Sal, Água, Desidratação e Sistema Nervoso Central

Por Dr. David Brownstein*

Do livro: O SAL e seu caminho para a saúde - 2ª Edição, 2010, Capítulo 6.
Tradução especial para Doce Limão: Fernando Trucco **
 

Para entender os benefícios que o sal integral (polimineral) tem para o organismo, temos que entender a importância da água.

A água e o sal estão inexoravelmente ligados. O corpo humano contém aproximadamente 70% de água e o cérebro contém cerca de 80% de água. O nosso organismo também tem cerca de 250 gramas de sal no adulto e 14 gramas de sal em um bebê. A água e o sal são necessários para o metabolismo, desintoxicação e transporte de nutrientes bem como para o ótimo funcionamento do sistema hormonal, nervoso e imunológico. 

Pitaco Conceição Trucom: A água conduz a eletricidade, o sal gera eletricidade, diferenças de potencial, diferenças osmóticas e por aí vamos...

O sistema nervoso e o sal 

O sistema nervoso transmite impulsos elétricos através do corpo. Um exemplo claro disso é quando você bate no seu cotovelo e imediatamente sente o impulso na sua mão. Esse impulso é devido ao nervo ulnar que transmite o sinal pelo braço até a mão. Esses impulsos são mediados por íons de sódio. 

O sódio regula as cargas elétricas em todo o organismo. Se os níveis de sódio forem muito baixos ou muito altos, haverá sinais elétricos anormais. O cérebro é muito sensível às mudanças da concentração de sódio. De fato, um sintoma de níveis anormais de sódio pode ser o início de uma doença convulsiva. 

Os distúrbios convulsivos são cada vez mais comuns hoje. Embora os medicamentos anticonvulsivos possam ser extremamente úteis no controle da frequência e gravidade do transtorno da convulsão, esses medicamentos não tratam a causa subjacente da doença. 

O cérebro depende do sódio e da água para transmitir impulsos nervosos. Outros minerais também envolvidos na condução nervosa são o magnésio, cálcio e potássio. Sem a quantidade adequada de todas essas substâncias, é impossível que o cérebro funcione normalmente. 

Como mencionado anteriormente, o sódio pode ser obtido a partir do sal. No entanto, o sal refinado, mesmo suprindo o teor de sódio e cloro em quantidades adequadas, carece gravemente de mais de 80 minerais. De fato, o uso do sal refinado causará e agravará o déficit mineral no organismo. O desequilíbrio mineral aumentará a gravidade de qualquer transtorno crônico, incluindo distúrbios convulsivos. 

Eu testemunhei muitos dos meus pacientes com distúrbio convulsivo, melhorarem significativamente a sua condição, eliminando o sal refinado e substituindo-o por sal não refinado, ou seja, sal integral (polimineral). 

Jerry de 12 anos de idade sofria de convulsões recorrentes. Ele tomava dois medicamentos anticonvulsivos que ajudavam a diminuir a frequência das convulsões, mas não o melhoravam completamente. Quando eu verifiquei os níveis de eletrólitos de Jerry, seu sódio sérico estava baixo com 138 mmol/L (normal 141-145 mmol/L). 

O único sal que Jerry consumia era o sal refinado nas comidas."Eu nunca salgo a comida de Jerry porque penso que é mais saudável que se alimente sem sal", disse sua mãe. Quando aconselhei à mãe de Jerry salgar a comida dele com sal integral Celta, os ataques dele melhoraram drasticamente. Ele conseguiu deixar de tomar uma medicação anticonvulsiva e diminuir a segunda medicação em 50%."Assim que ele começou a consumir o sal integral, suas convulsões melhoraram. Na verdade, sua memória também melhorou e ficou mais alerta", disse sua mãe. 

Desidratação: um problema comum hoje 

Como dito acima, o consumo regular de água é muito importante para manter a função cerebral ideal. A água transporta nutrientes para o cérebro e permite que o cérebro elimine produtos químicos tóxicos. 

A desidratação é um problema muito comum hoje. A maioria das pessoas consome pouca água, criando mais desarmonia quando ingere líquidos desidratantes, tais como: 

  1. Café cafeinado;
  2. Chá com cafeína;
  3. Refrigerante com cafeína e vários sais acidificantes e desidratantes;
  4. Sucos com aditivos artificiais e alto teor de açúcar. 

As substâncias acima mencionadas não só NÃO fornecem água para o organismo, mas também aceleram a perda de água do mesmo - A DESIDRATAÇÃO. Um organismo cronicamente desidratado terá como consequência que o cérebro e o sistema nervoso funcionem em forma deficiente. Eu tenho visto muitas doenças melhorarem simplesmente corrigindo a ingesta de água e o déficit de sal. 

Lisa, de 31 anos, sofria de cefaleia grave por dez anos."Eu tenho pelo menos três eventos de dores de cabeça de enxaqueca por mês. Elas são debilitantes. Não consigo comer, não consigo dormir. Minha cabeça dói durante dois dias a cada episódio de enxaqueca. Sinto-me arrasada", disse ela. Quando eu vi Lisa, ela apresentava muitos sinais de desidratação. Sua pele estava desidratada, ela tinha nervuras nas unhas, e sua língua tinha uma aparência muito seca e rachada. 

Lisa nunca salgava sua comida, achava que era algo saudável comer sem sal. Ela disse:"Eu evito propositadamente o sal. Eu compro itens de alimentos com baixo teor de sal e nem sequer tenho um saleiro na mesa”. A medição do nível sérico de sódio de Lisa resultou baixo: 139 mmol/L; quando o normal é de 141-145 mmol/L. Seu sangue revelou um estado de desidratação. 

Eu instruí Lisa a aumentar sua ingestão de água para 2 litros/dia e usar 1/2 colher de chá (2 gramas) de sal integral/dia nas suas refeições. Dentro de sete dias, ela teve uma melhoria significativa."Eu não podia acreditar. Minhas dores de cabeça simplesmente sumiram. Não posso acreditar que água e sal tenham esse impacto todo no meu organismo. Um milagre”, ela comentou alegremente. 

A história de Lisa repetiu-se muitas vezes na minha prática médica. Água e sal integral (sal polimineral) são as duas substâncias mais comuns em nosso organismo. É impossível alcançar um ótimo funcionamento quando há déficits de água e de sal de boa qualidade.  

A Conexão entre o Sal e a Água 

A água é um nutriente primário do organismo. A água não só gera energia, mas também transporta nutrientes para todos os tecidos do organismo. O Dr. F. Batmanghelidj, autor de “Your Body’s Many Cries for Water” (Os muitos gritos do seu corpo pela água) escreve sobre o que ele apelidou “os dois oceanos do organismo”, os oceanos extracelulares e intracelulares:

- Oceano Extracelular contém glóbulos brancos,
glóbulos vermelhos, bem como vitaminas e minerais.

- Oceano Intracelular contém as organelas no interior das células. 

Estes dois oceanos estão em constante troca de fluidos. Quando as células produzem resíduos, estes são liberados para o fluido extracelular para serem descarregados pelos rins. A falta de água ou sal bloqueará esse processo e causará o declínio celular e a morte da célula. 

O Sal Integral (polmineral) corrige a Desidratação 

O sal integral é a substância que alimenta os dois oceanos. O sódio do sal integral concentra-se principalmente no oceano extracelular, enquanto o potássio (presente no sal integral) concentra-se no oceano intracelular. O potássio é necessário no interior das células para segurar a água. Outros minerais, como magnésio e cálcio (também presentes no sal integral), ajudam na inter-relação entre os dois oceanos. 

Se o organismo detecta um déficit de sal, os rins terão que trabalhar extremamente duro para manter o sal no organismo. A privação de sal prolongada acabará por causar problemas renais. Quando a situação piora, a privação de sódio causará intoxicação das células e a morte celular precoce. 

A ingestão prolongada de sal refinado causa problemas celulares, bem como o aparecimento de doenças crônicas. O sal refinado, sem o potássio e outros minerais, não alimentará o oceano intracelular adequadamente. 

A pressão osmótica do sal refinado no oceano extracelular puxará a água do interior da célula, deixando a célula em condições DESIDRATADAS. 

E, beber água somente NÃO ajudará; porque as células precisam de minerais. Na medida que as células se tornam mais desidratadas, começa o acúmulo de resíduos na célula, causando acidose (isto é, pH baixo = acidose). Nessas condições, eventualmente a morte celular será acelerada. 

As consequências médicas incluem um aumento nas doenças crônicas, tais como: câncer, distúrbios autoimunes e artrite, bem como o envelhecimento acelerado. 

Somente o uso de sal integral, com sua natural riqueza de minerais, bem como a ingestão adequada de água de boa qualidade, pode reverter essa condição. 

Considerações finais 

A primeira medida a ser tomada em qualquer plano para aperfeiçoar sua saúde é assegurar a ingestão adequada de sal integral e água de boa qualidade. 

Acredito que o sal e a água formam a base para qualquer plano de tratamento saudável. 

É impossível alcançar sua saúde ideal em um estado desidratado e com deficiência de sal. 

Todas as funções do organismo, incluindo o sistema imunológico, o sistema hormonal, o sistema nervoso e o sistema cardiovascular dependem da ingestão adequada de água e sal - de boa qualidade - para o melhor desempenho. 

O sal integral, contendo mais de 80 minerais, é a fonte perfeita de sal para o organismo. Fornece o equilíbrio adequado de nutrientes. Minha experiência clínica mostrou que o sal refinado NÃO é uma substância saudável para o organismo e seu uso continuado causará o aparecimento de doenças crônicas. 

A doença crônica está frequentemente associada a distúrbios do sistema nervoso, incluindo ansiedade, estresse mental, dores de cabeça e convulsões. 

Somente com ingestão adequada de sal integral e água de boa qualidade, esses distúrbios podem ser revertidos. Eu vi isso ocorrer uma e outra vez na minha prática médica.

- Sal refinado = no Brasil é um sal marinho que foi lavado, aditivado com antiumectantes e branqueadores óticos, além de iodato de potássio. Finalmente é moído e vendido como 'sal de cozinha', 'sal de mesa' ou mesmo 'sal marinho'.

- Sal integral Para o dr. David Brownstein é o Sal Celta. No Brasil ainda pouco difundido e disponível, sendo o Doce Limão (divulgador) e a CimSal + algumas pequenas salinas (da Costa do Sal e do Rio de Janeiro) quem o produz. Trata-se de um sal artesanal, não lavado, não moído (grosso), nem aditivado, que preserva toda a sua riqueza de sais e minerais contidos no mar que lhe deu origem. 

Importante a leitura na íntegra do livro SAL DA VIDA e/ou participar do 
Curso OnLine SAL DA VIDA para complementar todos estes estudos.

Leia também: O Sal e as Glândulas Adrenais

(*) O Dr. David Brownstein é um médico de família certificado pelo Conselho e é um dos principais profissionais de medicina holística. Ele é o Diretor Médico do Centro de Medicina Holística em West Bloomfield, Michigan. O Dr. Brownstein lecionou internacionalmente para médicos e outros sobre seu sucesso no uso de hormônios naturais e terapias nutricionais em sua prática. É formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan e Wayne State University. O Dr. Brownstein é membro da American Academy of Family Physicians e do American College for the Advancement in Medicine. 

O Dr. Brownstein recebeu dois prêmios de prestígio por seus colegas. O primeiro foi dado pelo American College for the Advancement in Medicine na reunião anual de 2005. O prêmio foi o Norman E. Clarke Sr. Prêmio de Ciência e Prática. O segundo prêmio foi concedido pela Academia Americana de Medicina Integrativa em sua reunião anual de 2005 na Flórida. Este foi intitulado, Prêmio de Excelência ARC 2005 para clínico distinto por seu "Avanço no Diagnóstico e Tratamento de Doenças Crônicas".

Dr. Brownstein é autor de onze livros, entre eles: O sal e seu caminho para a saúde, Vitamina B12 para Saúde, Iodo: por que você precisa disso, porque você não pode viver sem ele, Superando distúrbios tireoidianos. Saiba mais em seu BLOG

(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.

Clique na imagem - ou AQUI -  para adquirir o livro SAL DA VIDA
ou o nosso fito-sal de Mossoró/RN 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine