Que tal virar o ano na vibração do Bom Humor?

Que tal virar o ano na vibração do Bom Humor?

Conceição Trucom *

O bom humor é uma qualidade 100% espiritual. Ele vem da alma e se manifesta pela criatividade, flexibilidade e adaptabilidade.

O riso é a menor distância entre duas pessoas(Eugene Ionesco). E mais, é uma chispa de energia criativa (inspiração) que constrói uma ponte (sinapse) instantânea entre os 2 hemisférios cerebrais. Portanto, o riso é a menor distância entre o desafio e a sua solução criativa. O riso nos torna mais leves e inteligentes. 

Sempre visualizo o riso como um passaporte para subir num balão e assim mudar a perspectiva: enxergar a floresta!

A maior prova de que o bom humor é uma qualidade espiritual é o fato dele ser de "Graça". Um sorriso não custa nada e rende tudo. Enriquece quem o recebe, e mais ainda a quem o irradia. Aliás, o bom humor é um estado afetivo, é um estado de Graça.

Vale lembrar que o primeiro ponto do corpo humano onde podemos perceber o brilho do bom humor está nos olhos; considerados "a janela da alma". Depois ele se espalha pela face com expressões claras de bom astral, positivismo e magnetismo. Aliás, uma pessoa sorrindo é 10 vezes mais bonita e jovem. Sem exagero!

O corpo de pessoas bem humoradas se expressa com leveza, flexibilidade e uma facilidade de estar nos lugares certos, horas certas e com as pessoas certas. Oportunidades! Sortes! Milagres! Os mau humorados podem dar o nome que quiserem... Afinal, o mau humor é a maior distância entre duas pessoas, entre os desafios e as soluções.

A outra qualidade que percebo a favor do bom humor é que ele nos permite rir das nossas prisões e daquela nossa rigidez "emburrecedora", ou seja, das nossas vãs ilusões, inseguranças, imperfeições, comparações, orgulhos, prepotência.. E mais, ele nos permite rir dos nossos generais e juízes "donos absolutos das verdades". Risíveis, risíveis, risíveis! Deu dor no abdomen? Lacrimejou? Engasgou? Pois bem, chore, tussa, deixe sair todos estas risíveis armaduras que não te deixam subir no balão e admirar a floresta, o BEM.

O bom humor dá espaço e abre portais para sairmos destas estruturas rígidas e auto-controladoras, que cedo tornam-se destrutivas, nos cegando, causando dor (na coluna, nos joelhos, nas costas, ...) e sofrimento.

Assim, com o bom humor verdadeiramente instalado, ou seja, o "risômetro" desenferrujando, o corpo, a mente e o coração terão cada vez mais condições de enxergarem saídas, soluções e oxigênio (gás) novo para respirar, planar e crescer.

O riso deixa de ser "amarelo e pálido" e passa a ser natural, espontâneo, frouxo. Hehe!

O bom humor é saúde: SORRIR É O MELHOR REMÉDIO!

Já existem estudos sobre esta associação, que podemos chamar de a Fisiologia do Riso. Entenda aqui o riso, não apenas como uma expressão da boca, mas como uma manifestação da alma, uma inspiração (literal e espiritual) que busca no riso a neutralidade, a sabedoria, o fluir, a fé. O amar-se e o amar, pois bom humor é uma qualidade afetiva.

Além de fazer bem para a saúde física, o bom humor também traz benefícios para a saúde emocional e mental.

Em primeiro plano o bom humor previne doenças e gera saúde, principalmente quando ativa rapidamente os sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e imunológico.

Energeticamente o positivismo atrai oportunidades e abre portas. O bom humor é uma vibração de aproximação, de prosperidade.

Como manter a bom humor mesmo diante das dificuldades?

Começar o dia tomando um bom suco desintoxicante para ativar o seu bom humor. A este suco desintoxicante dou a responsabilidade de um banho interno diário. E, o melhor momento para tomar este "banho" que vai FAXINAR venenos e toxinas é exatamente pela manhã, em jejum, momento do dia em que o metabolismo do corpo humano está 100% voltado para eliminar seus excretos.

Quando o objetivo é ativar o bom humor, alimentos interessantes podem e devem ser usados no preparo destes sucos desintoxicantes, que devem ser ingeridos em jejum (o primeiro), mas também ao longo do dia, uns 30 minutos antes das refeições principais (para emagrecer) ou nos intervalos das refeições principais (para vitalizar)..

Os alimentos do bom humor são:

Todos os cítricos, com o limão e a laranja abrindo alas. Depois vêm os alimentos bem coloridos como os amarelos, laranja e vermelhos, que são ricos em carotenos. Aqui temos as bananas, as uvas, o mamão formosa, a manga, a cenoura e a beterraba. Das folhas verdes as eleitas, por seu poder digestivo e de frescor, são a hortelã e a erva-doce (talos e folhas). Das sementes a mais bom astral é a de girassol (descascada e crua), além de todos os germinados e brotos e a nossa querida água de coco.

Uma receitinha básica: Limonada de uva - 1 xícara (chá) de uvas vermelhas ou negras partidas ao meio com a pele mas sem as sementes + água de 1 coco verde + suco fresco de 1 limão + 1 colher (sopa) de semente de linhaça deixada de molho na água de coco por 4 horas. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente com 1 cubo de gelo decorando com um raminho de hortelã.

E, sem perder tempo, logo após a ingestão do suco desintoxicante em jejum, ir para o espelho do banheiro e começar a rir por 5, 10 ou mais minutos.

Do quê? Da sua cara, suas caretices, suas chatices, suas rabugices, suas durezas, suas dificuldades e suas PRÉ-ocupações. Ou seja, deixe seus venenos saírem e não se identifique com as dificuldades.

Procure enxergar as dificuldades por outros ângulos para poder usar a criatividade, o jogo de cintura, enxergar oportunidades, etc. Em alguns casos, até perceber que o caminho é outro e o melhor a ser feito é parar de dar murros em ponta de faca.

Ter também o hábito de ouvir e contar piadas diariamente. De bom humor e bom gosto logicamente. Nada de extrair o riso minimizando ou outros, pois este caminho, obviamente, não é espiritual. Assistir filmes de comédia. Conversar e conquistar a amizade de pessoas bem humoradas. E por último, indicar este texto para os amigos!

E, falando de estado de Graça: A Gratidão é fundamental para usufruir o BEM.

Um 2010 BEM Próspero!

Leia também: Afetividade e Humor

Confira na AGENDA sobre nossas Oficinas do Limão e da linhaça, além dos cursos e palestras da Alimentação Crua e Viva.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine