de 2050.

"Em termos de saúde, antes nós enfrentávamos a mortalidade infantil, agora temos que lidar com a prevenção de doenças infecciosas. O Prêmio Nobel de Medicina Harald zur Hausen, que descobriu recentemente o vírus do papiloma, me mostrou que até o ano 2020 60% dos cânceres estarão relacionados com doenças infecciosas, tais como vírus, bactérias, parasitas, fungos... Não sei se naquele momento já teremos vencido o câncer, mas teremos controlado muitas doenças infecciosas associadas a ele".

15 . "O médico vai saber as doenças que você terá durante sua vida"

"Além disso, em 2050, seremos capazes de fazer uma análise imediata do genoma de cada um de nós a um custo ínfimo, com todas as possibilidades que isso abre na medicina personalizada. No computador estará nosso genoma e o médico vai saber, só de olhar, as possibilidades que temos de contrair uma doença particular. O médico será sempre uma pessoa, sim. Auxiliado por um computador ou um robô. Mas há coisas que as máquinas nunca poderão conseguir", diz Patarroyo.

16. "Triunfará a solidariedade!"

Outras das previsões científicas deste médico espanhol é que "mesmo que pareça que a intolerância e a violência estão aumentando, eu acho que o mundo tende à unificação. Eu acredito na solidariedade, todos devem estar preocupados por todos para fazer avançar a humanidade. O que estamos testemunhando é a agonia de uma baleia morrendo que vai abrir o caminho para uma ascensão do homem no campo da solidariedade”.

17. "Nós e a Natureza"

Para finalizar e completar vem a minha previsão de que NOS APROXIMAREMOS cada dia, cada ano, mais e mais da Mãe NATUREZA. Valorizando-a, respeitando-a em estado de ABSOLUTA GRATIDÃO.

Que assim SEJA!

Amém!

Amem-se mais: humanos, animais e a Mãe que nos oferece um lugar para viver e crescer ESPIRITUALMENTE!!!

Uma boa leitura antes de virar o ano é Nós e a Natureza 

 

* Texto original em espanhol aqui


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.