Fitoterapia: Chooran - Pó Digestivo

Fitoterapia: Chooran - Pó Digestivo

Conceição Trucom *

Segundo os ensinamentos e técnicas de tratamento da milenar medicina hindu Ayurvédica, a digestão é um fenômeno vital da existência humana.

Na visão da Ayurveda, uma medicina basicamente fitoterápica e principalmente preventiva, a digestão não é uma atividade ligada somente aos alimentos que ingerimos. Precisamos colocar muita atenção ao quanto estamos digerindo a nós mesmos (culpas, fracassos, medos, inseguranças, impotências e ansiedades), como também todas as nossas relações (amigos, irmãos, pais, filhos, profissionais, desafios, mágoas, ciúmes, iras, invejas, planeta etc.).

Uma vez que o sistema digestivo está ativo e sano, é natural que os demais sistemas também vibrem nesta mesma harmonia, sobrando energia para recebermos inspirações de evolução pessoal, nos plenificarmos e transbordarmos nossa gratidão, harmonia e SerViço (Ser em estado de Viço).

Pensando somente na questão física, acredito que todas as pessoas que apresentam qualquer excesso de gordura corporal estão com alguma deficiência digestiva, pois caso contrário, excessos não estariam acontecendo.

Contudo, se pensamos em questões emocionais, psicológicas e espirituais, acredito que muitos sapos, teias de aranha e lamas no fundo do poço, precisam ser recicladas e passarem novamente pelo sistema digestor.

Assim, nada mais justo que fazermos uso de uma antiga receita desta medicina, cujo propósito é estimular a digestão, e que, obviamente, faz uso de ervas digestivas e limão para o seu preparo.

Todos já passaram por esta experiência: é só pensar ou falar de limão que a boca começa a salivar, certo? Pois bem, a salivação é um sinal de que o sistema digestor foi ligado. O consumo do limão acelera o metabolismo digestivo em cerca de 20%. E pense que a digestão tem começo, meio e fim: inicia-se na boca (salivação e mastigação), passa pelo estômago, fígado, vesícula, intestino delgado e termina no sistema excretor (intestino grosso e ânus).

Portanto, junto com o digerir tudo o que está INDIGESTO, ainda tem a EXCREÇÃO. Certo?

Ou seja: desintoxicaçãooooooooooooo.

Receita do Chooran

Bem, o Chooran é um pó geralmente usado na Índia para melhorar o sistema digestivo. Como o pão de queijo mineiro, existem muitas receitas indianas do Chooran. Mas, vou passar uma bem tradicional, que todos podem preparar facilmente, estando aqui no Brasil ou qualquer parte do mundo.

Ingredientes: 150 g de sementes de erva-doce (1 ½ xícara) + 75 g de folhas ou sementes (secas) de orégano (3 ½ xícaras) + 7,5 g de sal marinho (1 colher de sobremesa) e suco fresco de alguns limões.

Preparo: triture no liquidificador as sementes + o sal até se obter um pó. Transfira o pó para um pirex. Acrescente aos poucos o suco fresco do limão, e vá misturando com uma colher de pau, gulosa (pão duro) ou porcelana, até obter uma pasta molhada. Cubra com um tecido de filó e prenda com pregadores de roupa na borda do pirex. Leve para desidratar ao sol, mexendo a cada 15 minutos para acelerar a secagem que deve acontecer em 30-60 minutos dependendo da intensidade do sol. Volte a pulverizar no liquidificador. Conserve num frasco de vidro escuro com tampa.

Opção de preparo: prepare somente o pó (sem a etapa de adicionar o suco de limão e depois secagem) e adicione o suco de ½ limão na água toda vez que for tomar.

Função, posologia e tratamento: esta é uma alquimia solarizada, um pó usado pela medicina Ayurvédica para estimular e tratar todo sistema digestivo (desde as papilas até a excreção).  Durante a mistura com o suco fresco de limão, todas as partículas são envolvidas com a informação terapêutica do limão, intensificando sua ação digestiva. E, com a solarização, cada uma destas partículas será atomizada com a energia (fótons) do sol, potencializando seu poder de desintoxicação, harmonização e cura. Use uma colher rasa (café) desse pó seco com 1/2 copo de água morna + suco fresco de 1/2 ou 1 limão pela manhã em jejum quando não puder tomar o suco desintoxicante. E, logo após as refeições principais (*). Você pode ajudar mais ainda a "exorcizar as gordurinhas e sapos" colocando este pozinho para temperar suas saladas, sanduíches e refeições mais calóricas.

(*) Algumas pessoas se sentem melhor tomando o Chooran 30 minutos antes das refeições. Faça sua experiência.
 

 Para adquirir o CHOORAN pronto
Até 31.Março.2017: de 10,00 por R$8,00
é só clicar AQUI

Leia mais em: Limão x Sistema Digestivo


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine