Dr. Uronal Zancan fala sobre Carboidratos para o Doce Limão

Conceição Trucom entrevista o Dr. Uronal Zancan que solta sua primeira pérola para o Doce Limão

Vamos saber mais?

O Dr. Uronal começou muito bem: pessoas saudáveis podem tudo, pessoas doentes, quanto mais inflamadas, menos podem, tudo tende a ficar mais difícil quanto maior o grau de comprometimento da saúde. 

Na dieta low carb (baixo consumo de carboidratos), também conhecida como cetogênica, existem prós e contras, mas a melhor resposta é: qual é a sua genética? Nem toda dieta é boa para todos. 

A dieta mediterrânea é boa, certo? O biólogo Lúcio Lemos, uma referência nacional em nutrogenética afirma: Não existem dietas padronizadas. A dieta deve ser individualizada e adequada ao metabolismo de cada indivíduo: me parece mais biológico. Lá no mediterrâneo, por exemplo, só sobrou quem tolerou a dieta mediterrânea nos últimos 3000 anos.

Acho bem sem sentido 'demonizar' um macro-nutriente em detrimento dos demais. No total tudo é 100%, então se reduzimos os carboidratos, inevitável elevar gorduras e proteínas. Daí vem a pergunta: quem vai digerir estes macros tão mais difíceis para o sistema digestório?

Por exemplo: as proteínas demandam de muita protease e meio ácido (HCl) para serem quebradas. As proteínas de origem animal, mais enoveladas e densas, são as que mais acidificam o sistema. As gorduras então, precisam de sais pancreáticos e biliares, o que para pessoas com dificuldades hepáticas, do pâncreas e da vesícula, torna-se u, grande problema: a síndrome metabólica.

Portanto, o ideal, como pratico e ensino no nosso Curso OnLine Alimentação Balanceada e Modulação Hormonal, é fundamental saber fazer as melhores escolhas de cada MACRO, e mesmo assim, saber balancear, compor cada refeição ou lanche.

De qualquer forma, gostei bastante das colocações do Dr. Uronal, e recomendo: FOCO no valor dos alimentos mais ricos em fibras, integrais, nutracêuticos, maduros e frescos da estação. Afinal, vamos repetir o “mantra” já amplamente conhecido por quem busca o equilíbrio: “tudo em excesso faz mal”. Pior quando restringimos o que de mais precioso temos em nossos biomas: os vegetais, as frutas, as PANC.

E, o que podemos fazer com os alimentos demasiadamente ricos em açúcar, amidos e féculas? FERMENTAR antes é PRECISO!!!

Vamos saber mais sobre fermentar alimentos?

Leia também: Você sabe comprar Frutas? Rainhas das Águas

Você sabe comprar As Folhas? Princesas da LUZ

Você sabe comprar Verduras, Legumes e Hortaliças? Fadas & Princesas


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine