Fitoterapia: Picles Indiano de Limão

Fitoterapia: Picles Indiano de Limão

Conceição Trucom *

Receita da milenar Medicina Ayurvédica - um tratamento exemplar para tratar problemas crônicos e agudos de digestão e úlcera. Ao estimular todas as papilas através da presença de todos os 6 sabores (ver abaixo em FUNÇÕES), são acordados todos os órgãos do sistema digestivo (desde as papilas até a intestinos e ânus), assim como os demais sistemas excretores.

Portanto, através do consumo diário deste picles, todos os 5 sentidos humanos são acordados, viabilizando não só a saúde física, mas a presença, o centramento e o estado meditativo.  

Ingredientes
frasco 380 ml
4 frascos 380 ml
Limões médios
6
24
Sal grosso marinho
1 colher sobremesa
2 colheres sopa (30 g)
Melado de cana ou Mel
1 colher sopa
4 colheres sopa (60 g)
Cominho semente
1 colher sopa
4 colheres sopa (30 g)
Coentro semente
1 colher sopa
½ xícara rasa (30 g)
Mostarda semente
½ colher sobremesa
1 colher sopa (15 g)
Pimenta do reino preta grãos
1 colher chá
1 colher sobremesa (8 g)
Noz Moscada
½ unidade
2 unidades (4 g)


Preparo:
a receita original é com o limão siciliano, porém pode ser preparada com qualquer variedade de limão. O mais importante é que seja um limão da época, maduro e saudável.

- Lavar 24 limões em água limpa, esfregando com uma escovinha e sabão. Enxugar com um pano limpo e seco.

- Cortar 12 limões em 8 partes iguais e reservar.

- Os outros 12 limões devem ser cortados primeiramente ao meio e espremidos. Reservar o suco. Cada metade já espremida (carcaça) deverá ser cortada também em 4 partes iguais. 

- Colocar todos os limões já cortados (espremidos e não espremidos) num pote de vidro transparente. Não pode ser de outro material.

- Acrescentar a seguinte mistura de especiarias previamente moídas no liquidificador (ver tabela acima): 30 g de cominho semente, 30 g de coentro semente, 15 g de mostarda semente , 8 g de pimenta-do-reino preta em grão, 4 g de noz-moscada ralada, 2 colheres (sopa) de sal marinho, 4 colheres de sopa de melado de cana ou mel. 

- Acrescentar o suco dos limões, tampar e agitar para impregnar todos os pedaços de limão com os condimentos.

- Manter o pote sob luz solar direta por mínimo 30 dias. Não importa se acontecerem dias mais nublados ou chuvosos, o importante é receber a luz do dia no lugar de sua casa que receba mais luz natural. Ideal face norte, ou seja, sol da manhã.

Importantíssimo: para evitar que se formem fungos, não permitir que nenhuma água ou utensílio úmido entre em contato com o picles antes dos 30 dias do seu preparo.

Durante os 30 dias é fundamental agitar o pote diariamente (1 ou 2 vezes por 5 minutos) para favorecer a integração dos sucos e condimentos com as cascas do limão.

Funções: este picles contém os 6 sabores: amargo e adstringente da casca do limão, ácido do suco do limão, salgado dos sais do limão + o sal marinho, doce da frutose do limão + melado e picante da pimenta e casca do limão, além de outros "bouquês" oferecidos pelas ervas/condimentos que acordam/ativam todos os elementos e sistemas excretores. Ele tem o poder de acordar e limpar todas as papilas, por consequência todos os órgãos do sistema digestivo e excretor. Seu consumo diário impede o desenvolvimento de problemas gástricos e digestivos no organismo. Torna-se mais poderoso quanto maior seu tempo de preparo. Seu poder terapêutico também está no fato da casca, com todas as suas propriedades medicinais, ser fermentada no suco da própria fruta e no sol. Ideal usar para acompanhar o almoço.

Posologia e tratamento: ingerir 1-2 pedaços do picles, diariamente, juntamente com o almoço. Não consumir à noite ou no Jantar.

Leia mais em: Limão x Sistema Digestivo

Fitoterapia - Sal Digestivo ou Chooran Sal 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine