Palestra Conceição Trucom no XIII Congresso de Nutrição Funcional da VP

Conceição Trucom *

No XIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional da VP que aconteceu de 14 a 16/09 de 2017 em São Paulo/SP. Falando sobre o sal ideal para consumo humano, sustentabilidade e brasilidade. Sobre os 70 anos que estamos atrasados na liberdade e capacidade de fazer nossas escolhas.

Gratidão ao universo que juntou tantas pessoas especiais para realizar este propósito!

Não sou especialista em Sal rosa do Himalaia, mas em sais integrais para consumo humano. No meu livro SAL DA VIDA, fruto de muitos estudos, análises e pesquisas, você pode acessar a profundidade do nosso SerViço. Análises feitas no exterior ou mesmo em qualquer laboratório precisa checar se foram imparciais (interesses econômicos e políticos). O ideal aqui seria uma Lava Jato Sal rosa, para investigar o que está sendo importado no Brasil e qual o controle dos órgãos de segurança alimentar e nacional. Nosso país está cheio de desserviços, principalmente nas áreas da saúde e educação.

Estou buscando educar, empoderar todos nós consumidores: com os testes que ensinamos você mesmo, independente de estudos no exterior ou aqui, poder tomar a sua decisão, quanto à qualidade da amostra que está na sua casa, pronta para ser usada por você, seus filhos, sua família.

Faça você o teste de insolúveis & turbidez: 1 copo de vidro incolor e transparente - ideal de paredes finas para melhor visualização - com cerca de 150 ml de água filtrada. Acrescente 1 colher de sopa rasa (cerca de 15 gramas) do sal a ser testado. Mexa com uma espátula (evite metal) a cada 5 minutos. Depois de 30 minutos deixe em repouso para observar a transparência da solução sobrenadante e a presença de insolúveis. Uma dica é coar num filtro de papel para poder tocar e observar a presença de grãos de areia.

Imagens do sal de córrego (branco à esquerda) e 2 amostras de sal rosa do Himalaia.

Aquela areia bem no fundo é abrasiva, aqueles óxidos e carbonatos ferroso
e de cálcio são agressivos para as vilosidades dos intestinos. Fica este ALERTA!

E, pode ser que existam outros sais rosa do Himalaia isentos de insolúveis, mas já testamos cerca de 10 fornecedores diferentes (exatamente o que as pessoas estão tendo acesso para comprar) e sempre encontramos o mesmo tipo de situação. Contudo, observe nas imagens que quanto mais rosa pior a cena.

A análise de sais que contém insolúveis é bem complexa porque o método de análise dos minerais envolve uma dissolução prévia em água + 2% de ácido nítrico (para otimizar a dissolução dos sais). De qualquer forma, eis os resultados parciais que temos. Parciais porque vamos investigar via outros laboratórios analíticos até exaustão. 

Mineral Sal grosso comum
(normalmente é lavado)
Sal integral de córrego Sal orgânico Castro Marin (Portugal)
(sal Tal e Qual)
Sal rosa do Himalaia
(sal de rocha)
Sódio (g/kg) 33,21  37,13 38,40 40,96
Cloreto (g/kg) 56,83  56,69 58,60 54,80
Ferro (g/kg) 0,50 1,08 0,24 2,33
Silício (g/kg) 0,78 2,01 <0,006 20,77 (2%)

Análises realizadas pela ORTOFARMA Laboratório - Mineralograma por Absorção Atômica.

Mas uma certeza é que jazidas de sais minerais, conforme comentei na palestra, são lixiviados por décadas, séculos, pelos lençóis freáticos, pelas chuvas e pelo derretimento de gelo (se houver). Assim, ao longo do tempo de existência de cada jazida de sal o teor de cloreto de sódio e demais sais mais solúveis em água (caso dos sais de magnésio), vão sendo lixiviados, formando rios e lagos salgados ao redor da região.

Assim, sais minerais, quanto mais antigos, menores teores de NaCl e sódio. Em paralelo, crescem as concentrações de sais mais insolúveis, como do próprio material insolúvel típico daquela formação. No caso do sal rosa do Himalaia serão os óxidos e sais de ferro, além dos silicatos (areias).

E, para confirmar nosso alerta, copio abaixo a propaganda da empresa Sal LOBOS chilena, mas que foi recentemente comprada pela multinacional alemã Bayer:

SAL DE MATR ENTREFINA:

Sal de Mar Lobos, extraída de la reserva natural en Galinhos, Rio Grande do Norte en Brasil, es un producto 100% natural de pureza insuperable.

Su mar con aguas turquesas, tranquilas y cálidas tiene una salinidad única en el planeta, lo que nos permite extraer la esencia de este mar; Sal de Mar Lobos.

La exportación de estas salinas se remonta hacia principios del siglo XIX conservando su calidad y blancura inigualable.

Sal de Mar Lobos es obtenida mediante procesos artesanales de extracción. Un proceso natural en que actúa el Sol y el Viento, aprovechando las condiciones climáticas únicas y perfectas, la pureza de las aguas transparentes de Rio Grande do Norte en Brasil, se produce la cristalización de la sal sobre la superficie del agua.

Con este proceso natural, la sal ya evaporada conserva trazas de minerales esenciales provenientes del mar los cuales podrían ayudar en la vida cotidiana.

Ven y descubre los beneficios que esconde cada cristal de esta Sal de Mar Lobos, la cual realza el sabor de tus comidas.

E aqui no Brasil ninguém sabe disso...
Só querem sal rosa do Himalaia!


Ao finalizar de escrever o livro SAL DA VIDA me veio a inspiração de
escrever uma poesia em homenagem ao planeta Terra:

As águas lavam a terra,

ou é a terra que toma banho nas águas?

Mas, todas as águas deságuam no mar,

 levando sabores e saberes da terra.

Azul, cinza, verde ou esmeralda, é muito bom banhar-se, esbaldar-se no mar!

Mas também receber alimentos do mar: que guardam essências da terra, memórias da terra.

Sal da Vida, Sal da Terra, Sal do Mar: alimenta nossos corpos, nossas Almas, nossos Espíritos!

Sal da Vida, Sal da Terra, Sal do Mar:

adoça nossos corações,

 nossa PAZ,

nossas esperanças!

Afinal, somos todos UM. 

Conceição Trucom


O Celtic Sea Salt é marca registrada, criado pelo dr. Jacques de Langre, autor do livro Os poderes ocultos do sal (Seasalts Hidden Powers) o primeiro médico que nos anos de 1970 se interessou em aprofundar os estudos sobre o sal adequado para alimentação humana. Considerado hoje a referência dos sais integrais, o gráfico abaixo revela comparativamente a posição em termos de riqueza de macro e micro minerais entre 2 variedades de Sal Céltico (o brand light mais rico em magnésio e ideal para crianças), o Sal Português de Castro Marin e o do Himalaia (não especifica a cor).

O sal brasileiro não se encontra neste estudo, primeiro porque antigo, segundo porque nós brasileiros, conforme explanei na palestra acima, sequer temos tido este foco. 

Clique na imagem - ou AQUI -  para adquirir o livro SAL DA VIDA


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine