Nutrição adequada é a chave para a saúde sênior

Salt Institute - EUA *

Tradução exclusiva para o Doce Limão: Fernando Trucco **
 

Esta página faz parte da AULA 3 do nosso NOVO Curso OnLine SAL DA VIDA. Use-o para degustação.

Os americanos (e muitas pessoas de outras nações do mundo) agora estão vivendo mais do que nunca. Na verdade, um dos segmentos de crescimento mais rápido é aquele das pessoas com mais de 85 anos que representarão 20% da população até o ano de 2040. 

Devido a que vivemos mais tempo, certas condições específicas para idosos, como as enumeradas abaixo, estão em constante ascensão.  

  • Desidratação,
  • Quedas e fraturas,
  • Perda de cognição e
  • Déficit de atenção. 

Fatos que estão se tornando cada vez mais comuns.

Em um artigo recente intitulado "Salt Appetite Across Generations", apresentado em uma conferência médica na Suíça por pesquisadores israelenses da Universidade de Haifa, indicaram que entre os idosos, uma sensação de redução da sede, poderia aumentar seriamente o risco de desidratação.

Eles também observaram que o apetite por sal não diminui com a idade, o que sugere que isso poderia ajudar para sustentar a hidratação e prevenir os sintomas perigosos que resultam da desidratação.

Outro estudo publicado no American Journal of Hypertension identificou riscos significativos para a saúde cardiovascular e a longevidade quando é consumido/dia: menos de 1 colher de  chá de sal (4 gramas), ou mais de 3 colheres de chá (12 gramas) de sal. 

O estudo concluiu que felizmente, no caso da maioria dos americanos, incluindo os idosos, quando deixados a sua escolha, consomem bem no meio desse intervalo (cerca de 8 gramas/dia). 

Os idosos em centros de vida assistida podem ser especialmente suscetíveis aos perigos das dietas com baixo teor de sal. Em 2013, uma força-tarefa de 12 organizações médicas, de enfermagem e nutricionistas, montada pela Rede Pioneer, publicou os "Novos Padrões de Prática de Jantar". O relatório concluiu que dietas com baixo teor de sal contribuem para a desnutrição e para a perda de peso entre uma porcentagem significativa de idosos que vivem em casas ou centros de vida assistida. 

As dietas com baixo teor de sal também podem causar que os idosos sofram de hiponatremia leve, um desequilíbrio eletrolítico no sangue, que pode não parecer ruim, mas pode levar diretamente a dificuldades para caminhar, déficit de atenção e elevada frequência de quedas.  

Vários documentos médicos recentes encontraram uma relação direta entre
hiponatremia e instabilidade, quedas, fraturas ósseas e déficits de atenção. 

As quedas são um dos problemas mais sérios para os idosos e cerca de 1/3 das pessoas com mais de 65 anos caem pelo menos uma vez por ano. As lesões relacionadas com as quedas nos idosos estão associadas a numerosas conseqüências psicológicas e físicas e são uma das principais causas de ruptura óssea e fraturas do quadril, o que pode levar a complicações e incapacidade permanente ou a morte. 

Alguns idosos precisam de uma dieta com baixo teor de sal, mas muitos não precisam, e não se deve presumir que todos os idosos se beneficiem de uma dieta baixa em teor de sal, quando de fato, o contrário pode ser o verdadeiro. 

Fonte (*): Salt Institute.

(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.

Leia também: O Sal é essencial para a hidratação do organismo no verão

Clique na imagem - ou AQUI -  para adquirir o livro SAL DA VIDA
ou o nosso fito-sal de Mossoró/RN 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine