No Mulheres com Cátia Fonseca - sobre PANC

Conceição Trucom * 

Estive no Programa Mulheres no dia 16/05/2016, novamente. Gratidão infinita sempre que volto a estar no Mulheres com a Cátia porque percebo que mais que uma entrevista, tem um engajamento, não só dela, mas de toda a sua equipe. A maioria das receitas apresentadas no programa - cujo vídeo breve será colocado no topo desta página - estão no site. Então, para facilitar, estou colocando o link de cada página da respectiva receita. As que não estão no site segue ao longo desta página: é só rolar!!!

 

 

 

Links & RECEITAS do site: 

Texto Suco de Luz do Sol observar que este suco verde se transforma em Suco Selvagem quando usamos as PANCs (plantas alimentícias não convencionais) no lugar de hortaliças mais convencionais. Clique nos links abaixo para acessar:

ASSISTA -> Vídeo-AULA Oficina Suco Verde Selvagem

TV de BEM: Vídeos Suco Luz do Sol, Rejuvelac e BROTOS 

Cartilhas de Ervas Selvagens ou Não Convencionais para download confira AQUI

Vídeos - Valdely Kinupp & as PANCs

 Lembrando que brotos são PANC = planta-alimento não convencional

No nosso suco verde selvagem levou bastante PANC. No geral usamos picão amarelo com bastante de suas flores, acariçoba e trapoeraba.
Também folhas de chuchu, capim cidreira e várias das nossas mentas: hortelã veludo, hortelã pimenta e hortelã comum.
As frutas foram a maçã, abacaxi pérola e limão. A semente foi de girassol com casca e o bio-socador foi o chuchu.
Estava fermentado com 30% de rejuvelac de arroz cateto por 10 horas.

Lembrando que brotos são PANC = planta-alimento não convencional

Brotos e alimentação viva

A produção e plantio de brotos é um capítulo especial da Alimentação Viva. 

Tornar-se pleno de luz é algo que nos faz melhor: no físico, afetivo, mental e espiritual...

"Os brotos contêm riqueza de proteínas na forma de plasma vivo (observe as gotículas de plasma que se formam no topo dos filetes), que são as vitaminas, as enzimas, o prana... Incluso, na rega correta, com água solarizada, haverá riqueza também de B-12". 

Também: Vídeo ABERTO - Germinação 

Como preparar um Rejuvelac = bebida fermentada rica em probióticos 

 

VAMOS AO COCO GERMINADO?

Uma Vídeo Dica que gravei inicialmente para presentear os assinantes com mais de 12 meses e agora está liberada para esta página em pleno mês das mulheres e do feminino.

Considero importante falarmos mais sobre o coco seco e como germiná-lo, porque um alimento perfeito para usarmos como fonte proteica e gordurosa em nossos BALANCEAMENTOS. Também porque é algo que desperta a curiosidade de todos, não só pelo fato de podermos germiná-lo, mas... 

 Como germinar um coco? 

Dizem que quando um pássaro entra em nossa casa é bom agouro...
Dizem que os pássaros são mensageiros dos deuses!
Foi uma andorinha das rochas: basta que o fim de tarde se aproxime para que elas 
comecem a sobrevoar de um canto a outro no céu, e com isso o pôr do sol fica muito mais charmoso.

Vamos às receitas?

 

Os SUCOS batidos com COCO

Nas fotos abaixo foram preparadas batidas de frutas com o coco germinado. Nas 2 fotos abaixo a casca marrom retirada da polpa do coco germinado foi batida com o suco de 2 laranjas (pera, bahia, seleta...). Poderia ser também tangerinas, pomelos... No programa usamos polpa e cascas de abacaxi... Depois de batidos no liquidificador foram coados num coador de voil ou mesmo passados numa peneira e servidos.

 

Na foto abaixo a casca marrom retirada da polpa do coco germinado 
foi batida com 1 xícara (chá) de suco de uva niágara.

 

DOCE DE ABÓBORA COM COCO GERMINADO

Ingredientes: tudo bem picadinho para ajudar no processamento!

- 4 xícaras (chá) de abóbora japonesa sem as sementes nem a casca e bem picadinha,

- 1 xícara (chá) de coco seco germinado, sem aquela pele marrom e bem picadinho,

- 2 xícaras (chá) de tâmara sem caroço e bem picadinha (não precisa deixar de molho),

- 1 manga palmer bem madura, descascada e picada,

- 1 dedinho de gengibre descascado e picadinho,

- 1 colher (chá) de canela em pó + 1/2 colher (chá) de cravo em pó + essência de baunilha a gosto.

 Em destaque na foto algumas referências: a abóbora japonesa antes de descascar e
picar, o coco seco germinado antes de abrir, tirar a pele marrom e picar e a manga palmer,
aquela variedade alongada, bem amarelinha por estar bem madura e doce. 

Preparo: processe na lâmina 'S' inicialmente o coco com o gengibre até BEM raladinho.

Acrescente a abóbora e siga processando até tudo bem raladinho.

Acrescente as tâmaras e os saborizantes e siga processando até começar a formar uma massa bem distribuída. Nesta altura é importante abrir várias vezes a processadora e com uma espátula ir ajudando na integração de tudo e na formação da massa.

Finalmente acrescente a manga que irá dar uma textura de doce de colher e um brilho de calda.

Observações: caso você não tenha um processador ou sua lâmina 'S' esteja meio cega, use um liquidificador de boa potência, ou seja, mínimo 600 watts. Mas antes é preciso ralar o coco, a abóbora e o gengibre. Também deixar de molho a tâmara por 2 horas em água morninha e escorrer antes de bater. Se necessário, use uma cenoura ou lasca de abóbora como biossocador.

Formas de apresentar e consumir:

1. Colocar em potinhos de vidro com tampa e deixar na geladeira pois irá durar até 1 semana.

2. Servir na mesa em potinhos de geléia para colocar num iogurte, sobre uma salada de frutas ou granola viva, sobre crackers ou para quem ainda come, sobre uma fatia de pão integral.

3. Servir em mini porções para comer de colher acompanhado por um creme de leite vivo ou um queijinho vivo. Ou para quem ainda come, uma porção de cottage ou queijo fresco.

4. Desidratar no sol ou forno desligado em porções e formatos variados. Desta forma pode-se guardar na geladeira em potes de vidro com tampa e consumir na hora do lanche em casa, no trabalho ou na viagem.

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! 

 

OS VEGETAIS FERMENTADOS = VEGIKRAUTS 

Em nossas saladas, que chamo de SALADÕES, usamos abundância de folhas de todas as formas, cores e texturas. Mas junto vão os legumes fermentados (cruzidos biologicamente pelos probióticos naturais) junto com condimentos frescos (alecrim, manjericão, alho poró, gengibre). Estes legumes fermentados tornam as saladas mais crocantes, coloridas, saborosas, aromáticas e super funcionais. Para temperar, uso o balanceamento com molhos preparados com oleaginosas (nada de óleos isolados) previamente germinadas e temperadas basicamente com limão e fito sal mineral. 

São técnicas simples e práticas de fermentação de legumes e hortaliças. Lembrando que cada técnica pode ser aplicada numa infinidade destes alimentos. Escolha o alimento, escolha a técnica e mãos à obra.

 

 
Na talha frontal temos: marinados de abóbora japonesa com gengibre, acelga com salsa, repolho roxo com hortelã.

Chuchu ou Abobrinha - cortado em dedinhos (poderia ser em rodelas, cubinhos, ralada...) - cruzida com as mãos com missô e limão. Pode ser consumido imediatamente após o preparo, mas para fermentar é ideal colocar em frasco de vidro com tampa. Fermentar por mínimo 2 horas e máximo 24 horas fora da geladeira (observar de perto em dias muito quentes). Depois de fermentado, se não for consumir deixe na geladeira por no máximo mais 24 horas. 

Pepino japonês - cortado em rodelas (poderia ser em dedinhos ou cubinhos). Não precisa descascar pois é na casca que se concentram suas enzimas digestivas - cruzido com as mãos com missô, sal de ervas e limão. Pode ser consumido imediatamente após o preparo, mas para fermentar é ideal colocar em frasco de vidro com tampa. Fermentar por máximo 24 horas fora da geladeira (observar de perto em dias muito quentes). Depois de fermentado, se não for consumir deixe na geladeira por no máximo mais 24 horas. Com outros pepinos não fica tão bom... 

Repolho Branco ou Roxo, ramas de beterraba ou cenoura (previamente picados em tirinhas) - colocado num frasco de vidro branco e incolor, compactando porém sem muita pressão. Preencher os espaços com o rejuvelac. Tampar na pressão, ou seja, trata-se de uma fermentação SEM AR. Deixar fermentando por 24, 48 ou 72 horas. Quanto mais tempo, mais cruzido ficará... Depois pode ir à geladeira e ficar até 30 dias em fermentação lenta. Atenção: não usar qualquer tempero, o que será feito quando retirado do frasco. Daí drena-se o rejuvelac (que poderá ser usado num gaspacho ou suco desde que a pessoa esteja mais acostumada com o consumo de fermentados) e coloca-se o repolho num pirex para montar a salada. 

 

QUEIJO FERMENTADO

Confira a seguir a receita e as fotos dos canapés montados com um queijo fermentado, no caso de amendoim rosa e grão-de-bico previamente germinados e tiradas as peles. Este queijo NÃO foi feito em nosso DETOX por conter leguminosas, mas é divinamente DELICIOSO... Sugestão: FAÇA-O!

Ingredientes queijo: 1 xícara (chá) de amendoim rosa (ou cavalo) germinado e sem pele + 1 xícara (chá) de grão-de-bico germinado e sem pele + quase 1 xícara (chá) de rejuvelac.

Opção TAMBÉM deliciosa: no lugar do amendoim cavalo usar o tremoço pronto (previamente tratado com várias extrações com água quente do excesso de amargor). Pode-se usar uma proporção de 50:50% ou idealmente 75 grão de bico:25% tremoço.

Saborizantes: 12 azeitonas picadas + 2-4 colheres (sopa) de salsa picada + 2-4 colheres (sopa) de cebolinha picada + suco fresco de 1/2 limão médio + sal mineral a gosto (não precisa muito pela azeitona e pq o queijo já está lotado de sais vivos da fermentação). Use outros saborizantes se desejar como ervas secas, pimenta...

Fermentação: bater juntas no liquidificador as 2 sementes germinadas e sem pele com o rejuvelac. Evite usar todo o rejuvelac. A ideia é conseguir uma pasta espessa após a trituração das sementes com o mínimo de rejuvelac possível. Para tanto, um bom liquidificador será importante. No processador pode ser que funcione mas o queijo será bem granulado, menos leve e aerado. Opcional: use uma pitada de sal mineral que além de mineralizar o queijo, irá modular sua fermentação.

Passe toda a massa para uma panela furada 1 (voil) e pendure em local reservado para sorar. Deixe fermentar por um mínimo de 8 horas, ideal 24 horas máximo.

Embaixo coloque um pirex para receber o que drena de rejuvelac + leite das sementes. Aproveite e coloque uma mão de frutas secas (passa ou ameixa ou tâmara), que irão ajudar a fermentar um iogurte saborizado...

Preparo: retire a bola de queijo fermentado do voil para uma tigela pirex. Com um garfo abra o queijo, acrescente todos os temperos e misture tudo com leveza. 

Sirva como pastinha em top de canapés, recheio de caneloni ou rondelis ou mesmo como recheio de lasanhas vivas.

Nas fotos alguns barquinhos são com a pastinha do queijo fermentado e temperado e outras são com fermentado de repolho e temperado com ervas frescas.

Outra opção que pode ser vista no centro da terceira foto, é colocar o queijo em forminhas, prensar e desenformar, servindo com uma faquinha para os convivas cortarem e se servirem a gosto.

  

  

Assista ao vídeo da Oficina de Queijos Vivos no Sexto Festival de Cozinha Vegetariana

Assista também estes vídeos:

Panelas Furadas

Água Solarizada

O que vale mesmo para mineralizar-se é consumir pouco sal, mas de QUALIDADE

Vídeo ABERTO - Sal Mineral 

YAKULT DE ALPISTE

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de semente de alpiste (cevadinha, painço ou aveia), 1 xícara (chá) de água filtrada, 5 ameixas pretas secas (ou 5 tâmaras) previamente picadas e hidratadas, gotas de essência de baunilha.

Preparo: lave as sementes de alpiste e deixe de molho em água filtrada por 8 horas ou toda a noite (etapa do acordar da semente).

Coloque a semente hidratada sobre uma peneira, eliminando a água da hidratação. Lave e deixe-a germinar no ar por cerca de 8-12 horas. Lembre de lavá-la por 1 a 2 vezes ao longo da germinação. Daí em diante temos 2 opções

A) Por fermentação da própria semente:

  1. Passe a semente da peneira para um frasco de vidro incolor e transparente (boca larga), limpo e higienizado. Acrescente 2 xícaras (chá) de água filtrada ou solarizada. Deixe a semente germinada fermentar nesta água por 24 horas. Importante: deixe que esta fermentação ocorra em local iluminado, nem muito quente, nem muito frio. Apoie a tampa do frasco (ou use um pires) para evitar insetos e contaminações.  
  2. Após 24 horas de fermentação leve tudo ao liquidificador e bata bem até observar 100% da extração do leite. O alpiste, painço e milhote são sementes bem duras, mesmo após a germinação e fermentação.
  3. Coe numa panela furada 1 (voil), lembrando de tirar tudo do liquidificador com uma espátula gulosa. Volte o leite coado para o liquidificador, acrescente as frutas secas hidratadas (com sua calda) e os saborizantes. Bata até textura homogênea. Coe novamente na panela furada 1 - se desejar - e sirva imediatamente.
  4. As fibras da fruta seca que ficam sobre o coador use com banana amassada, numa granola viva, salada de frutas ou na massa de um cracker. 

B) Com Rejuvelac previamente preparado:

Este caminho é mais rápido porque usamos um rejuvelac já pronto, incluso de outras sementes, como o tradicionalmente feito com o trigo germinado.

Bata no liquidificador a semente germinada com 2 xícaras (chá) de Rejuvelac conforme em A2 e siga até a etapa A4.

Na foto tem uma penca de banana ouro que podemos usar e tornar este yakult como uma vitamina. Neste caso, será opcional o uso da fruta seca já que a banana saboriza suficientemente doce...

O sabor? Delicioso, suave, delicado e VIVO!
 

Participe de uma de nossas oficinas realizadas em nosso Espaço Doce Limão
que fica na Ilha de Guarujá/SP.

Saiba mais das próximas que serão em 4 E 5 de JUNHO AQUI

 

 SINGELEZA 


ATÉ A PRÓXIMA!!!

 


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 12 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.



* Conceição Trucom
 (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine