Espinafre, tomate, ácido oxálico

Espinafre, tomate, ácido oxálico

Conceição Trucom*

Espinafre contém sim ácido oxálico e outros antinutricionais. O tomate também é rico em oxálico e ninguém condena o consumo diário do mesmo. Ele age, quando em excesso, desmineralizando ossos e dentes.

Porém TODOS os vegetais têm algum antinutricional. O importante é a tal da moderação, o consumo do alimento maduro e fresco e uso da biodiversidade. Porque a natureza nos oferece os alimentos da estação? Justamente para não ficarmos consumindo somente um tipo de alimento.

Não recomendo o espinafre ou tomate diariamente, mas umas 2-3 vezes/semana. Algumas semanas temos mais, pois a safra está acontecendo. O tomate está em falta, e daí? Buscamos soluções da estação, das ofertas!

Ademais, se a alimentação desintoxicante está sendo praticada TODOS os excessos que por acaso aconteçam, serão freqüente e intensamente excretados, certo?

Esta é a importância desta filosofia de vida: desintoxicar-se de TUDO diariamente. Porque existem fases onde precisamos/desejamos mais tomate ou espinafre, mas a desintoxicação diária administra super bem qualquer dinâmica do Ser.

Estes modismos são febris, quando coloca todo mundo no mesmo saco, pois tudo isto é possível quando existe uma prática diária DESINTOXICANTE. Quem não a pratica DANÇA 2 vezes, hehe!

Melhor resposta que encontrei no YAHOO RESPOSTAS:  Não é verdade que tomate com limão faça mal a saúde. Como em todos os vegetais os princípios ativos são benéficos mas têm contra-indicações. Se você sofre de pirose (azia), gastrite, úlceras digestivas ou cálculos provocados por oxalato, nesses casos sim, deve evitar a ingestão desses alimentos, juntos ou separadamente, além de ir ao médico.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine