Visitando uma tribo indígena da Amazônia

Conceição Trucom e Valéria Paschoal da Nutrição Funcional

Vivemos em um país continental com inúmeras reservas indígenas, tribos, histórias. O interesse pela vida dos índios vem desde os tempos de escola. Mas, foi durante a nossa viagem a Manaus/AM, que finalmente pudemos presenciar pela primeira vez um ritual dentro de uma tribo.

Saímos para um passeio de barco de um dia inteiro, que inclui o impressionante encontro das águas (Rio Negro com Solimões que vira Amazonas), trilha suspensa pela mata, nado com botos cor de rosa e, finalmente, a tão esperada visita à tribo Dessana, localizada às margens do Rio Negro, em uma área acessível apenas por barco.

Um atracadouro com tábuas de madeira para chegar à praia fluvial onde está a reserva de Tupé, que abriga cerca de 40 habitantes da tribo Dessana. 

Dentro da oca, o filho do pajé dá as boas-vindas enquanto os visitantes se acomodavam nos bancos feitos de troncos de árvores. Depois disso, ele conta brevemente a história da tribo Dessana Tukana, que originalmente habita uma aldeia na fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela.

Há cerca de 20 anos, alguns membros se mudaram para essa comunidade nas cercanias de Manaus para que pudessem se aproximar da cultura do “homem branco”, tendo acesso aos estudos e trabalhando com turismo, uma forma que encontraram para perpetuar as suas tradições e disseminá-la para outros povos. Porém, diferente do que acontece na aldeia principal, na reserva eles estão subordinados às leis de preservação ambiental e por isso são proibidos de caçar e derrubar a mata para cultivar outros alimentos.

saiba mais sobre os preparos com mandioca AQUI


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine