A Paz como caminho

A Paz como caminho

Maeve Vida *

“Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho.” - Mahatma Gandhi

Contar para os jovens a história de Mahatma Gandhi e não falar da mola propulsora que moveu esse grande Herói da Humanidade – sua intensa vida espiritual – seria ferir o maior princípio dos ensinamentos de Gandhi: a Verdade. Pois para Gandhi, Deus e Verdade eram palavras idênticas.

A obra Gandhi, o Herói da Paz faz parte do programa de educação para paz do Projeto Omnisciência,que nasceu a partir de contações de histórias para crianças sobre os grandes mestres espirituais da Humanidade de todas as religiões, que foi batizado com o nome de Heróis da Verdade. Essas histórias, sempre acompanhadas de cantos devocionais de diversas origens, buscam resgatar nas crianças, os valores essenciais do ser humano. As crianças interagem muito nessas histórias, comprovando o quanto esses valores estão profundamente gravados em suas almas.

Resgatar e propagar a sabedoria desses grandes homens, que chegaram ao topo da compreensão da existência humana, nos pareceu ser o caminho mais curto para iluminar com fé e coragem a vida dessa nova geração. Pois assim, elas terão o alimento necessário para poderem crescer seguras, confiantes e felizes, com muita esperança de que podem, sim, transformar o mundo em que vivem.

Nesse projeto, são realizadas, também, oficinas que procuram desenvolver nas crianças a serenidade, a concentração e a harmonia, em atividades como meditação, hatha-yoga, jardinagem, ikebana, origami, arte, música, culinária vegetariana, entre outras. As atividades são selecionadas com o objetivo de proporcionar momentos de interiorização para as crianças, pois, através deste contato, elas conseguem se equilibrar do excesso de estímulos exteriores em que estão inseridas, cada dia mais na sociedade contemporânea.

Percebemos que esse trabalho pode atingir crianças de qualquer tipo de vivência familiar. Em uma dessas oficinas que desenvolvemos, um dia, recebemos uma visita muito especial, de crianças que moram em um Abrigo próximo ao nosso projeto. Eram crianças e jovens de diversas idades. De um início meio sem jeito, sem uma linguagem mais clara codificada entre nós, foi surgindo uma profunda amizade, mostrando que o amor pode quebrar todas as dificuldades de comunicação entre os seres humanos.

Omnisciência procura divulgar obras que estejam alinhadas com a cultura da paz,  que mostrem ås crianças como utilizar o vasto conhecimento que elas já possuem dentro de si mesmas, para que possam se harmonizar perante ås crescentes exigências escolares, ao excesso de estímulos mentais dos meios eletrônicos e da falta de uma vida simples, que incluiria o auxílio nas tarefas básicas da casa como varrer e lavar a louça, ter um maior contato com a Natureza, realizar trabalhos manuais, entre outras atividades, que possam contribuir na organização do seu equilíbrio interior e exterior.

Procuramos lembrar às crianças de sua real natureza divina, falando da verdade única que nos une a todos como irmãos: seres humanos, animais, plantas, rios, mares, montanhas, enfim, tudo o que existe na Natureza. Durante nossas oficinas, explicamos a elas que uns chamam essa energia de Mãe Terra, outros de Mãe Divina, outros de Deus.

E que os cientistas a estudam como Física Quântica. Mas, que o nome não importa. O importante, é que elas possam sentir, dentro delas, onde mora essa energia que pode nos transformar em verdadeiros heróis como foram Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Jesus, Buda, Krishna e tantos outros. E perceber, que não precisam possuir nada para ser felizes, pois todo o Universo já lhes pertence. Dessa forma, elas poderão descobrir que é delas, também, a missão de propagar a igualdade entre todos os seres e espalhar a paz e o amor pelo mundo. E é delas também a missão de se tornar um Herói da Verdade, como foram nossos grandes mestres espirituais.

Por isso falamos para eles desses verdadeiros heróis. Não daqueles heróis a que elas estão acostumadas a ver na TV, que usam da violência para tentar acabar com a violência. Falamos de outro tipo de herói. Falamos dos heróis que vieram para a Terra, venceram a si mesmos e, depois, conquistaram os seus inimigos pela força do amor que brotava de seus corações.

Neste momento da história da Humanidade, de grandes transformações sociais – decorrentes do início de uma era de intensa tecnologia – nos deparamos com o antagonismo da falta de cultivo dos valores espirituais básicos, imprescindíveis para a construção de um mundo mais justo e equilibrado, baseado nos princípios da igualdade entre todos os homens.

E, particularmente nesse ano em que se completa o sexagésimo aniversário da morte de Gandhi, convidamos a todos a darem os primeiros passos, junto com as nossas crianças, em direção aos ensinamentos desse amado mestre, que pregava que a paz deve começar dentro de nós mesmos. Se quisermos transformar nosso mundo, devemos estar abertos para cultivar e aplicar no nosso cotidiano os valores da simplicidade, gentileza, amizade, bondade, amor, perdão e tolerância. Dessa forma, estaremos semeando, ao mesmo tempo, esses valores nos corações das crianças. Pois elas são os espelhos de nossa sociedade.

Somos nós que decidimos o alimento diário de nossas crianças e, com isso, determinamos o que elas serão no futuro. Ao contar e recontar para as crianças e os jovens a história de Gandhi, queremos trazer para elas o exemplo de um verdadeiro herói, que soube lutar com a arma mais poderosa do ser humano: o amor. Gandhi lutou de forma pacífica para vencer o maior Império de sua época. E é isto que queremos mostrar aos jovens: Gandhi não foi passivo, mas sim, pacífico.

E para nos engajarmos nessa luta pacífica, basta que estejamos dispostos a nadar contra a corrente e encontrar, em nós mesmos, o lago de paz e alegria que habita no coração de todo ser humano. As crianças e os jovens podem nos ajudar nessa tarefa, pois eles sabem de onde tirar essa alegria, mesmo quando colocados nas condições mais difíceis. E é neles, que se encontra, já armazenadas, as sementes de uma nova humanidade.

O caminho já foi mostrado pelos grandes mestres como Gandhi, que, com a força do exemplo de sua própria vida, podem iluminar as possíveis dúvidas que possamos ter sobre a rota a seguir.

Vamos todos juntos, então, crianças, jovens e adultos, cada um com sua pequena bandeira, praticar um dos maiores ensinamentos que Gandhi nos deixou: “Seja você, a mudança que quer ver no mundo”. E assim, transformando antes a nós mesmos, transformar o mundo em que vivemos.

* Maeve Vida é mãe de três filhos, dois deles em escolas Waldorf, co-autora do livro Gandhi - o Herói da Paz,  jornalista e pesquisadora na área de Educação para Paz. Visite o site www.omnisciencia.com.br

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine