Linhaça na Nutrição Vegetariana

Linhaça na Nutrição Vegetariana

Conceição Trucom *

Os vegetarianos que vivem em países desenvolvidos gozam de boa saúde, têm baixos índices de câncer e de doenças cardiovasculares (438), além de apresentarem baixo nível de mortalidade em relação ao resto da população (439). A boa saúde é devida em parte aos seus hábitos de alimentação ricos em frutas, legumes, pães e cereais. No entanto, existe a preocupação de que alguns vegetarianos não estejam consumindo um nível suficiente de ácidos graxos ômega-3 nas suas dietas. Os vegetarianos rigorosos que não comem carne, peixe nem produtos lácteos obtêm os ácidos graxos ômega-3 apenas das plantas, que são fonte de ALA, mas não contêm ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa como o ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA). 

Portanto, as pessoas rigorosamente vegetarianas têm menores níveis de ácidos graxos ômega-3 e níveis mais elevados de ácido linoléico (ácido graxo essencial ômega-6) nas células de seus glóbulos vermelhos, plaquetas e fosfolipídios do soro, em comparação com pessoas onívoras (440,441). Em um estudo realizado na Austrália, um grupo de homens vegetarianos rigorosos e ovolactovegetarianos tiveram consumos significativamente menores de ALA, EPA e DHA em comparação com um grupo de homens que tinham um alto consumo de carne. O menor consumo de EPA e DHA ficou refletido em menores concentrações desses ácidos graxos ômega-3 nos fosfolipídios do plasma. Da mesma forma, o conteúdo de ALA nos fosfolipídios do plasma foi maior nos vegetarianos e ovolactovegetarianos, que nos homens que consumiram carne (400). 

Alguns especialistas sugerem que os vegetarianos devem pelo menos duplicar o consumo recomendado de ALA (443). Os vegetarianos que adicionam linhaça à sua dieta podem aumentar a sua ingestão de ALA e melhorar o conteúdo de ômega-3 nos seus tecidos. Por exemplo, foi mostrado que os homens vegetarianos que consumiram linhaça, pelo menos durante 28 dias, registraram um aumento no teor de ALA, EPA e de ácidos graxos ômega-3 nos fosfolipídios de suas plaquetas (233).

 

Fontes: Site Flaxcouncil - Canadá. Ver referências aqui 

A importância da Linhaça na saúde editora Alaúde. 

 

(*) Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, o bem-estar e a qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte: www.docelimao.com.br

Recomenda-se também a leitura na íntegra dos livros De BEM com a Natureza e Alimentação Desintoxicante (ambos Editora Alaúde), o que possibilitará a prática desta alimentação e filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

 

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