Sucos Garotada Feliz

Sucos Garotada Feliz

Dr. Alberto Gonzalez *

As crianças da vida moderna são vítimas da distância cada vez maior que se vive da natureza, do natural, do nutricional.

Um pacto com as doenças, a obesidade, a constipação, os distúrbios de atenção, de digestão, de respiração e de pele já virou 'papo normal' entre pais e educadores.

E tudo começa na mais tenra infância, quando a seiva multisabor do seio materno é substituída por uma mamadeira com substâncias completamente estranhas à nossa natureza metabólica e enzimática: leite de bezerro (que já nasce com 10 kg), maizena, farinha láctea, açúcar.

Outro dia assisti a uma mãe que acabou de dar para seu filho de 9 meses aquela papa de potinho e em cima uma mamadeira de suco de fruta diluído em água e adoçado. Ou seja, além do alimento cozido (de difícil digestão) um líquido para diluir, fermentar e dificultar mais ainda a digestão: nenhum bebê merece.

Doces são drogas que enganam o paladar de crianças em idade de crescimento. São guloseimas COZIDAS com AÇÚCAR. Mas, enquanto os alimentos crus adicionam cálcio (sais minerais - mineralização) ao metabolismo e estimulam a digestão e a ação das bactérias benéficas, por serem anzimáticos e probióticos, os doces cozidos ou adoçados na forma de chocolates, vitaminas, mingaus, biscoitos, etc. empacam a digestão e promovem um massacre na microbiota (flora) intestinal benéfica. E mais, sobrecarregam o pâncreas e o fígado, roubam cálcio dos ossos e dentes, enfraquecem a imunidade e causam disbiose intestinal, promovendo um bolo fecal fétido, seja compacto ou diarréico.

O que é mais perverso nessa história é que adultos, e em especial crianças em idade de crescimento, procuram os doces por necessidade de cálcio. Na natureza o cálcio confere sabor doce às frutas que o contêm: mangas, morangos, banana, jaca, melancia e o próprio leite são abarrotados de cálcio.

Assim, o açúcar é um impostor, que artificialmente substitui o paladar das fontes naturais e saudáveis de cálcio, mas que age no organismo de forma inversa: reduz a absorção do cálcio e ainda furta esse mineral dos ossos e dentes.

Crianças podem e devem ser atraídas para o mundo do crescimento saudável (sustentável) por meio do colorido mágico, dos aromas e sabores estonteantes das frutas.

Assim, para finalizar o papo e iniciarmos a prática, sugiro iniciar bons hábitos (ou transformação de hábitos) pelos sucos, purês e mousses de frutas frescas e cruas, com adição zero de açúcar.

O fantástico da maioria das receitas a seguir é a presença do coco verde que nos oferece o leite vegetal mais perfeito da natureza, como também do nosso querido, amado, salivado, digestivo, desintoxicante, vitalizante: limão.

Assim, elas são uma sugestão de consumo diário, principalmente ao longo do dia (não durante as refeições principais), atraindo as crianças para este antigo e novo universo, trazendo inúmeros benefícios à saúde e crescimento das crianças.

Bem, quem faz 1 suco, faz 2, 3 ou 10. Portanto, todo mundo sai ganhando!

MAÇÃ COM HORTELÃ
Ingredientes: 1 cenoura, 1/2 maço de folhas de hortelã, 4 maçãs e 1 limão.
Preparo: picar as maçãs (sem descascar) e bater no liquidificador com as folhas de hortelã e o limão usando o socador de cenoura. Coar e servir imediatamente.

TANGERINA COLADA
Ingredientes: água e polpa de 1 coco, 6 tangerinas tipo morgote e 1 colher chá de semente de erva-doce deixada de molho por 30 minutos em água de coco.
Preparo: espremer o sumo das tangerinas. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir imediatamente.

UVA COM GIRASSOL
Ingredientes: 1 kg de uva roxa e 100 g de semente descascada de girassol hidratado por 8 horas em água filtrada ou água de coco.
Preparo: prensar as uvas em coador de tela grossa (panela furada 3), retirar as sementes em excesso e bater no liquidificador com o girassol. Servir sem coar. Outra forma de preparo é bater as uvas no liquidificador usando a função pulsar. Coar em peneira e bater no liquidificador com o girassol.

LIMONADA DE CAQUI 
Ingredientes: água e polpa de 1 coco, 6 caquis, suco de 1 limão.
Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar em tela grossa (panela furada 3) e servir imediatamente.

MANGAJÁ
Ingredientes: água e polpa de 1 coco, 4 mangas e 1 maracujá.
Preparo: picar as mangas e bater no liquidificador com a água e a polpa de coco e metade da polpa do maracujá. Adicionar a outra metade da polpa do maracujá, sem bater. Misturar e servir imediatamente.

ÁGUA DO CONDE
Ingredientes: água e polpa de 1 coco, 1 fruta-do-conde, 1 limão e baunilha em fava.
Preparo: passar a fruta-do-conde inteira em coador de tela grossa (panela furada 3). Bater o creme obtido no liquidificador com os outros ingredientes e servir imediatamente.

Leia também: Falta Magnésio e Clorofila em nossas crianças

* Texto e receitas extraídas e adaptadas do livro Lugar de Médico é na cozinha - Dr. Alberto Gonzalez (Editora Alaúde). REPRODUÇÃO SOMENTE COM A AUTORIZAÇÃO DA EDITORA ALAÚDE OU DO AUTOR.

O Dr. Alberto Gonzalez e sua Oficina da Semente, seus cursos BASES 1 e 2 são referências deste profissional da medicina que pratica a Alimentação Crua e Viva em seus atendimentos e protocolos de cura. Conheça seu site aqui 

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte.

 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine