A TV Antieducativa

A TV Antieducativa

Waldemar W. Setzer*

A Revista Veja de 11/01/2006 (ano 39, No. 1, ed. 1938), traz uma matéria de capa anunciando, nesta, "Ginástica para o cérebro – ao contrário do que se imagina, TV e videogame podem ajudar seu filho a ficar mais inteligente". A matéria propriamente dita, nas páginas 66 a 75, tem o título "Imersos na tecnologia – e mais espertos."

Reagindo a essa matéria, escrevi um longo artigo, intitulado "Uma matéria de capa, educacionalmente maléfica, da revista Veja", disponível em meu site. Nele, eu critiquei essa matéria parágrafo por parágrafo, mostrando que todos os benefícios apontados para os meios eletrônicos eram falaciosos.

Nota Conceição Trucom: este artigo é bem longo, quase um livreto e pode ser acessado no site do autor (ver link abaixo). Mas, é completíssimo, de excelente qualidade para pais e educadores. Para ter noção da profundidade com que este tema é abordado, confira os tópicos que contém:

 1. Excesso de peso e obesidade
 2. Riscos de doenças
 3. Problemas de atenção e hiperatividade
 4. Agressividade e comportamento antissocial
 5. Depressão e medo
 6. Intimidação a colegas (bullying)
 7. Indução de atitude machista
 8. Dessensibilização dos sentimentos
 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo
10. Prejuízo para a leitura
11. Diminuição do rendimento escolar e prejuízo para a cognição
12. Confusão de fantasia com realidade
13. Isolamento social
14. Aceleração do desenvolvimento
15. Prejuízo para a criatividade
16. Autismo
17. O problema do vício
18. Indução ao consumismo
19. Problemas causados pela Internet e Referências  

*Valdemar W. Setzer - Depto. de Ciência da Computação, Instituto de Matemática e Estatística da USP - www.ime.usp.br/~vwsetzer - Original de 12/08; versão 5.7 de 01/03/09

Clique aqui para ler o texto/livreto na íntegra

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine