Azedinho poderoso

Azedinho poderoso

Camila Silveira

Consumir limão diariamente pode trazer muitos benefícios à saúde e promover uma verdadeira limpeza no organismo. Confira quais são as propriedades dessa fruta que é a estrela da vez.

Você já deve ter escutado que tomar um copo de água com limão logo de manhã é um bom hábito para quem quer emagrecer. A triste verdade é que dietas milagrosas não existem, porém o consumo dessa fruta tão popular traz sim muitas vantagens ao organismo, que, consequentemente, ajudam a eliminar aqueles quilinhos a mais. Além de ser rico em ácido cítrico (5 a 7%) e de ter algumas vitaminas como a C e as do complexo B, o limão é desintoxicante e adstringente. Ele também auxilia na digestão e atua como um antibiótico natural, que ajuda a combater bactérias e demais micro-organismos oportunistas.

Quem tem gastrite também pode se beneficiar desse suco poderoso, pois ele alcaliniza o organismo, fortalecendo o sistema imunológico e cicatrizando tecidos e mucosas. Para completar, o limão ajuda na fixação dos sais minerais, como ferro, cálcio e magnésio. "Isso significa que a pessoa fica com todos os sais importantes para que o metabolismo funcione de uma forma mais harmônica", explica Conceição Trucom, química, cientista e escritora do livro O poder de cura do limão. Ela também afirma que o maior compromisso do limão é com a saúde física e mental, e não com perda de peso.

"O limão acelera o processo digestivo, e as pessoas confundem isso com emagrecimento. Quando uma pessoa tem excesso de gordura corporal, possui falhas digestivas. Ao colocá-lo em qualquer refeição, seja na forma de suco ou usando raspas da casca, o processo fica mais rápido e a formação da depósitos de gordura torna-se mais lenta", diz. Segundo Conceição, um dos principais benefícios da fruta é a mineralização eficiente do organismo, o que faz com que a pessoa fique mais lúcida. "Além de nutrir todas as células e sistemas, esse processo faz com que o cérebro funcione de modo mais ativo e acordado'".

Dia a dia

Mas como o limão deve ser consumido afinal? De acordo com a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann, o mais indicado é incluí-lo com outros alimentos saudáveis. "Pode ser como suco, um mousse ou no tempero da salada. Também é possível fazer uma vitamina de kiwi, limão e uva, que não precisa ser adoçada, pois só a frutose das outras frutas já é suficiente", sugere. Quem tem gastrite e apresenta tendência à afta deve sempre combiná-lo com frutas e folhas verdes, e nunca consumi-lo em jejum. "É preciso ter carboidrato, proteína e lipídios em todas as refeições. Isso vale para qualquer dieta", alerta.

Ela ainda complementa com a informação de que o limão pode ser incluído em todas as refeições sem problemas, mas que é importante saber que nenhum alimento sozinho é suficiente. "O melhor para uma alimentação é a combinação de todos os tipos de macronutrientes". A especialista também afirma que nenhuma dieta da moda deve ser seguida por um longo período, pois sempre apresenta muitas restrições. "O que a pessoa pode fazer sempre é uma reeducação alimentar. Quem faz um programa alimentar restrito por muito tempo pode ter uma carência de nutrientes, pois a pessoa prioriza um alimento em detrimento a outros".

Cuidados

Antes de consumir o limão, é necessário tomar alguns cuidados, pois ele possui algumas substâncias que causam manchas na pele, e, dependendo da quantidade e da forma de manuseio, geram queimaduras de primeiro a terceiro grau. Portanto, é importante evitar entrar em contato com a fruta antes da exposição solar. Depois de manipular o limão, é preciso lavar bem as mãos, de preferência com detergente. "Quando forem manuseados muitos limões, acima de cinco unidades, o ideal é usar um espremedor elétrico e luvas", sugere Conceição.

Fonte: www.guiadasemana.com.br

Leia mais: A Frutoterapia

Limão - Um fruto sagrado

Cuidados com o Limão: Excesso

Cuidados com o Limão: Manuseio

Cuidados com o Limão: Reações


 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!

Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos

       

 

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine