Quais são os benefícios da quercetina?

Fonte: Medical News Today - Beth Sissons e Tom Rush
Revisão: Jillian Kubala, MS, RD, Nutrition em 05/07/2022
Tradução: Fernando Trucco - especialmente para o Doce Limão Professional Translations

Quercetina é um pigmento presente em muitas plantas, frutas e vegetais. Tem propriedades antioxidantes poderosas e pode ajudar a proteger contra certas condições de saúde, incluindo doenças cardíacas. Mas ela pode ser obtida através de uma dieta equilibrada ou tomada como um suplemento.

Pitaco Conceição Trucom: diante dos inúmeros casos de pessoas com sintomas relatados por pessoas que tiveram a COVID19, que chamamos de COVID LONGA e também relatos de sintomas pós vacinação, temos o relato e estudos de profissionais da saúde que indicam as seguintes suplementações para lidar melhor com a reversão dos sintomas e incômodos de saúde: Quercetina, Zinco, Vitamina C, Vitamina D. Mas fora a quercetina que temos como 'suplementar' via uma alimentação com os alimentos listados abaixo, os demais suplementos é importante realizar com a assistência de um profissional da saúde integrativo e humanista. 

Confira agora os possíveis benefícios da quercetina e também analisa os potenciais efeitos colaterais.

O que é quercetina?

A quercetina, age como um anti-inflamatório, antioxidante e analgésico, provavelmente um tratamento potencial para inflamação grave e uma das principais condições de risco de vida em pacientes com COVID-19.

A quercetina é um flavonol, que é uma subcategoria dos flavonoides (polifenóis). Flavonoides são compostos fitoquímicos presentes em plantas, frutas, ervas, legumes e sementes como as nozes e o sarraceno. Importante lembrar que o organismo humano não sintetiza quercetina.  

A quercetina é um dos flavonóides mais comuns e mais bem pesquisados. Alimentos e bebidas que contêm quercetina:

  • Brócolis (crucíferas)*
  • Cebolas (principalmente a roxa com casca inclusa) e Pimentas
  • Sarraceno (rico em rutina e quercetina)
  • Alcaparras
  • Limões (cítricos em geral, principalmente nas cascas)
  • Maçãs, Uvas e Bagas
  • Chá e Vinho
  • Nozes e sementes

 * Nota do tradutor sobre as crucíferas:

Além de contribuir para a dose diária de vitaminas e minerais, diversos estudos revelam
que os compostos bioativos encontrados no grupo de alimentos crucíferos, contribuem
para auxiliar na eliminação de toxinas do organismo, o conhecido efeito "Detox".
Os vegetais crucíferos também são conhecidos por estimular o sistema imunológico,
tornando a imunidade humana mais fortalecida.
Outros pontos positivos destes alimentos são seus efeitos na diminuição
da inflamação, proteção do cérebro e redução do peso.
Importante ressaltar que o consumo dos vegetais crucíferos
(couves, brócolis, couve-flor, mustarda, nabo e rabanetes)
crus deve ser limitado a 2-3 vezes/semana para evitar impactos negativos na tireoide.
Quando amornados ou cozidos esta limitação não acontece. 

Os possíveis benefícios para a saúde da quercetina incluem: 

  • Combate radicais livres
  • Reduz a inflamação
  • Reduz o risco de câncer
  • Reduz o risco de doenças neurológicas
  • Alivia alergias
  • Reduz o risco de infecções
  • Reduz o risco de doenças cardíacas
  • Diminui a pressão arterial

Combate radicais livres

A quercetina tem propriedades antioxidantes.

Os antioxidantes ajudam a proteger as células contra danos oxidativos. Danos oxidativos ocorrem quando um excesso de radicais livres presentes no organismos sobrecarrega as defesas antioxidantes. O termo médico para isso é estresse oxidativo.

Os radicais livres são moléculas instáveis que podem aumentar o risco de doenças e acelerar o envelhecimento. O organismo produz radicais livres através de processos metabólicos regulares, como na produção de energia.

No entanto, diferentes fatores externos podem contribuir para a produção, incluindo: 

  • Poluição
  • Fumaça de cigarro
  • Radiação
  • Exposição solar
  • Estresse
  • Consumo de álcool
  • Toxinas químicas
  • Gases de efeito estufa

A quercetina tem função antioxidante mais potente do que as vitaminas C, E ou betacaroteno.

Redução da inflamação

Inflamação é a resposta natural do corpo ao estresse e lesões que auxilia ao corpo a se curar. No entanto, a inflamação crônica pode prejudicar o corpo e contribuir para condições específicas de saúde. A quercetina pode ajudar inibir inflamação  do organismo.

Embora consumir uma dieta rica em alimentos ricos em quercetina possa ajudar a regular a inflamação, não está claro se tomar suplementos com alta dose de quercetina é benéfico para reduzir processos inflamatórios.

Redução do risco de câncer

Pesquisas mostram que uma dieta rica em frutas e vegetais ricos em flavonoides pode reduzir o risco de certos cânceres e retardar o crescimento de células cancerígenas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar as ligações diretas entre a ingestão de quercetina e o risco de câncer.

Benefícios para a saúde neurológica

A quercetina pode reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou Mal de Parkinson.

O estresse oxidativo contribui para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. O estresse oxidativo ocorre quando há um excesso de radicais livres no organismo. As propriedades antioxidantes da quercetina podem ajudar a combater radicais livres.

Um estudo de 2021 descobriu que consumir cebola rica em quercetina durante 24 semanas reduz o declínio cognitivo relacionado à idade. Estudos em animais também mostraram que a quercetina tem um efeito protetor contra o comprometimento cognitivo na doença de Alzheimer. No entanto, a pesquisas continuam em andamento, e atualmente os médicos não usam quercetina para tratar distúrbios neurológicos como o Alzheimer.

Pitaco Conceição Trucom: foi pautada neste pacote de informações que criei a Refeição Matinal com Granola Regenerativa para minha mãe (92 anos e com Alzeimer estabilizado), para mim, todos que amo, e todos meus leitores, seguidores...

Alivio de sintomas alérgicos

Estudos recentes sugerem que a quercetina pode ser um anti-histamínico eficaz, pois restringe a histamina de ser liberada das células.

Essas propriedades antialérgicas indicam que a quercetina pode ser um suplemento útil para pessoas com doenças alérgicas como rinite. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esse potencial benefício. As pessoas  com alergias não devem complementar com quercetina, a menos que sejam orientadas a fazê-lo por um profissional de saúde.

Efeitos antibacterianos e antivirais

A quercetina tem propriedades antibacterianas e antiviraisTestes de laboratório mostram que a quercetina pode inibir o crescimento de muitas bactérias, incluindo:

  • Salmonella enteritidis
  • Staphylococcus aureus
  • Escherichia coli
  • Proteus
  • Aspergillus flavus

A quercetina, juntamente com outros flavonoides,
pode 
ajudar a inibir  o crescimento de muitos vírus.

Redução do risco de doenças cardíacas

A dieta desempenha um papel essencial na redução do risco de doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e derrames. Como frutas e vegetais contêm flavonoides, comer mais pode ajudar a reduzir o risco dessas doenças.

Pesquisas sugerem que quercetina pode ajudar a proteger a saúde cardíaca, aliviando a disfunção dos vasos sanguíneos mitigando a disfunção endotelial, e reduzindo fatores de risco de doenças cardíacas, como pressão alta e aterosclerose.

Redução da pressão alta

De acordo com um Análise de 2019 tomar suplementos de quercetina pode ser uma maneira eficaz de reduzir a pressão arterial.

Outras pesquisas mostram que pessoas com excesso de peso que tomaram um suplemento de quercetina de 150 miligramas (mg)  por dia, mostraram níveis mais baixos de colesterol nocivo no sangue e redução da pressão arterial sistólica.

Dosagem

As pessoas podem obter quercetina através de sua dieta comendo uma variedade de frutas, sementes e legumes diariamente.

Cebolas estão entre as fontes mais ricas de flavonoides dietéticos que você pode comer, fornecendo 28,4 a 48,6 miligramas (mg) de quercetina por 100 g do alimento.

A quercetina está disponível como um suplemento nutricional, tipicamente em doses de 500 a 1000 mg/cápsula.

Os suplementos também podem incluir outras substâncias,
como 
bromelina ou vitamina C,  que podem ajudar a
absorver a quercetina de forma mais eficaz.
 

Efeitos colaterais e riscos

Os antioxidantes naturais encontrados em frutas e vegetais podem ser benéficos quando consumidos como parte de uma dieta equilibrada e nutritiva.

No entanto, a quercetina pode interagir com alguns medicamentos sendo, portanto aconselhável consultar um médico antes de tomar um suplemento.

Resumo

A quercetina é um flavonoide encontrado em frutas e vegetais sendo aconselhável o consumo diário de uma grande variedade de frutas e vegetais. 

Embora muitos estudos tenham encontrado vários benefícios potenciais da quercetina, muitos foram estudos realizados apenas em animais ou in vitro.

Mais pesquisas sobre os efeitos nos seres humanos são necessárias para entender os benefícios e efeitos colaterais plenamente.

As pessoas que desejem complementar a dieta com quercetina devem procurar orientação profissional antes de comprar produtos oferecidos no mercado.

Leia também: Receitas Extraordinárias com Sarraceno


4a edição revisada e ampliada
Com 2 capítulos novos e muito mais receitas.
Clique AQUI para adquirir na loja virtual Doce Limão

Leia também: Quais são os benefícios da quercetina?

Carin Primavesi apresenta o Santo Sarraceno

Imperdível: Pão de Sarraceno - Cruzinha Prática Doce Limão

Combo Santa Sê-Mente: livro + 0,5 kg sarraceno


Combo Sarraceno:
Livro + 2 kg sarraceno + PF1 + kit Panificação
+ tubete fitossal quercetina plus


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 11 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossa loja. Clique e adquira já.


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine