Macarronada de legumes e Canapés deliciosos

Macarronada de legumes e Canapés deliciosos

Jane Susie *

Na edição anterior, cujo tema foi ‘Reduzindo o Açúcar’, as receitas foram todas em torno do sabor doce: sucos, docinhos e sobremesas.

Nesta edição, as dicas são de receitas salgadas, iniciando com a macarronada de legumes, além de várias sugestões deliciosas de canapés para servir em lanches ou festinhas.

Macarronada de batata (legumes)
Ingredientes: 2 batatas médias fatiadas em talharim (opções: chuchu, cenoura ou abobrinha verde), 1 mão cheia de amendoim germinado (*), salsa picada, 2 tomates picados, sal marinho e azeite extra virgem a gosto.

Preparo: rale a batata em talharim num aparelho chamado ‘mandolim’ (imagem abaixo) que costuma ser encontrado em lojas 1,99. Coloque a batata de molho por 10 minutos para desamidar. Lave e escorra. Arrume num refratário. Em separado misture o amendoim germinado com os demais ingredientes. Coloque como um molho sobre a batata ralada. Decore com folhinhas de salsa e castanha-do-Pará ralada. 

Importante ressaltar que a batata inglesa e tomate são alimentos que precisam ser de origem orgânica, pois os de cultura convencional são só agrotóxico. Ninguém merece, menos ainda nossas crianças.


Canapés para o lanche

Coberturas

1) Pasta de Amêndoa
Ingredientes: 150 gramas de amêndoa crua, azeite extra virgem, suco fresco de limão e sal marinho a gosto.
Preparo: deixe as amêndoas de molho em água filtrada por 8 horas. Tire a pele. Bata todos os ingredientes no liquidificador acrescentando azeite até obter uma consistência cremosa.

2) Pasta de girassol
Ingredientes: 2 mãos cheias se sementes de girassol crua e descascada,  azeite extra virgem, suco fresco de limão e sal marinho a gosto.
Preparo: deixe as sementes de girassol de molho em água filtrada por 8 horas. Bata todos os ingredientes no liquidificador acrescentando azeite até obter uma consistência cremosa.

3) Creme de tomate
Ingredientes: 3 tomates frescos, ½ abacate, ¼ cebola (opcional), sal marinho e azeite extra virgem a gosto, 1 colher (sobremesa) de mel para neutralizar a acidez do tomate.
Preparo: bata todos os ingredientes no processador (ou liquidificador), até consistência cremosa.

4) Para decorar: tomate seco picado, lâminas de azeitona, folhinhas de salsa, coentro ou manjericão, castanha-do-Pará ralada na hora.

Base dos canapés

Aqui, no lugar de pão ou bolacha, a base dos canapés são alimentos crus e vivos ou então o pão sueco de linhaça desidratado ao sol. São várias as opções para usar como base dos canapés, e deverão ser eleitas em função do gosto da criançada e sua faixa etária:

Rodelas de abobrinha verde: lave e seque uma abobrinha verde pequena. Não precisa descascar. Fatie em rodelas de 2-3 milímetros de espessura.

Rodelas de cenoura: lave com uma escovinha 1-2 cenouras médias. Descasque e deixe secar. Fatie em rodelas de 2-3 milímetros de espessura.

Tomate cereja: lave e seque 6-12 tomates cereja. Corte ao meio. Retire as sementes para poder recheá-los com as pastas.

Acelga: lave 2-3 folhas grandes de acelga. Separe a parte branca e corte em quadradinhos (3 x 3 cm) para usá-los como base dos canapés.

Pimentão vermelho, amarelo e verde: lave 1 pimentão de cada cor e seque. Pique em quadradinhos (3 x 3 cm) para usá-los como base dos canapés.

Folhas pequenas do centro da alface: use-as como barquinhas/base das pastas.

Pão sueco de linhaça
Ingredientes: 250 gramas de semente de linhaça, 3 tomates, 2 raminhos de manjericão, 20 uvas passas, 1 colher (café) rasa de sal marinho.
Preparo: hidrate a semente de linhaça por 4 horas em água filtrada. Lave e escorra com auxílio de uma peneira. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter massa pastosa. Acerte os temperos, que deve ser bem suave. Faça, com auxílio de uma espátula, uma película de 2-3 mm da massa obtida sobre placas de vidro previamente limpas. Leve para desidratar ao sol. Quando as laterais começam a soltar, é hora de, com ajuda de uma espátula, virar de lado para desidratar mais rápido. Uma vez obtido placas bem sequinhas e quebradiças, pique com as mãos no tamanho desejado, para usar como suporte de canapés ou petiscos. Embale em frasco de vidro com tampa até a hora de usar. Se estiverem bem secas, duram até 7 dias.

MONTAGEM
Monte os canapés colocando sobre cada uma das bases sugeridas 1 colher chá da pasta de amêndoa, girassol ou tomate e decore com uma das opções sugeridas em (4). Finalize com a castanha-do-Pará ralada, que irá simular o queijo parmesão.

(*) Amendoim germinado: lave bem o amendoim cru. Coloque em um vidro limpo e cubra com água filtrada. Tampe a boca do vidro com um tecido de filó e prenda com um elástico. Deixe hidratando por 8 horas. Escorra a água e lave bem o amendoim simplesmente enchendo e emborcando o vidro várias vezes. Finalmente, coloque o vidro emborcado e inclinado (45 graus) em um escorredor, em local sombreado, fresco e arejado, por 16 horas (sem água). Lave e descasque quase todo o amendoim, descartando os que tiverem com o “narizinho” escuro.
Na hora de comprar o amendoim procure o da marca YOKI, o único que comercializa o tipo I, garantindo que seja selecionado. Observe também a data de embalagem e validade. Quanto mais fresco, melhor.

Atenção: é importante saber que a alimentação viva deve ser preparada para comer no mesmo dia, em apenas uma refeição. Não é recomendado consumi-la mais tarde e, em hipótese alguma, no dia seguinte devido sua perda de vitalidade e oxidação dos nutrientes.

* Receitas enviadas pela professora Jane Susie. Conheça seu Blog

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine