BABOSA: benefício, contraindicações e usos

Por Daia Florios & Conceição Trucom
Em fevereiro 2019

Aloe succotrina e Aloe vera Arborensces são duas das centenas de espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa (aloe vera), atualmente uma das mais amplamente utilizadas em produtos para a beleza e para a saúde, tanto para uso externo como interno, por causa de suas reconhecidas propriedades medicinais. Porém somente de 2 a 4 variedade são realmente estudadas e indicadas para uso medicinal e cosmético.

O uso desta planta é de longa tradição em várias partes do mundo, dado os seus muitos benefícios observados ao longo dos anos, inicialmente confirmados apenas pela experiência, mas hoje também por uma gama de pesquisas científicas.

Segundo a Wilkipedia Aloe vera também conhecida como BABOSA, é uma planta suculenta da subfamília Asphodeloideae dentro da familia Xanthorrhoeaceae. Aloe significa sal, já que o sabor de seu sumo lembra o de água do mar. Vero significa verdadeiro... Talvez um simulacro ao líquido amniótico da terra: a água do mar.

Uma vez selecionada a babosa - variedade de aloe ou aloe vera - tanto o gel (para uso externo) quanto o sumo (para uso interno) são utilizados de suas folhas, e a planta pode ser facilmente cultivada em casa. O gel é particularmente eficaz no tratamento tópico de queimaduras, escoriações, psoríase e outras doenças da pele, enquanto o suco é utilizado principalmente como imunomodulador, desintoxicante e para problemas gastrointestinais.

Ao longo do tempo tornou-se claro que a aloína, um princípio ativo naturalmente presente na planta, especialmente quando consumida com frequência, pode irritar a mucosa intestinal com um efeito laxante, que se o consumo for frequente e continuado pode ser muito negativo. Por isso que todos (ou a maioria) dos produtos à base de aloe vera, atualmente existentes no mercado para o uso interno, devem ser submetidos a tratamentos para a retirada desta substância.

Vamos saber tudo sobre a babosa? Para muitos considerada a rainha das plantas medicinais, dada a sua grande amplitude de usos e benefícios. Comecemos por aprender como colher, eliminar o excesso de aloína, e preparar o gel para conservar na geladeira.

Este vídeo faz parte do nosso novo Curso OnLine
sobre a Cosmética Natural.
Saiba como ser nosso Assinante Doce Limão
e acessar nossos 12 Cursos OnLine

AQUI

1. Benefícios

gel para uso tópico, pode ser colocado sobre a pele, após ter sido retirado diretamente da planta, conforme no vídeo acima. Seu uso é muito versátil e pode ser útil em várias situações.

BABOSA - FOLHA
Folha de Aloe Vera Arborescens Miller - a mais valiosa para fins medicinais

GEL DE BABOSA


Aloe Vera Arborescens Miller - a mais valiosa para fins medicinais

2. Aplicações do gel da aloe vera

Os usos da babosa para a pele são realmente infinitos. Praticamente é um santo remédio para problemas de pele seca, alergias, picadas de insetos, cortes, machucados, coceiras, acnes, espinhas e até para problemas na mucosa, como no tratamento de aftas e hemorroidas.

Antirrugas natural - o gel é incrivelmente hidratante e pode ser colocado diretamente sobre as peles do rosto e pescoço, deixando-o agir até secar ou pelo tempo que quiser. Pode ser usado até mesmo antes de dormir, para ser retirado com lavagem pela manhã. O gel é tão impressionantemente eficaz, que dizem que a babosa era o segredo de beleza utilizado por Cleópatra no antigo Egito.

Queimadura solar - por seu efeito hidratante, depois de exagerar no sol, o melhor remédio é o gel da babosa, refrescante e hidratante. Pelos mesmos motivos, o gel pode ser aplicado em outros tipos de queimaduras, por exemplo com água ou óleo quente, etc.

Para aliviar a irritação cutânea - depois da depilação com cera ou lâminas.

Para a pele seca do frio - das mãos, do rosto, das pernas, braços etc.

Como hidratante natural para o corpo (além do rosto).

Para aliviar manchas na pele causadas pelo sol - faça máscaras com frequência, usando o gel da babosa.

Caspa - coloque o gel sobre o couro cabeludo, massageando-o antes de lavá-lo normalmente.

Para cuidar dos cabelos independentemente da caspa. Ajuda no tratamento de prevenção e cura de queda excessiva de pelos, incluso de sobrancelhas.

Para uma cicatrização mais rápida e para evitar marcas de cicatrizes.

Para picada de insetos - para as de pernilongos, o alívio na coceira é imediato.

Para dores musculares por suas propriedades anti-inflamatórias e calmante.

Pelos mesmos princípios, o gel pode ser aplicado em gengivas inflamadas e em outras inflamações internas na boca também para cicatrizar espinhas e acnes do rosto.

Para curar aftas - porque a babosa tem propriedade cicatrizante.

Para dor de cabeça, procure usar o gel de aloe vera com uma gotinha de óleo essencial de menta aplicando-o às têmporas e à nuca, com movimentos circulares.

Como anti-inflamatório para cortes, feridas e machucados em geral - pois o gel é antibacteriano, antiviral e antifúngico.

Para curar hemorroidas por seu poder anti-inflamatório.

3. Aplicações do suco da aloe vera

Vamos ver o que acontece se você tomar suco de aloe vera e para quais situações é geralmente indicado.

Antes, porém, vamos deixar claro o que esta planta contém de tão valioso, de modo a torná-la especial e apreciada em todo o mundo. Um dos seus ingredientes ativos mais interessantes é o acemanano, um muco-polissacarídio natural que demonstrou efeito protetor das mucosas gástrica e intestinal.



Plantios de Aloe Vera Linné - a mais usada para fins medicinais e da cosmética

3.1. Trato gastrointestinal

Em um estudo interessante, realizado no Reino Unido em 2004, os pesquisadores deram a um grupo de pessoas com colite ulcerativa, um tipo de doença inflamatória do intestino, o sumo de aloe vera para beber duas vezes por dia. Depois de apenas quatro semanas houve melhoras da doença nos participantes que beberam o suco de babosa, em comparação com o grupo de controle que tinha tomado apenas água pura.

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, principalmente devido aos mucopolissacarídeos contidos na planta, a aloe também é usada para problemas muito comuns, tais como colite, gastrite e outros tipos de inflamação.

Mas, como acima especificado, para tal, o produto usado deve ser estritamente sem aloína, pois, ao contrário pode causar agravamento dos sintomas. 

Duas dicas para reduzir a presença da aloína: 1) colher a folha durante a madrugada, quando esta substância, sem o estímulo da luz solar, encontra-se mais concentradas na raiz da planta. 2) A aloína costuma ficar entre a casca e o gel, ou seja, evite de usar a casca, e evite de ao descascar, cortes muito rasos. 

Portanto, consulte sempre um médico e nunca se automedique.

3.2. Sistema imunológico

E foi demonstrado também que o acemanano tem propriedades imunoestimulantes, pois estimula a atividade dos macrófagos, protegendo o corpo contra vírus e bactérias. Esta é uma das principais razões pelas quais se bebe o suco de babosa, para estimular as defesas naturais do organismo nos períodos em que elas mais são requeridas: outono, inverno ou durante períodos estressantes de provas físicas e mentais.

3.3. Propriedades antibacterianas e antivirais

Algumas pesquisas mostraram que extratos de aloe vera são capazes de agir contra alguns tipos de bactérias, vírus ou fungos, incluindo Escherichia coli e a Candida albicans. A assunção do suco, portanto, pode ajudar em casos onde há infecções deste tipo ajudando o sistema imunológico, mas também agindo especificamente. Por estas propriedades, o gel pode ser usado na pele (uso tópico, externo) para curar e cicatrizar feridas antes que estas inflamem.

3.4. Propriedades antioxidante e desintoxicante

A planta que contém 12 vitaminas, 15 enzimas, 18 aminoácidos, 20 minerais, 75 nutrientes e mais de 150 princípios ativos, também é considerada excelente por suas ações desintoxicante e antioxidante, capazes de combater os radicais livres que contribuem para o envelhecimento das células do nosso corpo.

É por isso que ao tomar suco de aloe vera com frequência, começa-se a notar melhorias na pele, cabelos e unhas.

A lista é, certamente, não exaustiva. São muitas as substâncias que fazem desta planta um tesouro ainda a ser descoberto.

Recentemente, entre outras coisas, a investigação científica tem se concentrando em particular sobre o seu potencial anticâncer, mas, neste caso, parece ser mais eficaz a espécie Aloe arborescens, uma variante da babosa.

LEIA TAMBÉM -> BABOSA: O QUE ACONTECE
SE CONSUMIR ALOE VERA DIARIAMENTE?

Super recomendo a leitura deste livro:
Os capilares determinam nosso destino
Por Michael Peuser: um especialista em aloe vera

4. Contraindicações

Como todas as plantas, até mesmo a aloe vera não está isenta de possíveis efeitos colaterais encontrados com mais frequência principalmente no trato gastrointestinal, como cólicas e diarreia. Neste caso, você deve ouvir o seu corpo e parar o tratamento imediatamente.

Se você estiver tomando medicação, é sempre melhor falar com o seu médico antes de começar a beber o suco da babosa. Pode haver interação medicamentosa dependendo do medicamento que estiver fazendo uso.

suco não deve ser consumido por mulheres grávidas (não existem estudos que indiquem a sua segurança) e durante a lactação (pode deixar o leite amargo e não muito agradável para o bebê).

Muito importante se você tomar o suco de aloe vera é respeitar as doses indicadas na embalagem do produto e não pensar que só porque ele é um remédio natural, você pode usá-lo indiscriminadamente. Como tudo o que é assumido para terapêutica ou preventivamente, é sempre bom seguir um ciclo que pode ser de um mês a três meses, e depois parar.

O gel, contudo, para uso tópico externo, não mostrou quaisquer efeitos secundários e, a priori, pode ser utilizado por todos, muito bom inclusive para as crianças. Só há problemas, é claro, no caso de sofrer de alergia à planta, o que também é geralmente muito raro.

(*) Daia Florios - Redação do GREEN.ME

Colecione! Livro digital Cosmética Natural

Inscreva-se em nossa newsletter e receba agora em seu e-mail o primeiro volume da Coleção Cosmética Natural, da Conceição Trucom.

Informe seus dados:


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 12 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.


* Conceição Trucom
 (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine