Como desintoxicar-se trabalhando?

Como desintoxicar-se trabalhando?

Entrevista a Conceição Trucom*

Revista Boa Forma

Devemos adaptar a alimentação de acordo com a demanda da vida. Nesse caso, como seria uma alimentação energizante para um momento de vida estressante?

Conceição Trucom: Quando estamos relaxando e de férias, até vale umas escapadas, umas sabotagens, embora os sucos desintoxicantes pela manhã em jejum sejam sempre recomendados e benvindos!

Quando a pessoa está numa situação de muito desafio e/ou estresse, não dá para vacilar: são 3 sucos desintoxicantes/dia, o primeiro em jejum (mais elaborado) e os 2 demais (antes das refeições principais ou no horário que der) podem ser mais simples, pois é possível que a pessoa esteja na rua (loja de sucos) ou no trabalho (água com limão, pois qualquer cozinha chinfrin acomoda um espremedor manual). Mas se der para caprichar nos 3 sucos diários, melhor ainda. Pintou a vontade de se autosabotar com alimentos nadaquever? Primeiro o suco, depois veremos.

Gosto muito do conceito dos sucos fermentados porque posso prepará-los pela manhã, engarrafar com 30% de rejuvelac ou kefir água e mantê-los refrigerados numa bolsa térmica ou na geladeira do escritório, e ir tomando-os ao longo do dia.

Depois, nas refeições principais: valorizar os alimentos mais integrais, mais crus e menos fritos ou industrializados. Não dá para elaborar muito? Tudo bem, opte por um belo sanduiche natural (bastante folhas e alimentos crus) com um suco natural de frutas.

Como "despoluir" um organismo e ter energia para trabalhar e praticar alguma atividade física?

CT: Bem, lendo os meus textos sobre alimentação desintoxicante, pode-se perceber que a Alimentação Desintoxicante não se trata de um jejum com ausência de alimentação. A menos que, como ensino em meu livro, a pessoa saia do seu cotidiano para fazer uma desintoxicação intensiva de 3 ou 5 dias.

Mas, na dinâmica padrão da Alimentação Desintoxicante, a pessoa usa os sucos desintoxicantes como ferramentas de desintoxicação, E, AO MESMO TEMPO, como ferramenta de VITALIZAÇÃO E HARMONIZAÇÃO METABÓLICA. Não há perda de vitalidade, mas aumento de lucidez e produtividade.

E, na hora das refeições a Alimentação Crua e Viva, absolutamente desintoxicante, porém saborosa, aromática, colorida e nutritiva, será muito bem vinda. No trabalho a pessoa pode levar alguns legumes e folhas + sementes germinadas e montar na hora, pratos super interessantes e poderosos. Nutrem e sustentam muiiiito. Sugiro participar de uma de nossas Oficinas (confira na AGENDA) ou ser um dos nossos Assinantes para aprender mais.

Aprenda a produzir suas saladas de potes... Onde o molho fica no fundo e os alimentos mais densos ficam nas camadas mais baixas e as folhos no topo. Na hora de consumir é só agitar o pote ou deixá-lo por uns minutos de ponta-cabeça e comer no próprio pote... Ou então, se possível, passar para um prato e mandar ver!!!

 

SALADÕES de POTE

Super na moda porque realmente são MUITO PRÁTICOS para comer na rua, no escritório, no momento daquela fome grande na hora errada... E, nesta viagem temos a oportunidade de colocar as PANC nos potinhos: literalmente!

Vamos conferir como se faz? A ordem no frasco:

  1. TOPO: ingredientes coloridos como frutas e flores comestíveis para agradar o paladar.
  2. Folhas verdes e ingredientes leves como espinafre, alface, rúcula e etc...
  3. Itens pesados que não podem tocar diretamente o molho como tomates (só uso o cereja inteiro, sem picar).
  4. FUNDO: ingredientes pesados que podem suportar o molho, como rabanetes, cenouras, cebolas, feijões (previamente germinados quando possível. No caso daqueles feijões que não recomendamos consumir somente germinados, como o branco e as favas, deixe acordar por 8-12 horas e depois cozinhe) etc…
  5. Molho para salada.

Primeiro separe os potes DE VIDRO bem higienizados
e tudo o que você deseja colocar neles:

Pimentão vermelho e cambuci em tirinhas, abobrinha em dedinhos, cenoura em rodelas, manga em cubos, azeitona picada. O grão-de-bico germinado e sem pele passou por um vapor (bafo) de 1 minuto. Poderia ter outras coisas como rabanete, salsão, funcho, nabo...

As folhas: brócolis (só as flores e folhas pequenas), acelga picada, ora-pro-nobis, folhas da trapoeraba e de bertalha coração. Mas poderia ter também AZEDINHA, capuchinha, caruru, tomilho, bálsamo, alho de folha, hortelã, manjericão... Também repolho branco ou roxo fininho. Perceba que em negrito é tudo PANC!

No fundo do pote os cerca de 20% de proteína + gordura, aqui representados pelo grão-de-bico, mas poderia ser qualquer outra leguminosa (pré-germinada e opcionalmente sem a pele), que como comentei acima, prefiro passar por um bafo de 1-2 minutos ou amornada prévia para tirar aquele sabor de feijão cru, que para alguns não incomoda, mas para o meu gosto pessoal considero ruim. Mas com o bafo ou amornada básica ficam DIVINAL.

Na sequência vá colocando os demais ingredientes,
deixando as folhas, frutas e flores por último.

Não coloquei flores, mas quando iniciamos a prática de consumo das PANC as flores ganham ENORME espaço. E, no referido livro do Valdely Knupp encontramos dezenas delas como: Maria sem vergonha, begônias, acássia, capuchinha, hibisco e por aí vamos...

O molho desta imagem é um delírio dos deuses: bata no liquidificador 2 colheres (sopa) de coco seco germinado ou polpa de coco verde (mínimo 3 mm) com suco fresco de 1 limão, 2 rodelas de gengibre, 1/2 xícara (chá) de água, sal marinho a gosto. Você lembra que não uso óleo isolado mas somente na forma integral? Aqui o óleo da salada é o coco integral, idealmente o germinado. Mas no lugar do coco pode-se usar uma semente oleaginosa germinada (ou só previamente hidratada) como a castanha do pará, gergelim ou girassol.

Pronto, depois de tampados os frascos leve-os para a geladeira para conservar. Depois, leve para o trabalho, viagem ou coma em casa mesmo, porém sem o trabalho de sujar mais nada. Lógico, você pode colocar num prato e comer só a salada balanceada. Mas também pode comer no próprio pote ou usar a salada para compor um prato amornado, caseiro ou do restaurante, ou de visita... Enfim, super versátil. Vantagem que não tem preço: já está balanceado!!!

Na foto abaixo, sobrou um pouco de todos os ingredientes da montagem, daí meu almoço foi este saladão. Só que acrescentei no molho um pouco de manga e virou uma 'maionese' de coco, manga e gengibre: outro delírio...

  

Outras ideias e perceba as flores dando seu ar de graça!

 

Quais os alimentos que mais ajudam o organismo no “alívio” dos sistemas excretores e ao mesmo tempo são revitalizantes?

CT: Para limpeza o limão e a uva são campões. Mas sempre os integro com outros alimentos muito vitalizantes como as sementes germinadas (linhaça, girassol, amêndoa, nozes, castanha do Pará, etc.), as frutas e raízes (principalmente as de cor amarela, laranja e vermelho), além das folhas verdes, que por serem ricas em magnésio e fibras, mineralizam e ajudam no volume e fluidez fecal. As minhas preferidas são salsa, SALSÃO, coentro, mentas e manjericão.

Chocolate e café despoluem ou energizam?

CT: POR CLEÓPATRA. Estes são alimentos classificados como BIOCÍDICOS (bio = vida + cida = mata). Eles intoxicam e causam uma falsa sensação de prazer e energia. Ao longo do consumo exagerado e frequente vão matando a vida. No lugar sugiro o consumo do cacau (integral, orgãnico e cru) e dos chás de ervas...

Quais os perigos dos alimentos industrializados?

CT: Plenos de substâncias sintéticas e agressivas ao metabolismo humano, só por aí já seria motivo justo para evitar um consumo frequente. Normalmente refinados, fritos, super processados e até congelados, empobrecidos e desvitalizados, tais alimentos não têm a menor possibilidade de oferecer ao organismo qualidade energética ou nutricional. Não sustentam a vida, mas permitem que a vida vá se extinguindo, ou seja, doenças. 

E os agrotóxicos, têm relação com depressão e ansiedade?

CT: Têm relação com várias doenças, entre elas a depressão e a ansiedade. Dependendo da droga química, sua dosagem e frequência de consumo, as reações vão desde crises de espirro, enxaquecas, diarreias, vômitos e até a morte. Sugiro assistir este vídeo TV de BEM com a Natureza 8 - Agrotóxicos.

E as carnes? São as maiores poluidoras do organismo?

CT: Sim, com certeza. Embora exista um vilão também cruel que é o açúcar. Mas, voltando para as carnes, em geral, o recomendável é reduzir seu consumo com bom senso. Gradualmente ir cortando certas carnes (a vermelha é a pior delas), mudando os cortes (os mais magros) e a forma de preparo (grelhar, assar ou ensopar). Nenhuma mudança radical dá espaços para o sucesso. Ser vegetariano pede estudo e aprofundamento. É muito vitorioso entrar nesta linha com bastante consciência, pois o sucesso será garantido!

Poderia dar algumas dicas e receitas de sucos desintoxicantes, bons para tomar no dia seguinte de abusos. Ou para fazer um programa de desintoxicação?

CT: Dê uma conferida nas receitas do site. Todos são bárbaros para tomar em jejum e iniciar o dia com uma proposta de leveza e energização. Confira muitas RECEITAS DETOX AQUI 

Já um programa de desintoxicação eu só passo quando a pessoa faz atendimento ou lê o meu livro na íntegra, pois precisa de mais conceitos para tomar tal decisão. 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine