Mousses de Frutas

Mousses de Frutas

Conceição Trucom *

Quando comecei a pesquisar livros e receitas para escrever o meu mais recente filhote, o livro De BEM com a Natureza, dedicado às crianças de todas as idades (editora Alaúde), fiquei impressionada com a raridade de receitas infantis 'realmente saudáveis'.

O comum é colocar açúcar e laticínios em tudo. Doce de banana? Colocam açúcar... Suco de frutas? Lá vai açúcar. Mousse de frutas? Lá vai creme de leite ou ricota + açúcar...

Pirei. Como pode? As frutas brasileiras são doces, super suculentas e saborosas. Por que adicionar açúcar e naufragar o sabor natural das frutas neste nocivo não alimento?

Faz um tempo me hospedei em um hotel holístico, vegetariano, tudo zen. No jantar a sobremesa era torta de uva. Não consegui comer a tal torta, porque a uva era somente a decoração. A massa super calórica e dooooce. O creme era à base de leite e com muuuito açúcar. No primeiro pedaço fechou minha glote (as papilas de segurança ao exagero dos sabores ficam no céu da boca, milímetros antes da glote). O sabor da uva? Jamais encontrei.

Na verdade penso que trata-se de mudarmos o paradigma, ou melhor, voltarmos à moda antiga (antes da produção industrial do açúcar). Frutas frescas e naturais são maravilhosas. Basta saber comprá-las, fazer as combinações adequadas (vale fazer bagunça na 'cruzinha' e deixar a criatividade ocupar mais espaço em você e suas crianças), deixar a mente aberta para se conectar com a natureza, seus sabores, aromas e texturas e depois compartilhar...com quem mais chegar!

Sugestões

De Limão

Ingredientes: Polpa de 3 cocos-verde (ideal com 3 mm de espessura), 100 gramas de uva-passa branca (usar ½ da água dos cocos para as hidratar), 1 colher (sopa) de suco fresco de limão, 125 gramas de castanha do Pará (ou de caju) hidratadas na segunda metade da água dos cocos-verde, 1 pitada de sal marinho ou missô.

Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma textura cremosa. Usar a água dos molhos para acertar o ponto de cremosidade desejado. Colocar em taças e decorar com raspas da casca do limão. Servir geladinho.

De Manga com Cenoura

Ingredientes: 1 xícara (chá) de manga madura picada, 1 cenoura média picada, suco fresco de 1 limão, 1 colher (sopa) de semente de girassol descascado (hidratado em água filtrada por 8 horas) para decorar. Opções: colocar 2 ramos de hortelã e substituir o girassol por semente de gergelim (branco ou preto).

Preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, menos as sementes. Coar é opcional. Colocar em taças e decorar com as sementes. Servir geladinho.

De Goiaba com Fruta-do-conde

Ingredientes: 1 xícara (chá) de goiaba picada (branca ou vermelha), 2 frutas-do-conde, suco fresco de 1 limão, gomos de fruta-do-conde para decorar.

Preparo: Passar a goiaba e a fruta-do-conde pela Panela Furada 3 ou bater no liquidificador e coar na Panela Furada 2 (ver panelas furadas). Acrescentar o suco do limão e misturar bem. Colocar em taças e decorar com gominhos da fruta-do-conde.

De Jaca mole com Banana

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de jaca mole sem caroço, 2 bananas nanica (médias), 1 colher (sobremesa) de linhaça (hidratada por 4 horas em água filtrada), gotas de suco fresco de limão, 1 pitada de sal marinho e raspas da casca do limão para decorar.

Preparo: Bater tudo no liquidificador. Colocar em taças e decorar com as raspinhas do limão.

Leia mais em: Alimento Maduro, Fresco e Integral
Os Alimentos da Estação

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Cadê o leite que estava aqui?

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine