Responsabilidade: uma virtude psíquica ou uma aquisição cultural?

Confira a gravação do café filosófico com o psicólogo Ivan Capelatto em 17/11/2017.

Embora longa, acredite: é imperdível. Você não será a mesma pessoa após esta palestra. O educar, o seu olhar para uma criança, um filho, uma mãe será muito mais amoroso e misericordioso. Depois desta palestra consigo compreender muito mais os adultos à minha volta, no dia a dia, nas relações da vida, com a vida!

Uma sugestão de coração para coração!
Coragem para assistir, coragem para viver buscando a sanidade do nosso self!

Responsabilidade ,”a arte de responder pela própria liberdade de escolha e suas consequências”, pode ganhar um olhar filosófico, um olhar sociológico e um olhar psicanalítico, além do olhar do sujeito comum. Em psicanálise, podemos olhar para a formação do self (a estratificação do self – Winnicott) e para a formação do ego e superego de Freud e constatar que a ética interna que dá origem à responsabilidade somente pode ser adquirida na primeira infância (primeiro ano de vida) ou nos anos subsequentes, pela ação cuidadosa e cuidadora da figura materna (paterna) que se apresenta afetivamente junto à criança.


De BEM com a Natureza

Cuidando do seu filho com a Alimentação Viva
Conceitos, dicas e receitas para crianças de TODAS as idades

Um filhote muito querido, um livro dedicado
às crianças de TODAS as idades...

E às mães de todas as idades...

No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes.
A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo. Rajneesh

Que através da proposta de aumentar a participação da Alimentação Crua e Viva em cada dia e vida, também nos convida ao resgate do contato com a natureza, resultando assertivamente em mais Saúde Integral... 

Um dar as mãos cálido e lúdico, apontando caminhos para todos que desejam um sentido - acompanhado - da ECO sustentabilidade de todos os seres humanos juntamente com o planeta! 

Apresentação de Maria Luiza Branco (Terrapia). Aliás, quando a convidei para esta tarefa pensei (e torci com todas as minhas forças): se ela não aceitar, não será ninguém mais. Porque considero a Maria Luiza a minha principal referência de tudo que se refere à Alimentação Viva.Ufa! E, ela aceitou prontamente...

Colaboradores que percolam todas as páginas deste livro: Dr. Alberto Gonzalez, Malu Paes Leme, Jane Susie, Dolores Montesó, Mônica de Oliveira Costa, Beatriz Medina, Inês Braconnot, Valéria Simões, Daniel Francisco, Cris Pansiera, Lêda Nardelli, Albermari Sobreira e Hamilton Rodrigues... my good, um livro de peso né? 

Páginas: 280 - Formato: 16 x 23 cm - Editora: Alaúde - 2012
Acabamento: miolo colorido + receitas com fotos
Valor de capa: R$45,00

Saiba COMO adquirir AQUI

Leia Apresentação da Dra. Maria Luiza Branco
Dedico e Agradeço 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine