Linhaça - saiba comprar e consumir

Linhaça - saiba comprar e consumir

Conceição Trucom *

Depois que foi matéria no Globo Repórter, ficou em alta consumir linhaça.

E, este é um grande problema (pior que desafio) para administrar pois, a mídia e comercialização selvagem se aproveitam da desinformação para anunciar promessas e criar dependências da industrialização, justo um alimento que somente in natura é barato e tem real poder nutricional e terapêutico.

A importância da Linhaça na saúde vai muito além de um sensacionalismo sobre emagrecer e resolver problemas de constipação. Vai além do seu elevado teor de ômega-3, de prevenir e tratar problemas inflamatórios, cardiovasculares e hormonais.

E, como todo bom remédio, é preciso a responsabilidade e comprometimento daqueles que irão consumir e se beneficiar das suas propriedades, para ter resultados de superação, transformações e cura.

A linhaça pode ser consumida como um alimento sagrado pois:

1) Seu sabor adstringente

Se adequadamente consumida e bem combinada com alimentos crus, irá nos facilitar transformações afetivas, comunicação plural e diplomacia em todas as nossas relações: pessoais e interpessoais.

Bons exemplos de alimentos adstringentes são a maçã, as folhas verdes e as frutas de vez como a banana, caju e goiaba. Adstringente significa algo que tem propriedade de detergência, tipo fazer com que água e óleo se misturem. Ou de dissolver gases (flatulência) em meios líquidos ou massa digestiva.

Interessante lembrar que nós, em diferentes situações, também temos sabores, pois existem pessoas doces, picantes, ácidas ou amargas.

Um bom exemplo de pessoa adstringente é o Dalai Lama, um Ser que dá palestras para públicos absolutamente heterogêneos, mas todos se sentem UNOS em sua presença.

Assim, fazer uso de alimentos adstringentes é muito importante, pois nos prepara (principalmente crianças e adolescentes), nos amadurece, para vivermos este tipo de relação com as pessoas e o mundo.

2) A Linhaça é uma Sê-Mente

Um representante perfeito das frutas oleaginosas e dos alimentos biogênicos (que geram vida), se previamente hidratada (pré-germinada ou 'acordada'), irá oferecer ao cérebro todo o material genético para nos possibilitar maior lucidez, boa memória e poder pensante: inteligência plural, ânima, entusiasmo. 

A prova de que este fenômeno é real está na semântica da palavra. Ou seja, o importante comando que acontece diante do consumo diário das frutas oleaginosas, desde que previamente germinadas é: Sê-Mente. Nutra seu cérebro para que seus corpos mentais (polaridades positiva, negativa e neutra) consigam Ser, sensorialmente e fisicamente, equilibrados, harmônicos e isentos da dualidade: afetivos de forma centrada.

Portanto, convido vocês para saberem mais sobre como comprar e manusear esta sagrada Sê-Mente. 

Linhaça - Como Comprar

Ela deve estar inteira - nada de farinhas - bem soltinha na embalagem, brilhante e isenta de pós no fundo. Existem as variedades marrom e dourada, ambas produzidas no sul do Brasil.


Linhaça germinada, com todas as suas mucilagens expostas e prontas para
gerar leites e mousses delicados e riquíssimos em propriedades nutracêuticas.

 Linhaça - Como Manusear

É preciso previamente hidratá-la antes do seu consumo. O ideal é lavá-la numa peneira (2 colheres de sopa/dia/adulto), levá-la para um copo ou frasco de vidro transparente (boca larga) e acrescentar 10 colheres de sopa de água filtrada. Ou seja: para cada medida de semente use 5 medidas de água.
Deixe hidratando por 8 horas, quando já poderá ser usada no preparo de um leite, mingau, etc.
Caso possível, deixe mais 8 horas (no mesmo copo e local) para que aconteça a germinação. Ou seja, após 16 horas a linha está germinada e super poderosa para consumo.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine