Amendoim & Saúde Vascular

Segundo artigo publicado pela Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (FASEB)*, a adição de amendoins numa refeição pode beneficiar a saúde vascular.

Em 30 de março de 2015 - Tradução Fernando Trucco **

A disfunção vascular desempenha um papel importante no desenvolvimento da aterosclerose e na formação de placas coronárias além de provocar doença da artéria coronária.

Estudo sobre o consumo de amendoim - cerca de duas vezes/semana - mostrou que quando o incluímos como parte de uma refeição rica em gorduras, melhora a resposta de triglicéridos e preserva a função endotelial.  

"Os amendoins podem ser uma opção de alimento funcional quando consumidos como parte de uma dieta saudável," disse o investigador Xiaoran Liu, um estudante de pós-graduação do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Estadual da Pensilvânia

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a função vascular depois de uma refeição rica em gordura. Quinze homens com sobrepeso foram randomizados para uma refeição que continha 3 onças (85 gramas) de amendoim moído na forma de uma batida versus uma refeição de controle, ou seja, batida sem amendoim. O conteúdo energético e macronutrientes foi balanceado em forma equivalente para ambos os grupos. 

O perfil lipídico, glicose e insulina foram medidos cinco vezes após cada refeição. A dilatação fluxo mediada (DFM) foi medida para avaliar a função vascular. Este método não-invasivo requer colocar um manguito no antebraço para restringir o fluxo de sangue, o qual em seguida é liberado para avaliar a dilatação da artéria braquial. 

O grupo que consumiu a refeição de controle (sem amendoim) diminuiu 1,2% a DMF em relação com a linha base. Em contraste, não houve diminuição da DMF após a refeição, do grupo que consumiu a refeição com amendoim.

Estes resultados demonstram que a refeição com amendoim mantém a função vascular normal
enquanto a refeição de controle, alta em gorduras, deteriora a função vascular aguda. 

A disfunção vascular desempenha um papel importante no desenvolvimento da aterosclerose e na formação de placas coronárias e lesões que conduzem à doença da artéria coronária. Tipicamente, depois de uma refeição rica em gorduras a função vascular é reduzida, embora temporariamente, até que a gordura que está no sangue (por conta da refeição) é 'digerida'. 

Estratégias que possam aliviar a gordura alimentar e seu efeito sobre a disfunção vascular, podem diminuir o risco de doença coronária. 

A nossa descoberta mostrou que mesmo numa refeição rica em gorduras
  o consumo de amendoim tem um efeito atero-protector

"Estudos anteriores demonstraram que os indivíduos que consomem amendoim mais de duas vezes por semana têm um risco menor de doença cardíaca coronária". Liu disse: "Este estudo indica que o efeito protetor do consumo de amendoim pode ser devido, em parte, ao seu efeito benéfico sobre a saúde arterial." 

O amendoim é rico em nutrientes e energia densa, por isso Liu observou a importância de estar consciente do seu conteúdo de calorias quando é incorporado na dieta. Assim, o amendoim deve substituir outros alimentos que são fontes de calorias quando incluídos na dieta. 

No futuro, o grupo espera investigar os efeitos do consumo de amendoim sobre outros fatores de risco, incluindo marcadores inflamatórios. 

Pitacos da Conceição Trucom: aqui no Brasil minha sugestão é pela variedade Amendoim Cavalo ou Rosa, geralmente com baixíssimo ou nenhum grau de contaminação por aflatoxinas. E, sempre hidratá-lo por 8-12 horas e retirar a pele antes de seu consumo. Com estes procedimentos aumentamos muito a segurança alimentar com a redução de seus antinutricionais e agentes alergênicos. Atenção: redução, não zeramos. Ou seja, para algumas pessoas pode seguir sendo um alimento que desencadeia processos alérgicos, apesar de grande redução destes riscos.

Amendoim cava ou rosa cru


Amendoim cavalo ou rosa cru hidratado por 8 horas


Amendoim cavalo ou rosa cru, hidratado por 8 horas - sem pele -
germinando no ar.


Queijo VIVO: amendoim cavalo + grão de bico germinados e fermentados
por 12 horas no rejuvelac. Aqui servido como canapés sobre barcos de acelga e radichio.

(*) Fonte: Federation of American Societies for Experimental Biology (FASEB). "Adding peanuts to a meal benefits vascular health." ScienceDaily, 30 March 2015

(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor. 

Confira em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos

Cadê o leite que estava aqui?

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine