Frutas cítricas podem prevenir doenças metabólicas por ação antioxidante

Por American Chemical Society  & Paula S. Ferreira *
Tradução exclusiva para o Doce Limão por Fernando Trucco ** 

As frutas cítricas podem ajudar a prevenir doenças do coração relacionadas com a obesidade, doença hepática e diabetes.

Laranjas e outras frutas cítricas são boas para você - elas contêm muitas vitaminas e substâncias, tais como antioxidantes, que podem ajudar a mantê-lo saudável. 

Agora, um grupo de pesquisadores têm publicado que essas frutas também ajudam a prevenir efeitos nocivos da obesidade em camundongos alimentados com uma dieta tipo ocidental rica em gordura. Tal pesquisa foi apresentada na Reunião de 2016 do National 252 & Exposition of the American Chemical Society (ACS). 

"Nossos resultados indicam que no futuro poderemos usar um tipo de antioxidantes denominados “flavanonas” cítricas (um tipo de flavonoides 1), para prevenir ou retardar doenças crônicas causadas pela obesidade em seres humanos", diz Paula S. Ferreira, uma estudante de pós-graduação da equipe de pesquisa. 

---------------------------------------------------------------------------------------

Texto extraído da monografia de Diana Filipa Afonso L. P. Flambó
sobre Flavonoides & Ação Antimicrobiana

(1) Flavonoides - Em 1930, o cientista húngaro Albert Szent - Gyorgyi isolou uma nova substância química proveniente de laranjas. Inicialmente classificou-a de Vitamina P, embora mais tarde tenha verificado que de fato se tratava de um flavonoide, a Rutina. Esta descoberta garantiu – lhe um prêmio Nobel (Ghiasi et al., 2010; Lakhanpal & Rai, 2007; Nijveldt et al., 2001).


Molécula da Rutina

Os flavonoides representam um dos grupos mais importantes e diversificados de origem vegetal que se encontram geralmente em folhas, flores, raízes e frutos das plantas (Cowan, 1999). O mesmo composto pode ainda apresentar diferentes concentrações dependendo do órgão vegetal em que se encontra. Estas concentrações podem ser influenciadas por diversos fatores naturais como radiação solar, raios UV, estações do ano e ainda outros fatores como poluentes que podem alterar o metabolismo da planta (Harborne & Williams, 2000; Nijveldt et al., 2001). Nas Plantas, os flavonoides exercem diversas funções destacando-se a proteção da radiação UV, a proteção contra microrganismos, ação antioxidante, inibição enzimática, entre outras (Nijveldt et al., 2001).

Como os limões são frutas extremamente solares,
quanto mais fina a sua casca, maior concentração
de radiação e estímulos pelos raios UV,
maior sua concentração de flavonoides e ações nutracêuticas.
Conceição Trucom


Estágios do preparo da Vídeo - Farinha de Limão

Voltando ao estudo da ACS:

Mais de um terço dos adultos nos EUA são obesos, de acordo com o U.S. Centers for Disease Control and Prevention. A obesidade aumenta o risco de desenvolver doença cardíaca, doença hepática e diabetes, provavelmente por causa do estresse oxidativo e inflamação, diz Paula Ferreira. 

Quando os seres humanos consomem uma dieta rica em gordura (principalmente aquelas de origem animal - Conceição Trucom), eles acumulam gordura no organismo. As células gordurosas produzem um excesso moléculas reativas que contêm oxigênio, as que podem danificar as células em um processo chamado estresse oxidativo. 

O organismo normalmente pode combater as moléculas com antioxidantes. Mas os pacientes obesos têm uma proporção superior ao ideal de células gordurosas, o que pode levar a níveis ainda mais elevados de moléculas reativas de oxigênio, ultrapassando a capacidade de reação do organismo para neutralizá-las. 

As frutas cítricas contêm grandes quantidades de uma classe de moléculas antioxidantes chamadas flavanonas. Estudos anteriores têm relacionado às flavanonas cítricas com a capacidade de redução do estresse oxidativo in vitro e em modelos animais. Neste estudo, os pesquisadores se propuseram observar os efeitos das flavanonas cítricas, pela primeira vez, em camundongos sem modificações genéticas, e que foram alimentados com uma dieta rica em gordura. 

No Brasil, uma equipe da Universidade Estadual Paulista (UNESP) do Brasil, conduziu experiência com 50 camundongos, tratando-os com flavanonas encontradas em laranjas, limas e limões. 

As flavanonas escolhidas foram hesperidina, eriocitrin e eriodictiol. Durante um mês, os pesquisadores ofereceram a grupos separados de camundongos, quer uma dieta padrão, uma dieta rica em gordura, uma dieta rica em gordura mais hesperidina, uma dieta rica em gordura mais eriocitrin ou uma dieta com alto teor de gordura, mais eriodictiol. 

A dieta de elevado teor de gordura sem flavanonas aumentou os níveis de marcadores de dano celular chamado ácido tiobarbitúrico (TBARS) em 80% no sangue e 57% no fígado em comparação com os camundongos que receberam uma dieta padrão. 

As flavanonas hesperidina, eriocitrin e eriodictiol diminuiram os níveis de TBARS no fígado em 50%, 57% e 64% respectivamente, em comparação com os camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura, sem flavanonas. 

As flavanonas eriocitrin e eriodictiol também reduziram os níveis de TBARS no sangue em 48% e 47% respectivamente. Além disso, os camundongos tratados com a hesperidina e eriodictiol reduziram a acumulação de gordura e os danos no fígado. 

"Nossos estudos não mostraram qualquer perda de peso devido às flavanonas cítricas," diz Thais B. Cesar, Ph.D., que lidera a equipe. "No entanto, mesmo sem ajudar à perda de peso, os camundongos se tornaram mais saudáveis mostrando menos estresse oxidativo, menos danos no fígado, e menores níveis de lipídios e glicose no sangue." 

Paula Ferreira acrescenta: "Este estudo também sugere que o consumo de frutas cítricas provavelmente poderia ter efeitos benéficos para as pessoas que não são obesas, mas consomem dietas ricas em gorduras, colocando-as em risco de desenvolver doenças cardiovasculares, resistência à insulina e obesidade abdominal". 

A seguir, a equipe irá explorar a melhor forma de administrar essas flavanonas, seja em sumos cítricos pelo consumo de fruta (sugiro a Farinha de Limão também como segmento do estudo - Conceição Trucom) ou através do desenvolvimento de um comprimido que contenha estes antioxidantes. Além disso, a equipe pretende conduzir estudos envolvendo seres humanos, diz Thais Cesar. 

Thais Cesar reconhece os fundos recebidos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Escola de Ciências Farmacêuticas da UNESP e da Citrosuco, empresa produtora de suco de laranja em Matão, São Paulo, Brasil. 

DICA DE LEITURA
O poder de cura do Limão
Edição Revisada e Ampliada
Páginas: 208 - Formato: 14 x 21 cm
Editora: Alaúde

Este livro é um verdadeiro guia de medicina caseira, com muitas orientações sobre tratamentos naturais a partir da sucoterapia, fitoterapia, citroterapia, aromaterapia, terapia floral e cromoterapia. Considerado um fruto sagrado, o limão tem o poder de dissolver obstáculos à saúde, sejam eles de ordem física, emocional, psicológica ou espiritual.

Fontes:

(*) American Chemical Society. "Citrus fruits could help prevent obesity-related heart disease, liver disease, diabetes." ScienceDaily, 21 August 2016.

Flavonoids and the cardiovascular system: Can they be a therapeutic alternative?

Tradução (**): Por Fernando Trucco especialmente para o Doce LimãoProfessional Translations. Reprodução permitida desde que indicada a fonte e o tradutor.

Leia também: Comer frutas cítricas pode diminuir risco de derrames em mulheres


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine