O Sal é essencial para a hidratação do organismo no verão

Fonte: Instituto do Sal  

Tradução especial para Doce Limão: Fernando Trucco ** 

O verão é um momento de diversão e de fazer atividades ao ar livre, mas à medida que as temperaturas aumentam, manter-se adequadamente hidratado torna-se ainda mais importante. Mesmo que você não esteja envolvido (a) em uma atividade extenuante, você vai suar mais no calor e no ambiente úmido. Inclusive a atividade suave, aumentará a temperatura do corpo e a necessidade do seu corpo de suar.

Este é especialmente o caso de qualquer pessoa que participe em qualquer tipo de programa de exercícios. Nós produzimos suor para regular a temperatura corporal. Na medida que a umidade que aparece na sua pele evapora, você esfria. A transpiração é mais eficiente em climas secos do que em áreas com alta umidade. De fato, o ser humano é, entre os mamíferos o mais eficiente,  quando se trata de regular a temperatura corporal. No limite, um adulto pode suar de dois a quatro litros por hora.

Toda essa água precisa ser reposta, mas lembre-se de que quando você suar, você não está apenas perdendo água, você está perdendo minerais, como o sódio e o potássio, que também precisam ser repostos. É por isso que os atletas e corredores bebem bebidas esportivas como Gatorade e não apenas água. Repôr a água sem suficiente sódio, pode produzir rapidamente hiponatremia, uma condição potencialmente fatal.

Sintomas de hiponatremia

Os sintomas da hiponatremia são semelhantes aos do esgotamento por calor ou por um golpe de calor, e muitas vezes são negligenciados.

Às vezes, as pessoas bebem mais água quando começam a ter esses sintomas e acabam tornando a condição pior. Os sintomas variam de leve até grave e podem incluir náuseas, cólicas musculares, desorientação, confusão, convulsões, coma e morte.

Para evitar esta condição, médicos e profissionais da saúde, especialistas em desportos, aconselham os corredores de maratona consumir sal extra. Este conselho também deve ser considerado por qualquer pessoa exposta ao calor excessivo.

O sal é fundamental na manutenção da hidratação. 

Fatores de risco 

São vários os casos de doença e até mortes por hiponatremia nos últimos anos. De acordo com um estudo do British Medical Journal, 16 corredores morreram como resultado de ingerir muito pouco sódio e excesso de hidratação, enquanto outros 1.600 ficaram gravemente doentes. 

É verdade que a intoxicação por água é mais comum entre atletas extremos, mas as pessoas mais idosas também correm alto risco por várias razões. 

À medida que a idade avança, nossos rins tornam-se menos eficientes na conservação do sal quando o corpo está estressado. E o uso de medicamentos tão comuns, como os diuréticos, aumentam consideravelmente esse risco. Essa é uma das razões pelas quais, durante altas temperaturas, as notícias mais frequentes se referem a vítimas de idosos pelo calor. 

Encontre um equilíbrio 

O equilíbrio adequado de eletrólitos no organismo humano é essencial para a função normal das células e dos órgãos. Os eletrólitos ajudam a regular as funções cardiovasculares e neurológicas, além do equilíbrio dos fluidos e o fornecimento de oxigênio. 

Diante do calor e umidade, idealmente, qualquer pessoa envolvida em atividades ao ar livre, ou mesmo em um programa de exercícios em espaços fechados, deve beber de 250 a 350 ml de líquido a cada 15 a 20 minutos durante uma sessão. Se o exercício exceder de uma hora, uma bebida que contenha sal e um carboidrato energético, é muito melhor do que água comum.

A concentração recomendada de sal em uma bebida de reposição de líquido é de 1/4 de colher de chá de sal por litro de água. A maioria das bebidas esportivas contém sal, embora a quantidade não seja tão alta. Qualquer um pode fazer sua bebida de reposição de fluidos com facilidade adicionando de 1/2 a 1/4 de colher de chá de sal por litro de água. 

Todos os dias, mais e mais pessoas são motivadas para iniciar programas de exercícios. A aptidão física é um estado de boa saúde que resulta do exercício regular e de uma boa nutrição. 

Quando você se exercita, o metabolismo do seu corpo funciona em uma taxa muito maior, quebrando e regenerando tecidos e criando metabolitos e resíduos que precisam ser eliminados do organismo. 

No entanto, independentemente do seu nível de atividade, você ainda precisa manter uma boa hidratação. 

Então lembre-se de beber sempre muita água para vencer o calor,
mas também aumente a ingestão de eletrólitos,
particularmente sódio, magnésio e o potássio.
 

Fonte (*): Instituto do Sal * - 21 de julho de 2015

(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.

Leia também: Beber mais água está associado com inúmeros benefícios a saúde

Clique na imagem - ou AQUI -  para adquirir o livro SAL DA VIDA
ou o nosso fito-sal de Mossoró/RN 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine