Limão - Agente desintoxicante e adstringente

Limão - Agente desintoxicante e adstringente

Conceição Trucom *

Citrus, em latim, quer dizer limão. Daí todas as frutas cítricas serem parentes etimológicas do limão. Isso mesmo, o limão é a mais cítrica das frutas da sua família: o pai e a mãe de todas!!!

É importante ressaltar que todas as propriedades terapêuticas do limão se integram alquimicamente e resultam no benefício geral à saúde humana. Quando falo de uma propriedade específica, estou buscando, didaticamente, lhe dar uma ênfase, mas as demais propriedades estão acontecendo e dando sustentação uma às outras.

Então, além de alcalinizante, mineralizante, bactericida e tantas outras funções benéficas à saúde humana, outra propriedade terapêutica importantíssima do limão é a de ser um agente desintoxicante com ação, eu diria, "moderada" e "inteligente". Ou seja, o poder do limão de alcalinizar todos os líquidos corporais, e assim harmonizar todo o metabolismo do organismo humano, é que lhe confere essa possibilidade de "inteligência" e "moderação" na comunicação celular. Lembrando: todas as variedades do limão são funcionais... Basta ser maduro da estação!


Limão cravo ou rosa... delicioso...

Existem pessoas que me perguntam: "mas o limão não prende o intestino?". Eu respondo: "não". O limão REGULA o intestino. Se você está com o intestino solto, ele irá regular. Se você está com o intestino preso, que é o mais comum em nossa sociedade mal alimentada, ele irá regular.

Entretanto, o poder desintoxicante do limão não se restringe aos intestinos, pois ele é um forte aliado, por exemplo, do bom funcionamento do fígado; como também auxilia na desintoxicação dos pulmões, pele e rins.

Aí estão os 5 sistemas excretores: intestinos, fígado, pulmões, pele e rins.

Logicamente, quando sabemos que o limão tem o poder de alcalinizar todos os líquidos corporais, estamos falando da harmonização de todos os sistemas de trocas e transportes do corpo humano. Ou seja, o corpo humano adulto é constituído por cerca de 65% de água, cuja função básica é levar nutrientes, realizar transformações físico-químicas, energéticas e elétricas, mas também de facilitar a eliminação, a saída do organismo, de todas as toxinas, venenos e excretos. Seja via fezes, expiração, urina, transpiração e outros mecanismos como lágrimas, tosse, menstruação e orgasmo.

Portanto, quando o limão favorece a maior eficiência das trocas hídricas de todos os processos metabólicos, estamos falando de uma eficiência do organismo, com todos os seus 5 sistemas excretores integrados, ativos e vivos, para desintoxicar-se e livrar-se, o mais rápida e eficientemente, dos seus venenos, toxinas e excretos.

Tal situação, se provocada diariamente, irá determinar não só a prevenção de várias desarmonias, como também a tonificação desses 5 sistemas.

Assim, desfaz-se um engano gerado por um dito popular: "o limão afina o sangue". Apesar de esse dito nos induzir a pensar que isso é ruim, ele tem um fundo muito benéfico de verdadeiro. O que falta para acertar esse engano é afirmar que: "o limão, desde que corretamente usado - não com caipirinhas -, desintoxica e limpa o sangue".

Claro que se o sangue estava cheio de colesterol e triglicérides, ele vai afinar o sangue. Mas até que ponto? Até o ponto em que o sangue ficará isento desses excessos e voltará "inteligentemente" até o seu ponto ideal de equilíbrio. Não devemos ter zero de colesterol ou triglicérides, mas uma concentração ideal, não é mesmo?

Com essa "limpeza" do excesso de colesterol e triglicérides, as pessoas poderão controlar de forma natural a hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

Da mesma forma, o excesso de glicose, de adrenalina, de cortisol, de cristais e de células mutantes poderá ser eliminado pelos, cada vez mais eficientes, órgãos excretores.

Ao eliminar excessos de glicose, pode-se conseguir um melhor controle da diabetes e da hipoglicemia. Ao eliminar excessos de adrenalina, pode-se conseguir melhora do estresse e da ansiedade, e mais relaxamento. Ao eliminar o excesso de cortisóis, pode-se melhorar quadros de melancolia, tristeza, depressão e envelhecimento precoce.

E, aqui, a expressão adstringente pode também ser empregada, pois, ao não deixar aglomerados de gorduras, como o colesterol e o triglicérides, de cristais, como o ácido úrico, os cálculos renais ou vesicais, e de células, como os cistos, miomas e tumores, se perpetuarem, o limão passa a ter parte do mérito por essa propriedade terapêutica.

O consumo diário de uma limonada terapêutica pode ser um bom tratamento natural para prevenir e até adiar o desenvolvimento de cálculos renais. O limão com suas propriedades adstringentes, portanto, ajuda na dissolução de (ou inviabiliza) aglomerados de cristais e células gordurosas.

Externamente, essa sua propriedade já está bem conhecida e explorada, pois a medicina estética já o considera excelente para tratar problemas de pele e de couro cabeludo oleosos.

Quanto aos sucos desintoxicantes, eles devem sempre conter frutas, folhas, raízes, sementes, brotos e limão como um ingrediente quase cativo em todas as receitas. Tais ingredientes, para cumprirem o papel a que se destinam, ou seja, acordar a vida e aliviar a carga tóxica do organismo, devem estar frescos, crus e idealmente isentos de agrotóxicos.

Através dos sucos desintoxicantes diários, 2 ou mais vezes por dia, se tornará possível a manutenção de um organismo eficientemente limpo e alcalinizado.

Leia mais em: Limão - Agente alcalinizante e mineralizante

Vantagens dos sucos desintoxicantes

Sucos Desintoxicantes I


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Cadê o leite que estava aqui?

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine