Por que não somos campeões em educação?

Por que não somos campeões em educação?

Conceição Trucom *

"O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e os brasileiros, apesar do país até então estar totalmente parado, ficaram muito tristes.

Mas, o Brasil é o 85º país em qualidade da educação e, não há divulgação ou tristeza diante de tal constatação. Que triste ter que ler isso!"

Senador Cristovam Buarque

Apesar de estarem na escola as crianças brasileiras não aprendem tudo o que deveriam.

Confira estes dados chocantes:

- A nota média do país é de 4,2 no ensino fundamental 1 (1ª a 5ª série) e 3,8 no ensino fundamental 2 (6ª a 9ª). Os dados são do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação), que atribui nota de O a 10 às escolas.

- Segundo o Pisa 2006, o programa de avaliação de sistemas educativos mais difundido no mundo, o Brasil está em 54º lugar em Matemática (de 57 países) e em 49º lugar em Leitura (de 56 países).

- Apenas 9,8% dos alunos do 3º ano do ensino médio sabem o conteúdo esperado de Matemática e 24,5%, o de Língua Portuguesa.  Fonte: Todos Pela Educação/Saeb 2007.

- 39,5% dos jovens brasileiros de 16 anos não terminaram o ensino fundamental. Fonte: Pnad/IBGE 2007.

- 55,1% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiram concluir o ensino médio. Fonte: Pnad/IBGE 2007.

- 74% da população brasileira não consegue compreender um texto simples. Fonte: Inaf.

- 42,6% dos alunos da 3ª série (EM) estão acima da idade adequada. Fonte: Saeb/lnep 2007.


O Brasil (qualquer país ou comunidade) só melhora com uma Educação de qualidade.

Seja na escola, em casa ou por uma sociedade antenada, unida, educada.

E você, como cidadão ou responsável por crianças - tem tudo a ver com isso!

Pare de colocar todas as fichas nas escolas.

Busque ampliar seus aprendizados sociais, ecológicos e culturais.

Busque saber mais sobre como educar as crianças e participe mais da vida das escolas e sua comunidade. As escolas não são perfeitas, mas sua participação será fundamental para implementar mudanças.

Faça a diferença!

E, senhores responsáveis pela educação e escolas deste país: parem de depender dos governos e políticas educacionais. A iniciativa privada, juntamente com os pais e alunos, podem fazer muita diferença.

Muitos pais me escrevem pedindo ajuda sobre como mudar os hábitos alimentares de seus filhos. Sempre informo: saiam um pouco da cozinha e voltem para a natureza.

Encantem seus filhos pela terra, pelo natural, pelas plantas e suas colheitas. Existem escolas que ensinam matemática e ciências trabalhando na horta, pomar ou em construções ecológicas.

Sempre informo: procure colocar seus filhos em escolas que valorizam - na prática, não só no verbo- a natureza, o meio-ambiente, o ecológico, a existência de vivências com horta, pomar, plantio, compostagem etc. De cara, a lanchonete e as merendas desta escola serão diferenciadas. E, quando todos estão juntos, participativos deste caminho ao ECO, as adesões são automáticas e, facilitam os hábitos em casa. E vice-versa.

Tenho certeza que com estas atividades escolares, o aprendizado, os relacionamentos, o desempenho e tudo o mais, de alunos, professores e funcionários, será muito mais produtivo, empático e gratificante!

Leia também: Uma história que considero exemplar


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine