Abacate no controle da obesidade e prevenção da diabetes

Science Daily - Universidade de Guelph
Em 30 de outubro de 2019
Tradução especial para Doce Limão: Professional Translations

Abacate pode ser a chave para tratar a obesidade e ajudar a retardar ou prevenir a diabetes, de acordo com um novo estudo da equipe de pesquisa da Universidade de Guelph, Ontario Canadá. 

Pela primeira vez, pesquisadores liderados pelo Prof. Paul Spagnuolo mostraram como um composto encontrado apenas em abacates pode inibir processos celulares que normalmente causam diabetes. 

Em testes de segurança em humanos, a equipe também descobriu que a substância foi absorvida no sangue sem efeitos adversos para o rim, fígado ou músculos. 

O estudo foi publicado recentemente na revista Molecular Nutrition and Food Research. 

Cerca de 1 em cada 4 canadenses é obeso, uma condição crônica que é uma das principais causas da diabetes tipo 2. Resistência à insulina em pacientes diabéticos significa que seus organismos são incapazes de remover adequadamente a glicose do sangue. 

Essas complicações podem surgir quando as mitocôndrias, ou as centrais de energia das células do organismo, são incapazes de queimar completamente os ácidos graxos. 

Normalmente, a oxidação de ácidos graxos permite que o organismo queime gorduras. A obesidade ou diabetes dificulta esse processo, levando à uma oxidação incompleta. 

Os pesquisadores Universidade de Guelph descobriram que a avocatina B (AvoB), uma molécula de gordura encontrada apenas em abacates, compensa a oxidação incompleta no músculo esquelético e no pâncreas para reduzir a resistência à insulina. 

No estudo realizado, a equipe alimentou camundongos com dietas ricas em gordura por 8 semanas para induzir a obesidade e a resistência à insulina. Nas 5 semanas seguintes, eles adicionaram avocatina B (AvoB) às dietas ricas em gordura para a metade dos ratos. 

Os camundongos tratados pesavam significativamente menos do que os do grupo de controle, mostrando um ganho de peso mais lento. Mais importante, disse Spagnuolo, os camundongos tratados mostraram maior sensibilidade à insulina, o que significa que seus organismos foram capazes de absorver e queimar glicose do sangue e melhorar sua resposta à insulina. 

Em um estudo clínico realizado com humanos, a avocatina B (AvoB) administrada como suplemento dietético a participantes que fazem uma dieta ocidental típica foi absorvido com segurança pelo sangue sem afetar o rim, fígado ou músculo esquelético. A equipe também viu reduções de peso em seres humanos, embora Spagnuolo tenha dito que o resultado não era estatisticamente significativo. 

Tendo demonstrado resultados seguros em humanos, eles planejam realizar ensaios clínicos para testar a eficácia da avocatina B (AvoB) no tratamento de doenças metabólicas. 

Spagnuolo disse que o teste de segurança ajudou a equipe a determinar a quantidade de avocatina B (AvoB) que se deve incluir na formulação do suplemento. 

Tendo recebido a aprovação da Health Canada para o composto como um complemento para uso em humanos, ele começará a vendê-lo em pó e em comprimidos a partir de 2020 através da SP Nutraceuticals Inc., uma empresa de produtos de saúde natural com sede em Burlington, Ontário. 

Ele disse que comer abacate sozinho provavelmente seria ineficaz, pois a quantidade de avocatina B (AvoB) natural varia muito na fruta e ainda não entendemos exatamente como é digerida e absorvida quando consumimos um abacate inteiro. 

Embora os abacates tenham sido apontados como um alimento para perda de peso, Spagnuolo disse que são necessários mais estudos. Ele disse que além de uma dieta saudável exercícios são recomendados para evitar distúrbios metabólicos que levam à obesidade ou diabetes. 

O aluno de doutorado Nawaz Ahmed, principal autor do artigo, disse: "Nós defendemos a alimentação e o exercício saudáveis ​​como soluções para o problema, mas isso é difícil para algumas pessoas. Sabemos disso há décadas, e a obesidade e a diabetes ainda são problemas significativos para a saúde." 

Em um trabalho anterior financiado pelo Instituto de Ontário para Pesquisa do Câncer, Spagnuolo estudou o uso potencial da avocatina B no tratamento da leucemia mielóide aguda.

Pitaco Conceição Trucom: estamos investigando sobre o teor de avocatina B nas diversas variedades de abacates. De qualquer forma, super segue válida a indicação de um consumo frequente, idealmente diário, de 300 g de abacate/dia/adulto.

Para adquirir o nosso amado livro AMO ABACATE, clique AQUI

(*) Science Daily - Universidade de Guelph - 30 de outubro de 2019.

(**) Fernando Trucco - Tradução especial para Doce Limão: Professional TranslationsReprodução permitida desde que citadas as referências da fonte e do tradutor.

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine