Alimentação Desintoxicante x Inteligência Emocional e Afetiva

Alimentação Desintoxicante x Inteligência Emocional e Afetiva

Conceição Trucom *

Quando aprendemos a nos reconectar com nossa essência e pureza, integramos a criança interna e nossas múltiplas inteligências: nosso poder pensante. Desta forma possibilitamos o brincar e o aprender com nossos desafios. Neste momento, animado, nossa alma nos ancora, nos mantém ligados à fonte de inspiração, criação, amor e luz. 

Assim, a proposta agora é uma reflexão sobre as formas de lidar com nossas emoções e pensamentos:

• De forma animada (alma presente), que usa o poder pensante, as percepções (5 sentidos) ativas, que busca estar no mundo real, que percebe os sinais, que usa conhecimentos adquiridos (mente racional) e que supera os obstáculos inerentes à vida com sensação de superação, volta ao social ou;

• De forma iludida, quando o desânimo (des=sem + ânima=alma) dificulta o poder pensante e as percepções (5 sentidos) estão bloqueadas pelas emoções não curadas. Quando o acesso à luz, inspiração e criatividade estão limitados, também as transformações e cura. Como resultado doenças, neuroses e medo do mundo.

 

Observando a figura acima, que considero holográfica, podemos rapidamente enxergar (registrar na mente e coração via sentido da visão) nossas "construções emocionais” como um desafio: qual destes dois mundo escolho viver? O mundo real ou o mundo da ilusão?

Pela lei de causa e efeito, cada escolha nos levará necessariamente para um desdobramento, uma consequência, uma colheita.

Pela ótica evolutiva, são escolhas polarizadas, tipo luz ou sombra, esclarecimento ou ignorância: semeio o caminho para chegar e viver no mundo da REALIDADE ou o caminho para chegar e viver no mundo ILUSÃO?

Para viver no mundo da REALIDADE é preciso o favorecimento, via catarse ou limpezas diárias das EMOÇÕES e, a prática constante da ATENÇÃO LIVRE, para:

• Perceber a si mesmo e o que lhe cerca, ou seja SENTIR;
• Viver no momento presente, no aqui-e-agora (estado meditativo);
• Ser em ESTADO DE ALERTA quanto aos sinais, à realidade do seu MEIO AMBIENTE e possibilidades REAIS.

Ou seja, os cinco sentidos precisam estar sendo usados com plenitude, buscando atentamente, corajosamente, verdadeiramente, que as percepções estejam ao máximo, livres dos chiados e interferências, tão comuns no mundo da ILUSÃO.

No mundo da ILUSÃO, ou pensamento iludido, o primeiro sintoma é, necessariamente, a EMOÇÃO NÃO CURADA, confirmada pela ATENÇÃO BLOQUEADA. Ou seja, os cinco sentidos, as percepções da realidade estão limitadas: existem distorções desencadeadas pelas emoções densas, não transformadas pela catarse ou desintoxicação consciente e comprometida.

Portanto, o enxergar, o escutar, o sentir (tato e paladar) e o olfato (que armazena enorme quantidade de memórias afetivas) estão entupidos (esclerosados), sedados, pelos venenos e toxinas presentes no corpo (principalmente nos cinco sistemas excretores e papilas) e na alma (poder pensante). Lembrando que os cinco sentidos ocupam grandes áreas especializadas do cérebro e são importantes ferramentas para estimular e exercitar o cérebro.

Com a ATENÇÃO BLOQUEADA, em alguma instância, há ausência de SENTIR e perceber o momento presente: MUNDO DA ILUSÃO.

No Ciclo Emocional esquematizado acima, o ponto de partida é sempre a VIDA acontecendo no MEIO AMBIENTE, quando precisamos interagir com a natureza, os animais, os vegetais, os seres humanos e tudo o mais que nos cerca. Estamos vivos? Então estamos inseridos no MEIO AMBIENTE.

O passo seguinte é o ESTRESSE gerado pelo que desejamos internamente e o que de fato nos acontece no ambiente externo. O ESTRESSE, ou tensões causadas pelos desafios diários, têm um impacto importante em todos os nossos corpos. No corpo físico, os neuropeptídeos gerados pelo estresse sinalizam para os diversos sistemas de sobrevivência, para que as ações corretas ocorram e preservem nossa vida e saúde. No psicoemocional, experimentamos diferentes sensações e percepções e as chamamos inicialmente de EMOÇÕES.

Diante da vida, experimentamos emoções humanas como: tristeza, desgosto, raiva, ciúmes, inveja, vaidade, ansiedade, alegria, aceitação, frustração, mágoa, medo e surpresa. Mas, podemos misturá-las e obter muitas outras emoções: alegria + medo = culpa, medo + surpresa = alarme, raiva + desgosto = autojulgamento.

Até aqui, acredito que todo estresse e o desencadeamento das inevitáveis emoções podem ser encaradas como saudáveis, pois elas são o exercício (o dever de casa, de chegar no coração e no poder pensante) de cada um de nós para sair dos instintos primários (emoções) e da ação inconsciente (automatismos), para o Ser que age com discernimento, racionaliza e usa suas múltiplas inteligências (lógica e espontânea): chegar nos SENTIMENTOS, no SENTIR, ou seja, se permitir estar presente, no aqui-e-agora. Tomar decisões, fazer escolhas conscientes: um Ser animado, inspirado e amparado pelo AMOR.

Assim, será neste exercício do VIVER -> ESTRESSE -> EMOÇÕES, que precisamos fazer a escolha do caminho. MUNDO REAL? Precisamos ter a sabedoria de facilitar a CATARSE: desintoxicação, purificação, excretar diariamente (‘ene’ vezes/dia) nossos excretos, toxinas e venenos. Pois esta é a oportunidade da transformação e cura, do salto quântico quando emoções descarrilhadas tornam-se emoções curadas, que significa SENTIMENTOS conscientes. Podemos buscar a oração, a meditação, o floral, a acupuntura, tantas terapias; mas a desintoxicação é a viabilização de todas elas surtirem seus bons efeitos. Porque floral, meditação ou oração; não alcançam profundidade em seres intoxicados, densos.

No mundo da REALIDADE as emoções se transformam em sentimentos: a raiva se torna compreensão, o medo se torna amor, a culpa se torna aceitação. A calma, a coragem, a tristeza e a alegria acontecem num clima de PAZ. Jamais deslumbramento ou ilusão.

Aqui, comprometidos com a desintoxicação diária, a escolha já foi feita. Neste exercício, a cada desafio que a vida lhe apresentar, o grande momento da escolha pelo viver no mundo da REALIDADE vai ficando mais consciente, automático, vitorioso: SENSAÇÃO EMOCIONAL POSITIVA. Diante desta experiência de superação, tudo o que mais desejamos é celebrar a vida, sentir gratidão, interagir com o MEIO AMBIENTE que nos cerca.

No mundo da ILUSÃO, dominados pelas emoções, pela preguiça e medo, pela falta de poder pensante, pouco enxergamos, escutamos e percebemos o mundo que nos cerca. Pouca inteligência emocional, afetiva ou coletiva será possível. Enquanto emoção: raiva será ira, medo será pânico, amor será paixão e tristeza será depressão.

Entretanto, reprimir as emoções não irá permitir o exercício do crescimento, do uso do poder pensante (alma) e das muitas inteligências disponíveis à raça humana. É preciso deixá-las fluir e observá-las: ESTAR ALERTA. Respirá-las. Conversar com as emoções - que é um nível de consciência - para estabelecer, percebendo, lúcido, cada dia mais purificado e animado, a desintegração da automatização animal. Percebendo a conexão do corpo mais leve e sutilizado (pela desintoxicação diária), com sua alma e espírito.

É preciso respeitar nosso subconsciente animal e seu poder de perpetuação. Ter a sabedoria de que sair do MUNDO DA ILUSÃO é um orar e vigiar das nossas sombras, das percepções distorcidas pelas toxinas e venenos. É preciso encarar nossas emoções irracionais, buscando com ATENÇÃO, comprometimento e coragem, senti-las e transformá-las. Não pelo medo ou sedação, mas pelo respeito e AMOR. Negar ou lutar contra as emoções é o que a humanidade tem feito há séculos, milênios. Não funciona. É ilusão.

O estresse criado com a escolha pelo MUNDO DA ILUSÃO, assume a forma de bloqueios e insuficiência no fluxo dos sinais do funcionamento do cérebro e das células, e provoca enfraquecimentos que podem levar ao “emburrecimento”, acidentes e doenças. A chave é expressar as emoções e deixá-las se manifestarem, para que não se solidifiquem, somatizem ou cresçam sem controle na Mente Inconsciente.

Diante das EMOÇÕES, podemos escolher dois caminhos de vida: no mundo da REALIDADE ou no mundo da ILUSÃO.

Porque esta figura é holográfica? Tire xerox e coloque-a em lugares estratégicos da sua vida, além de praticar a desintoxicação diária. Quando acontecer o estresse (desafio) e a EMOÇÃO vier borbulhante, tentando te cegar: abra os olhos e fique de frente para ela: é o seu momento da decisão. Busque a todo custo o ESTADO DE ALERTA. Não busque a sedação (comer, fazer sexo, assistir TV): SINTA, permaneça PRESENTE. Busque os sinais, internos e externos, ore ou dance, mas transforme aquelas emoções em sentimentos.

- A escolha consciente – animada - opta pelo caminho ao mundo da REALIDADE. A emoção, por ser densa, já é um sinal gritante, pedindo pela transformação em sentimento.

- A escolha inconsciente – desanimada -, como um robô, seguirá o caminho ao mundo da ILUSÃO. A EMOÇÃO NÃO CURADA irá retroalimentar o estresse e a ilusão.

Quando seguimos o caminho da REALIDADE passamos da EMOÇÃO ao SENTIMENTO. Transformamos a EMOÇÃO numa condição que podemos, a partir de uma ATENÇÃO ALERTA, deixar mais claras as respostas e compreensões daquele aprendizado.

Em síntese, a prática diária da Alimentação Desintoxicante é a mais poderosa ferramenta de purificação celular e dos cinco sistemas excretores. Por extensão, ela torna possível que os 5 sentidos e suas percepções funcionem em condições otimizadas: mínimo de distorções. Que o estado meditativo, da ATENÇÃO ALERTA sejam uma constante na nossa vida.

O mundo da ILUSÃO também começa com a EMOÇÃO que experimentamos em resposta ao estresse diário da vida. Mas, neste caminho, acreditamos que não é apropriado sentir ou liberar tais emoções, ou talvez, com o organismo e os 5 sentidos muito intoxicados e densos, não temos a menor idéia de como liberá-las com equilíbrio e segurança.

Armazenamos estas EMOÇÕES no corpo e as experimentamos como NÃO CURADAS, ou acreditamos como NÃO CURÁVEIS, um lastro eterno a se manter escondido, mas que carregamos como subtexto (inconsciente) de tudo o que falamos ou fazemos. Estes sentimentos ficam refluxando horas, dias, meses e anos, e tornam-se emoções viciosas, arraigadas, cristalizam, somatizam e aderem na nossa identidade.

Quando a ansiedade, a falta de fé é uma constante na vida da pessoa, e essa falta de fé torna-se uma EMOÇÃO NÃO CURADA que bloqueia, a todo momento, a sua ATENÇÃO às oportunidades de eixamento, pés no chão e transformação, o que resta é somente: Dizer chega e buscar a desintoxicação diária. Porque as EMOÇÕES NÃO CURADAS provocam ao longo do tempo mais intoxicação, densidade, sedação e inabilidade crescente para o ESTAR PRESENTE, portanto para o envolvimento mais pleno com as pessoas e a VIDA.

Um exemplo comum: se tenho 100 pontos de ATENÇÃO ALERTA para usar, mas consumo sempre uns 60 pontos para sustentar a perpetuação das minhas EMOÇÕES NÃO CURADAS (tipo: Está vendo? Eu já sabia que isso ia acontecer!) o que me resta de pontos para o sentir e transformar?
Para viver a REALIDADE só me restam 40 pontos, que é insuficiente para escutar a alegria de um amigo, enxergar um pôr do sol, sentir o cheiro do bolo que minha mãe fez e receber o abraço do meu filho.

Passamos pela VIDA (MEIO AMBIENTE) com pouca ATENÇÃO ALERTA, portanto interagindo “meia boca” com o mundo que nos cerca, criando mais ESTRESSE e ILUSÃO. O ciclo da ILUSÃO se autoperpetua na medida que cada vez aumenta o nível de ATENÇÃO BLOQUEADA, pois as leituras distorcidas dos cinco sentidos e as cargas de toxinas aqui consumidas, geradas e não liberadas pelos sistemas excretores, só vão aumentando. Como cantava Raul Seixas: a cegueira da visão.

No MUNDO DA ILUSÃO os vícios são crescentes, como ao AUTOJULGAMENTO por não se permitir ser amável, desejável ou respeitável; e mais estresse é gerado. Esse ciclo dificilmente volta a se conectar com o meio ambiente, com a vida real. Ele é alienante.

Uma vez habitante assíduo do MUNDO DA ILUSÃO, não será importante o que acontece na vida da pessoa a cada momento, mas somente o acúmulo de EMOÇÕES NÃO CURADAS. A pessoa vai se defasando cada vez mais da realidade, que está acontecendo agora, no momento presente, e não como a 6 meses, 1 ano ou 10 anos atrás.

Muitos de nós simplesmente não sabemos ou lembramos, onde ficou enganchado neste MUNDO DA ILUSÃO, mas quer saber? Proponho começar JÁ a usar ferramentas que te ajudem no resgate da:

• sua vida REAL;
• do caminho escolhido pela consciência, pelo coração;
• do uso pleno dos 5 sentidos, através da limpeza dos 5 sistemas excretores;
• de todos os sabores da vida, cujos portais são as papilas gustativas.

Desta forma, se tornam possíveis as experiências com SENSAÇÃO EMOCIONAL POSITIVA, bom humor, ânimo, múltiplas inteligências, superação e transcendência.

Então, voltamos para a VIDA (MEIO AMBIENTE): crescidos, fortalecidos, animados, inspirados, amparados, criativos, iluminados, magnéticos, para enfrentarmos os estresses e desafios inerentes ao VIVER para CRESCER!


Leia também: Os sentimentos e as emoções

Os 5 sistemas excretores, 5 sentidos e 5 sabores

Onde está a nossa Alma? 

Texto extraído do livro Alimentação Desintoxicante - edição 6 em diante.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine