Por onde se começa a geração de riqueza de um país?

Conceição Trucom *

Após assistir ao vídeo-entrevista abaixo me senti bastante fortalecida quanto ao que penso, quando se discute as metas sócio-econômicas de uma nação. O Brasil é historicamente um país de graves diferenças sociais, econômicas, culturais. A saúde, educação, economia e segurança encontram-se em absoluto caos neste país.

É certo que precisamos pensar em curto, médio e longo prazos. Também, expandir as perspectivas, nosso olhar, para evitar somente soluções imediatistas, que não resolvem o futuro do Brasil de forma assertiva e duradoura.

Considero o pensamento deste médico pediatra dr. Abel Albino (e seu mestre dr. Fernando Mönckeberg) absolutamente lúcido, profissional e ao mesmo tempo generoso. Por que não se pode colher em solos que não foram semeados, nem mesmo de solos que apesar de semeados, não apresentam condições de germinar e brotar sementes.

Na nutrição tem um postulado que aprecio muito: Mais importante que nutrir-se, é assimilar. 

Então, uma política que valorize uma alimentação e nutrição de qualidade, bem implementada, monitorando para que ocorra uma excelente assimilação, irá viabilizar a saúde plena, incluso do cérebro, portanto o aprendizado e as realizações pessoais em todas as áreas do conhecimento e da existência humana.

Em paralelo, é fundamental políticas atentas e dedicadas, que aumentem a qualidade de vida de todos, via saúde pública, educação pública... Implementadas para todos os cidadãos brasileiros, mas na essência, é PRIMORDIAL dar esta assistência a TODAS AS CRIANÇAS BRASILEIRAS, ou que neste país habitam.

E eis que assim surgirá uma nação potente, porque sua população assim o será:


Cabe aqui uma reflexão de Aristóteles**: A alegria que se tem em pensar e aprender
faz-nos pensar e aprender ainda mais... mas para tanto é preciso ter um cérebro!

A fundação CONIN é uma organização criada na Argentina (província de Mendoza) e dirigida pelo dr. Abel Albino desde setembro de 1993. O dr. Abel tomou o modelo CONIN, idealizado por seu fundador, o dr. Fernando Mönckeberg, que conseguiu quebrar o flagelo da desnutrição infantil no Chile, e graças a ele é o país latino-americano com o índice mais baixo de desnutrição de crianças e adolescentes. Ol principal objetivo de Fundação CONIN é erradicar a desnutrição infantil da Argentina, começando por Mendoza para se estender ao resto de América Latina e o mundo. Veja CONIN ARGENTINA

O Instituto de Nutrição e Tecnologia em Alimentos (INTA), fundada em 1954 pelo Dr. Monckeberg, pertence à Universidade do Chile e é um laboratório onde são realizadas as pesquisas básicas e aplicadas para melhorar a qualidade dos alimentos. Veja CONIN CHILE 

(**) A figura de topo refere-se a uma frase de Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), influente filósofo grego, discípulo de Platão: La felicidad de los seres humanos guarda una relación intrínseca con las actividades propias de los seres humanos. Éstas dependen de las facultades propias y esenciales que nos diferencian de las demás especies: querer, pensar... es decir, la VOLUNTAD y el ENTENDIMIENTO.

Super recomendo a leitura na íntegra dos meus livros De bem com a Natureza (Alaúde) e Mente e Cérebros Poderosos (Pensamento-Cultrix).


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine