A importância da Linhaça na saúde - Fibras

A importância da Linhaça na saúde - Fibras

Conceição Trucom *

A semente da linhaça deve ser classificada como um alimento biogênico (bio = vida + gênico = gerador), um "gerador" de vida, portanto, um agente revitalizante, que acorda a vida, desperta a vida!

De origem vegetal, a semente da linhaça contém no seu lado "oculto ou metafísico" informações nutricionais alquímicas para todos os nossos corpos (físico, emocional, mental e etérico). Mas, como tudo aqui na Terra, nós só conseguimos registrar e assimilar aquilo que estamos prontos para receber e perceber.

Então, com muita sabedoria, a semente da linhaça nos ajuda na desintoxicação de todos estes corpos, para tornar possível, ou melhor, ampliar, a nossa capacidade de assimilação de todo o seu enorme potencial "nutricional" - o físico e o metafísico.

Bem, então, para começar, precisamos saber um pouco mais sobre as suas fibras. Isto porque conhecer sobre as fibras da linhaça, tanto na quantidade quanto na qualidade, vai nos explicar sobre o potencial de despertar a vida que a linhaça tem.

Com forte poder desintoxicante e laxante, tais fibras irão favorecer a eliminação de nossos venenos e toxinas, uma condição básica para que o organismo fique liberado de energias mais densas, abrindo espaços novos para acessarmos o mais sutil, o menos denso. Afinal, desintoxicar-se é uma atitude 100% espiritual.

As fibras da Linhaça

Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. E aí começam as vantagens do consumo destes alimentos, porque as fibras são um paradoxo: não alimentam, mas são essenciais à saúde.

Existem dois tipos de fibras: as solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis em água.

As fibras hidrossolúveis são as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal e absorvem a glicose e o colesterol, dificultando a sua liberação na corrente sangüínea.

As fibras insolúveis em água são a celulose, a lignina, a hemicelulose e os amidos resistentes (AR). São pouco fermentáveis, apresentam um efeito esponja no trato gastrointestinal, conferindo maior volume e fluidez ao bolo fecal, reduzindo o tempo do trânsito intestinal.

A indicação nutricional é o consumo de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, que por mecanismos diferentes e integrados, regulam o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e colesterol sangüíneo e no tratamento da obesidade.

As fibras alimentares são conhecidas pelos seus efeitos benéficos na prevenção e tratamento de várias doenças. E o Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda o consumo de 25-30 gramas de fibras/dia.

Mas, fibras provenientes de uma semente como a da linhaça, com sua informação genética de "gerar vida", certamente apresentam um conteúdo valioso de informações no plano oculto, que irá interferir de forma multiplicada em processos de transformação e expansão da consciência.

As fibras dietéticas contidas na semente de linhaça respondem no total por cerca de 28% do seu peso seco.

A fração de fibras insolúveis é a mais significativa - 17 a 22% - e consiste de amidos resistentes (AR), celulose e ligninas.

Já a fração de fibras solúveis em água - 6 a 11% - é basicamente composta por gomas, mucilagens e pectinas.

Principais propriedades das fibras solúveis da Linhaça: PECTINAS, GOMAS E MUCILAGENS.

  • Retardam o tempo de esvaziamento gástrico, dificultando picos glicêmicos;
  • Proporcionam substrato fermentável para bactérias do cólon;
  • Reduzem a concentração plasmática de colesterol;
  • Melhoram a tolerância à glicose e;
  • Fixam os ácidos biliares.

Principais propriedades das fibras insolúveis da Linhaça: CELULOSE, LIGNINAS E AMIDO RESISTENTE.

  • Retém água nas fezes, portanto aumentando a fluidez fecal;
  • Aumentam o volume e peso das fezes;
  • Favorecem a peristalse dos intestinos;
  • Reduzem o tempo de trânsito das fezes;
  • Aumentam o número de evacuações;
  • Reduzem a pressão intraluminal e;
  • Em excesso pode aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.

Portanto, nada de excesso, mas muito bom senso na hora de consumir alimentos saudáveis como a semente de linhaça. O ideal é 1 colher de sopa/dia para adultos e 1 colher de sobremesa/dia para crianças até 12 anos.

 

Complemente esta leitura com: Perguntas sobre a Linhaça I

2 Vídeos - Leite e Vitamina de Linhaça


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine