De BEM com a Natureza - Prefácio Maria Luíza Branco

De BEM com a Natureza - Prefácio

Esse texto é o prefácio deste meu livro editado em 2012 pela Alaúde. Nele a Dra. Maria Luíza Branco traduz encantadoramente a forma e a importância da Alimentação Viva, que retorna ao cotidiano das pessoas, principalmente pelas mães optando pelo natural, dizendo não aos industrializados. Conceição Trucom

Dra. Maria Luíza Branco *

Dizem que a humanidade relembra o conhecimento da alimentação viva e crua quando a espécie está ameaçada. Por isso, ele aparece na vida cotidiana e desaparece, tendo sido mantido através dos tempos pelos naturalistas mais ortodoxos. Os tempos atuais, ao que tudo indica, estão chamando de volta a alimentação que valoriza a vida como fomentadora da vida!

Conceição Trucom apresenta neste livro os primeiros passos de uma alimentação saudável e oferece muitas informações sobre a educação nutricional para as crianças e seus pais. Em um contexto amplo, introduz a importância da alimentação viva. Trata-se de um guia para pais que buscam uma orientação diferenciada.

E ela arrasa! Tem o dom de escrever e paixão pelo que faz: é educadora popular em saúde. Conceição passeia pelo texto com liberdade, utilizando uma linguagem conhecida, como numa conversa com amigos. Atinge as pessoas, é receptiva e assim vai penetrando nesse universo inapreensível que é o da alimentação para a vida. Vem também se dedicando a escrever sobre a química dos alimentos, encantada com suas recentes descobertas, e apresenta argumentos baseados ora na química, ora no conhecimento espiritual, construindo um texto para todos os gostos. É uma química-filósofa do bem, pois aceita que a vida vai além das reações químico-físicas. Por isso, permite-se entrar na linguagem espiritual e usar conceitos não completamente absorvidos, como é o caso da energia vital, a BIO informação, os legados das medicinas orientais, entre outros. Conceição é da cidade e olha para o campo com sensibilidade e imaginação.

Aproximou-se do Projeto Terrapia quando decidiu escrever sobre o assunto, tendo conversado com alguns educadores e acompanhado suas atividades. Encantada, integrou a didática utilizada pelo grupo como uma referência de ensino em seu trabalho. O site do Terrapia é um livro vivo, com as primeiras edições datando de 2008, resultado de anos de ensino prático sobre a alimentação viva à população em geral. Encontra-se hospedado no site da Escola Nacional de Saúde Pública e na biblioteca do SUS, à disposição de internautas de todo o mundo.

Pesquisadora e escritora, Conceição pretende agora, com este livro, expandir as ideias e a prática da alimentação viva para crianças de todas as idades. Eu acrescentaria “de todas as cidades”, pois a forma como vem se divulgando a produção de alimentos dentro de casa é voltada não apenas para as pessoas que moram em área rural.

Com a migração maciça da população para os centros urbanos, o maior esforço no que diz respeito à educação na área de saúde e preservação do ambiente se concentra nas cidades. Hoje, os produtos químicos advindos da alimentação produzida em escala industrial, aliados ao alto consumo de medicamentos e produtos de higiene, constituem um dos mais graves poluentes do solo e das águas. Conforme o alerta dos microbiologistas, a fauna e a flora que habitam nosso ecossistema corporal também estão ameaçadas, pois a introdução dos bactericidas vem trazendo graves desequilíbrios, principalmente para os habitantes da pele e do intestino do homem. Sem contar que a nossa maior “floresta tropical” (os cabelos) está sendo destruída pelo uso contínuo de tintas artificiais, reduzindo as defesas do corpo e a vitalidade dos bulbos pilosos, que nos protegem. Dizem os especialistas que algumas espécies, já em perigo de extinção, são fundamentais na síntese de substâncias que mantêm o equilíbrio da saúde. Finalmente, podemos concluir sem grande esforço que cuidar da saúde é nossa maior contribuição ambiental!

Por isso, este livro tem uma importante função: oferecer ajuda especial às mães que começam a despertar para um novo jeito de cuidar de seus bebês. Mães que buscam sair dos padrões estabelecidos da vida artificial, grama artificial, playground artificial etc.

Acredito que a força de propagação da alimentação viva, com receitas que privilegiem o paladar afetivo e maior visão ecológica, cria um impacto ambiental e cultural positivo. Dessa maneira, Os primeiros passos na alimentação crua e viva pode ser um incentivo para as pessoas que, como ela, se entusiasmam com a química dos alimentos e buscam uma alimentação de transição, incluindo produtos cozidos cada dia em menores proporções. Espero que esta obra traga muitos apreciadores e adeptos, pois a alimentação viva e crua é para todos, independentemente da idade, de classe social, escolaridade ou gênero.

* Dra. Maria Luiza Branco Nogueira da Silva é médica, mestra e praticante fiel da alimentação crua e viva. Dirige o Projeto Terrapia, onde são desenvolvidas atividades de horta no campus da FioCruz e são ministrados cursos e oficinas da alimentação crua e viva. Escreveu (e continua escrevendo) com a ajuda de seus colaboradores, o Livro Vivo do Terrapia, obra que se perpetua há oito anos. Sua missão passa por pesquisar em cinco idiomas como ensinar, praticar e disseminar a alimentação viva no Brasil.  

Texto extraído do livro De Bem com a Natureza - Cuidando do seu filho com a Alimentação Crua e Viva - Conceição Trucom - editora Alaúde.

Páginas: 280 / Formato: 16 x 23 cm
Editora: Alaúde - 2012 / Acabamento: miolo colorido + receitas com fotos
Saiba COMO adquirir AQUI

Leia Dedico e Agradeço 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 



* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine