Receitas para tratar mãos e pés

Receitas para tratar mãos e pés

Conceição Trucom *

Você pode praticar estes rituais sozinha, com amigas, com as filhas, com a criançada: você decide.

Lembrando que sozinha será um momento de silêncio e somente seu. Acompanhada será para aproveitar e fazer uma festinha celebrando a energia do feminino ou o amor tântrico!

Você não precisa, aliás, nem deve sair de casa, porque estas receitas levam basicamente os mesmos ingredientes da despensa da cozinha.

Certo, este é um guia de segredos que ajudam a tornar mãos e pés mais belos e felizes, usando somente produtos naturais.

Escolha as dicas que mais lhe convier ou atrair a cada dia, a cada momento. O ideal é praticar de acordo com cada necessidade, mas a sugestão é mínimo uma vez por semana.

Fubá, melado de cana e limão: doce esfoliação

Para esfoliar/clarear a pele das mãos e dos pés, nada melhor do que o uma farinha de milho fina misturada com melado e gotas de suco fresco de limão. Forme uma pasta e aplique com movimentos delicados, desenhando círculos. Curta o contato, os estímulos sensoriais do áspero e do melado, os aromas. Depois aplique também nos pés, igual fez nas mãos.

Deixe repousar por dez minutos e retire com água morna, na seqüência água fria. Ideal realizar este procedimento ao final da tarde ou à noite para evitar sair e tomar sol.

Óleo de babaçu (ou de coco), agente anti-envelhecimento: cutículas saudáveis

O ideal seria que as cutículas nunca fossem cortadas, somente hidratadas. E, para se manter hidratada, jovem e saudável um óleo vegetal é o ideal. O óleo de babaçu, com seu elevado poder bactericida e ação anti-aging, irá rejuvenescer suas mãos e pés.

Pensar que você já esfoliou os pés e as mãos. Agora vai tirar o esmalte para hidratar as unhas. Aplique esta manteiga (não precisa sequer antes fundi-lo, já que é sólido abaixo dos 25 graus) nas unhas, massageando-as amorosamente uma a uma. Ao final, deixe um excesso de óleo sobre as cutículas. Deixe em repouso por 15 minutos e lave as mãos e os pés com água morna se assim desejar. Porque o óleo de babaçu guarda grandes semelhanças à gordura humana, então seu poder de penetração é bastante elevado, não deixando a pele 'ensebada' após sua aplicação.

Óleo de coco ou babaçu (grau cosmético = sem aroma): massagem e relaxamento total

É ideal ao deitar. O óleo de coco age como calmante, hidratante e nutritivo da pele. Cria uma sensação de relaxamento e descanso. Se você tiver um óleo essencial de lavanda para pingar 1-2 gotas no óleo de babaçu (2 colheres de sopa): êxtase. Use como óleo de massagem e aplique com movimentos suaves, começando na ponta dos dedos e atingindo o punho das mãos e tornozelos dos pés. Ponha uma meia e vá dormir.

Leite de linhaça e suco de limão: mãos renovadas

Derrame 2 copos de leite de linhaça (morno) em uma tigela de cerâmica com o suco de meio limão. Deixe descansar as mãos nesta mistura por dez minutos. Em seguida enxágüe com água morna. Ideal realizar este procedimento ao final da tarde ou à noite para evitar sair e tomar sol.

E no final: mãos e pés de princesa!!!

Leia mais em: Aromaterapia: Óleos de Massagem

Receita para rachadura nos pés


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine